Método de ovulação Billings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Método de ovulação Billings é uma maneira comportamental e natural de prevenir a gravidez, já que se baseia em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, de acordo com a análise do muco cervical feminino; A mulher tem sensações diferentes nas fases do ciclo menstrual, devendo ficar atenta a estes sinais. Logo após a menstruação, não há formação de muco na vagina. Entretanto, ele vai surgindo no decorrer dos dias. Primeiramente, em pouca quantidade e, depois, em maior quantidade e também mais espesso. Esses são os períodos próximos à ovulação: fase mais fértil do ciclo menstrual, que ocorre na metade desse período.

Quando este evento ocorre, ela tem uma sensação de humidade na região vaginal e o muco apresenta aspecto e consistência de clara de ovo. Ele tem a função de nutrir, proteger, selecionar e conduzir espermatozoides até as tubas uterinas. Assim, é nesta época em que contatos genitais não devem ser feitos, caso o casal não deseje ter filhos.

É um método bastante incentivado por grupos religiosos, principalmente por católicos, e tem a vantagem de ser simples, sem ónus e também a de permitir que a mulher conheça melhor o funcionamento do seu corpo. Além disso, pode ser aplicado pelos casais no momento em que acharem oportuno ter filhos, e incentiva o diálogo e respeito, uma vez que o ato de conceber ou não dependerá do consenso e conduta dos dois.

Como exige bastante conhecimento de seu próprio corpo e autocontrole, existem mulheres cuja ovulação não é regulada e, ainda, aquelas que possuem problemas de saúde que podem desencadear no aumento do muco da vagina; este método tem entre 3 e 25% de falha, já que depende mais da observação da mulher e do casal, do que do método em si. Assim, caso opte pelo MOB, pode ser interessante buscar um acompanhamento, seja pelo médico ou uma instrutora. Muitas igrejas oferecem, gratuitamente, cursos e orientações que contemplam esta questão. <ref=http://www.brasilescola.com/biologia/metodo-ovulacao-billings-mob.htm>

É importante lembrar que o Billings, assim como os outros métodos contraceptivos, exceto a camisinha, não protegem contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.que pode levar a morte


Vantagens do método de ovulação Billings[editar | editar código-fonte]

  • é fácil de usar;
  • simples de aprender;
  • não necessita de drogas ou dispositivos;
  • não apresenta efeitos colaterais;
  • pode ser usado em qualquer etapa da vida fértil da mulher (amamentação, stress, pré-menopausa...); [carece de fontes?]
  • é moralmente aceito em todas as culturas;
  • pode ser usado por mulheres cegas e analfabetas;
  • o casal divide a responsabilidade no planejamento familiar.

Desvantagens do método de ovulação Billings[editar | editar código-fonte]

  • não protege contra DST

Histórico[editar | editar código-fonte]

Até a década de 1950, no século passado, o [[método rítmico], era o único método natural conhecido para o planejamento familiar.

Pensando sobre isso o Dr. John Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália), resolveu dedicar-se ao estudo da literatura médica com o objetivo de encontrar informações que indicassem a possibilidade da mulher identificar com a maior precisão possível os dias férteis de seu ciclo ovulatório.

Encontrou vários informes sobre um muco filamentoso e lubrificante, produzido pelas células da cérvix (colo uterino) perto do tempo da ovulação.

Mesmo que vários médicos observassem a presença desse muco durante muitos anos não há informações a respeito dos ginecologistas terem questionado às mulheres sobre seu próprio conhecimento a respeito.

Os estudos do Dr. Billings se aprofundaram e envolveram ainda o Dr. James Brown, médico endocrinologista e a Dra. Evelyn Billings. Ele se convenceu, com a colaboração de um pequeno grupo de mulheres a quem questionou a respeito, que diferentes tipos de muco são observados durante o ciclo menstrual. Com a colaboração de centenas de mulheres, pode ser estabelecido um padrão típico de muco. Tanto a sensação que esse tipo de muco provoca como sua aparência são meios para que a mulher possa reconhecer sua fertilidade.

Nos anos 70 concluiu-se um longo estudo clínico sobre o muco e foi criado o Método para a utilização do padrão de fertilidade como forma de espaçar a gravidez.

Método[editar | editar código-fonte]

Observação constante do corpo

Um casal que opta pelo planejamento familiar natural (PFN) sabe que a base do método é a observação diária daquilo que acontece no corpo feminino.

Essas observações deverão ser anotadas todas as noites.

O padrão básico de infertilidade (PBI) ocorre após a menstruação em ciclos de duração média e longa, se caracteriza pela sensação vulvar de: completamente seca (nada sente em sua vulva, nada vê em sua roupa intima); seca, porém pode ver algum tipo de fluxo igual dia após dia; molhada, porém, esta sensação não apresenta alterações (fluxo constante)..

O primeiro sinal de mudança na sensação indica atividade ovariana e portanto a mulher identifica o inicio de seu período fértil, que deverá evoluir até a sensação escorregadia seguida de uma mudança brusca para novamente seca ou pegajosa, quando ela reconhecerá o Ápice de sua fertilidade, que é um indicador de que a ovulação ocorreu no dia Ápice ou irá ocorrer até 48h após sua observação.

O Ápice sempre é identificado em retrospectiva e a menstruação ocorrerá entre 11 a 16 dias após sua identificação.

É muito importante que a mulher não toque o seu genital a procura de muco, ou procure pegar o muco em sua roupa ou papel higiênico, pois, o visual é importante mas a SENSAÇÃO que o muco dá é MUITO MAIS IMPORTANTE.

Aplicando o método[editar | editar código-fonte]

O método de ovulação Billings tem: 3 Regras dos Primeiros Dias + a Regra do Ápice

Para adiar a gravidez:[editar | editar código-fonte]

  • Regra 1 - no período menstrual o casal deverá evitar as relações sexuais nos dias de fluxo forte. Isso assegura que os sinais da ovulação não serão obscurecidos pelo sangramento, caso apresente um ciclo curto ou ovulação após um ciclo com sangramento intermediário.
  • Regra 2 - após identificar o PBI, o casal poderá manter relações sexuais em noites alternadas, para que a mulher possa se observar com tranquilidade e não se confundir, com as secreções resultantes da relação.
  • Regra 3 - abster-se da relação sexual a qualquer mudança do PBI (fluxo ou sangramento, caso não seja reconhecido o Ápice ao retornar ao PBI esperar 3 dias e reiniciar com a Regra 2, até identificar nova mudança.
  • Regra do Ápice – a partir do quarto dia após o Ápice, as relações sexuais estão liberadas, a qualquer hora, até a véspera da próxima menstruação.

Para engravidar:[editar | editar código-fonte]

  • Regra 1 - no período menstrual o casal deverá evitar as relações sexuais nos dias de fluxo forte. Isso assegura que os sinais da ovulação não serão obscurecidos pelo sangramento, caso apresnte um ciclo curto ou ovulação após um ciclo com sangramento intermediário.
  • Regra 2 - após identificar o PBI, o casal poderá manter relações sexuais em noites alternadas, para que a mulher possa se observar com tranquilidade e não se confundir, com as secreções resultantes da relação.
  • Regra 3 - abster-se de relações sexuais esperando o reconhecimento da sensação escorregadia, e utilizar os dias estes dias para o ato conjugal até dois dias após o Ápice.

O MOB não é um método contraceptivo: é um estilo de vida, que transforma a casal e a família, dando condições ao casal para que responde de forma livre, generosa e responsável planeje sua família.

o mob é duravel de 3 a 6 dias