Méson eta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O méson eta (
η
) e méson eta prime (
η′
) são mésons feitos por uma mistura de quark up, quark down e quark estranho e seus antiquarks. O méson eta encantado (
η
c
) e o méson eta inferior (
η
b
) são formas de quarkônio; eles têm o mesmo spin e paridade que o eta leve, mas são feitos de quarks charms e quarks bottoms respectivamente. O quark top é tão pesado para formar o teórico méson eta superior,
η
t
, devido ao seu rápido decaimento.

Composição de quark[editar | editar código-fonte]

As partículas
η
pertencem aos mésons pseudo-escalar com momento angular total igual a zero e paridade negativa, hipercarga, isospin e estranheza igual a zero também. Cada quark que aparece em um méson eta, é acompanhado pelo seu antiquark correspondente, por causa disso ele não tem sabor e todos os seus números quânticos são iguais a zero.[1][2]

A simetria básica SU(3) teoria de quarks para os três quarks mais leves, que apenas leva em consideração a interação forte prevê apenas as partículas correspondentes:

, e
.

Os subscritos referem-se ao fato que o η1 pertence a um singleto (que é totalmente antissimétrico) e η8 é parte de um octeto. Contudo nesse caso a interação fraca e a interação eletromagnética, que podem transformar um sabor de quark em outro, causa uma significante, porém pequena, mistura de valor próprio (que mistura de ângulo igual à θP = -11,5), portanto a verdade composição de quark é uma combinação linear de três fórmulas. Que são:

.

O nome não subscrito
η
refere-se a real partícula que na verdade foi observada e que é perto da η8. O
η′
é a partícula observada parecida perto da η1.

As partículas
η
e
η′
estão mais intimamente relacionadas com o mais conhecido píon neutro
π0
, onde

.

De fato π0, η1 e η8 são três combinações lineares ortogonais dos pares quark up-antiquark up, quark down-antiquark down e quark strange-antiquark strange; eles estão todos no centro do mésons pseudo escalares, com números quânticos iguais a zero.

Geral[editar | editar código-fonte]

O Eta foi descoberto em colisões entre píons e núcleons no Bevatron em 1961 por A. Pevsner em um tempo em que a proposta do caminho óctuplo foi usado para previsões e descobertas de novas partículas das considerações de simetria.

A diferença entre massa do η e do η' é maior do que o Modelo Padrão por naturalmente explicar. Esse quebra-cabeça η-η' é resolvido por instantons.

Referências

  1. «Quark model» (PDF). PDG. 18 de junho de 2012. Consultado em 10 de setembro de 2023 
  2. Andrzej Kupsc (5 de setembro de 2007). «What is interesting in eta and eta' Meson Decays?». ArXiv. Consultado em 10 de setembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]