Méav Ní Mhaolchatha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Méav
Informação geral
Nome completo Méav Ní Mhaolchatha
Nascimento Condado de Dublin
Origem Dublin
País  Irlanda
Gênero(s) Música celta
Instrumento(s) Vocal, Harpa, Piano
Afiliação(ões) Celtic Woman Anúna Lord of the Dance Riverdance
Página oficial Site oficial

Méav Ní Mhaolchatha (pronuncia-se /mêiv nyí uolcahá/) é uma cantora irlandesa de música erudita e de música tradicional irlandesa.

Méav nasceu em Dublin, Irlanda. Ela frequentou o Trinity College, Dublin, onde se graduou em Direito.

Méav é uma das solistas originais do Celtic Woman, com o qual lançou 3 CDs/DVDs, Celtic Woman, Celtic Woman: A Christmas Celebration, e Celtic Woman: A New Journey. Afastou-se do grupo em 2005, ao se tornar mãe, retornando ao mesmo no início de 2006.

Sua performance internacional inclui participação como solista principal do coral irlandês Anúna entre 1994 a 1998, solista do Irish National Chamber Choir (único coral profissional da Irlanda) que se apresentou no Brasil, Suécia, Itália, Polônia e República Checa, uma das solistas integrantes do coral celta Anúna que acompanhou Riverdance em suas exibições internacionais em 1995 e 1996, apresentações nos Estados Unidos como solista com RTÉ Concert Orchestra, apresentações na África do Sul com Lord of the Dance como solista principal no papel da Deusa Érin, além de concertos no Japão, Coreia do Sul, Canadá, Espanha, Marrocos e Escandinávia.

Méav filmou nos dias 17 e 18 de julho de 2006 com Chloë Agnew, Lisa Kelly, Orla Fallon e Máiréad Nesbitt o terceiro DVD do grupo Celtic Woman denominado A Christmas Celebration. A gravação foi ao vivo no Teatro Helix, em Dublin.

No dia 17 de agosto de 2007 o site oficial de Celtic Woman anunciou que Méav não participaria das próximas turnês com o grupo para dedicar mais tempo à família, à sua carreira solo e à gravação do seu 4º álbum solo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns a solo[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.