Märket

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Märket
Märket Island Political Map-es.svg
Mapa de Märket
60° 28′ N 19° 7′ E
Geografia física
País  Finlândia
 Suécia
Localização Estado livre de Åland /
províncias de Uppsala e de Estocolmo (no Mar de Åland,
golfo de Bótnia,
mar Báltico)
Arquipélago Åland
Ponto culminante 2 m m
Área 0,033 km²  km²
Geografia humana
População 0

Märket é uma pequena ilha no mar Báltico, partilhada pela Finlândia (Estado Livre Associado de Åland) e pela Suécia (condado de Estocolmo e de Uppsala). Rochosa, de solo nu e com apenas um farol que funciona automaticamente, faz parte de uma zona Ramsar, o arquipélago de Signilskär-Märket, graças às numerosas aves marinhas e focas que vivem no local.

Provavelmente emergiu à superfície durante o século XVI graças a movimentos isostáticos. Desde 1809 a ilha foi dividida entre a Suécia e o Império Russo[1] e foi dividida pela fronteira que a atravessava de costa a costa, o que fez dela a ilha do mundo mais pequena separada por uma fronteira terrestre internacional.[2] Como o recife representa um perigo para a navegação, foi construído um farol finlandês embora com a mudança na fronteira em 1985 o farol passasse a fazer parte do território da Suécia. Desde que o farol foi automatizado em 1977, Märket está desabitada, embora pudesse receber um número crescente de turistas graças à sua fauna selvagem e como consequência da restauração dos edifícios que se iniciou em maio de 2007.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa de Åland com Märket com um círculo vermelho.

Märket é uma ilha situada em Fennoscandia (no mar Báltico), na entrada do golfo de Bótnia, que se encontra para norte. Fica a meio caminho entre as ilhas que bordejam as províncias suecas de Uppsala e de Estocolmo a oeste, e o arquipélago finlandês de Åland a leste, do qual faz parte do ponto de vista geográfico. A terra firme mais próxima é o recife sueco de Märketshällor, um grupo rochoso de cerca de 100 m de comprimento, situado a cerca de 1100 m para noroeste. A leste, e a uma distância de 23 km, fica a grande ilha de Fasta Åland, e a um pouco mais a costa sueca, enquanto a distância entre a Finlândia continental e Märket é de 130 km.[3]

Uma pequema depressão cheia de água em Märket e o farol em segundo plano.

Com cerca de 350 m de comprimento, e 150 m de largura, Märket tem uma área de cerca de 3,3 hectares.[2]

Referências

  1. Estado sueco (1809). Tratado de Paz entre Suécia e Rússia. Estocolmo, Suécia. Página visitada em 28 de outubro de 2007.
  2. a b Calder, Joshua (1995-2007). Island Superlatives.
  3. Distancias aproximadas obtidas a partir da função Measure distance do gerador de mapas do National Land Survey of Finland (2007). Página visitada em 28 de outubro de 2007.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Märketin majakka rapistuu tyhjillään", no Helsingin Sanomat, 1 de abril de 2007.
  • "Märketissä on erikoinen rajalinja", no Helsingin Sanomat, 1 de abril de 2007.
  • "Märketin majakka avautuu", no Helsingin Sanomat, 4 de maio de 2007.
  • "Monille majakoille pääsee ilman omaa venettä", no Helsingin Sanomat, 26 de maio de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Märket