Mímico (X-Men)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mímico (Marvel Comics))
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Mímico (X-Men)
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Características do personagem
Alter ego Calvin Montgomery Rankin
Espécie Super-Humano ou Mutante(contestado)
Afiliações Ex- Líder de Campo dos X-Men, Ex-membro da Irmandade de Mutantes e Ex-Membro Excalibur
Habilidades Mimetismo Empático
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mímico é um personagem fictício da série X-Men, seu nome original é Calvin Montgomery Rankin. Ele é capaz de mimetizar qualquer poder ou habilidade humana ou mutante.

Sua primeira aparição se deu em X-Men nº19 (abril 1966) como vilão. Posteriormente se tornou o primeiro membro a ser adicionado na equipe após sua formação original.

Um versão alternativa da realidade de Mímico se tornou bem popular nos Exilados, equipe que viaja por outras realidades com o objetivo de corrigir erros da linha temporal.1

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Nascido em Passaic, Nova Jersey, Calvin Rankin sofreu um acidente com produtos químicos em um experimento de seu pai, Ronald Rankin. Nesse acidente, Calvin ganhou a habilidade de copiar temporariamente as habilidades, atributos, conhecimentos e poderes de qualquer pessoa por perto. Quando seu pai soube disso começou a trabalhar em uma maquina em uma mina abandonada que faria com que os poderes absorvidos durassem permanentemente. Mas esses experimentos causaram várias quedas de energia na vizinhança. Para impedir o avanço da multidão que procurava a causa dos distúrbios, Ronald implodiu a entrada da mina, sendo morto no processo e selando a maquina nas profundezas da mina.

Mímico e os X-Men[editar | editar código-fonte]

Adotando o codinome Mimico, Cal decidiu ir atrás dos X-Men num plano de acessar da maquina de seu pai e fazer seus poderes ficarem permanentes. Eles se enfrentam e, quando conseguiu chegar à máquina, seus poderes foram removidos como o Professor X esperava. Xavier então apagou sua memória e o deixou ir.

Estava estudando na mesma faculdade que Jean Grey quando foi controlado pelo vilão Rei dos Bonecos. E assim suas memórias voltaram quando. Com uma nova tentativa de ganhar os poderes dos X-men, Mimico planejou entrar na equipe e se tornar líder de campo. Como membro da equipe ele logo começou a arrumar encrenca com os outros X-men devido a sua postura arrogante. Depois de salvar seus companheiros em uma batalha contra o Super-Adaptoide ele perdeu seus poderes, mas se tornou uma pessoa melhor.

Eventualmente ele ganhou seus poderes de novo, mas eles voltaram tão fortes que absorviam a força vital das pessoas, matando-as no processo. Calvin entrou em coma após uma luta contra o Hulk onde ele absorveu a radiação gamma do gigante esmeralda.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Por muito tempo os X-men acreditaram que Mimico estava morto. Após alguns anos, Logan se aproximou de Calvin, onde sua regeneração o fez despertar. Mímico ressurgiu, acreditando ser o próprio Wolverine e enfrentou novamente o Hulk e o próprio baixinho canadense.

Massacre[editar | editar código-fonte]

Novamente os poderes de Mímico começaram a drenar todos por perto, então ele se isolou num pequeno vilarejo na Sibéria. Durante uma chamada para investigar mortes no vilarejo, Mimico confrontou a X-Force, uma explosão ocorreu quando ele copiou os poderes de Mancha Solar e depos disso Mímico desapareceu.

Massacre ajudou-lhe a estabilizar os seus poderes e reformar sua mente, Mímico então passou a segui-lo por gratidão. Os membros do X-Force encontraram Mímico novamente mais tarde, juntamente com o seu companheiro Blob, que também tinha aderido às fileiras de Massacre para roubar a tecnologia do projeto Nimrod, eles atacaram Apache mas, com a assistência de Risque, apache conseguiu subjuga-los. Logo apos, Massacre foi derrotado e a Operação Tolerância Zero capturou Mímico.

Excalibur[editar | editar código-fonte]

Foi solto pelo Excalibur ao confundirem suas assinaturas telepáticas com a de Xavier, que era quem eles realmente procuravam. A instabilidade mental tinha voltado mas graças a Douglock conseguiram controla-lo e liberta-lo. Moira Mactaggert o diagnosticou como sofresse de transtorno bipolar e o indicou alguns ansiolíticos e estabilizadores de humor.

Ele ingressou em Excalibur e logo passou a ser amigo da equipe inteira, inclusive tendo sido convidado ao casamento do Capitão Bretanha. No entanto deixou Excalibur e a Ilha Muir em boas condições, mas logo se tornou dependente dos remédios.

Irmandade de Mutantes[editar | editar código-fonte]

Se aliou a Irmandade de Mutantes de Mística, onde ajudou a libertar Xavier. Na equipe chegou a enfrentar os X-Men e o Cérebro (que tinha se transformado num ser autônomo).

Esse grupo dissolvidos quando cumpriram a missão e Rankin ficou um tempo desaparecido novamente.

Mesmo sem ser mutante, Mímico perdeu os poderes mimetizados temporariamente devido a utilização de um dispositivo do Alto Evolucionário que bloqueou o uso de todos os poderes mutantes. Uma vez que esse dispositivo foi interrompido e os mutantes recuperaram seus poderes, Mímico também recuperou os seus.

Observações[editar | editar código-fonte]

Junto com Xavier, Ciclope, Anjo, Fera, Jean Grey e Homem de Gelo, Mimico também copiou: Wolverine, Hulk, Banshee, Medula, Gambit, Vampira, Tempestade, Colossus, Noturno, Lince Negra, Feron, Meggan, Kylun, Micromax, Rachel Grey, Lupina, Pete Wisdom, Psylocke, Risque, Siryn, Apache, mancha Solar, Cable, Caliban, Dominó, Dinamite, Rictor, Missil, Shatterstar, Post, Blob, Mistica, Groxo, os membros da Gangue Louca outros.

Mímico original (Terra-616), mutante?[editar | editar código-fonte]

Há dúvidas a respeito da raça do Mímico Original (Terra-616), normalmente ele considerado como um ser humano com poderes adicionais que adquiriu através de um acidente, tendo em vista que mutantes, normalmente nascem com os poderes que se manifestam naturalmente na puberdade. No entanto sugeriu-se que a experiência que concedeu suas habilidades na verdade não gerou seus poderes, mas provocou a ativação destes. Isto sugere que quando dormente, o cromossomo X de mutante já poderia ter sido parte de sua composição genética apesar da falta de poderes. Em exceção à regra, Polaris é considerada uma mutante, porém teve seus poderes latentes ativados por Mesmero.

O consenso geral é que este Mímico não é um mutante, apesar de haver controvérsias. Isso sem contar que o Mímico da terra 12, não sofreu o acidente, mesmo assim teve seus poderes ativados na puberdade, porém com mais limitações (que foram eventualmente quebradas quando foi possuído pela Ninhada e por Proteus). Provavelmente o acidente pode apenas ter acelerado uma mutação que ocorreria um dia e ter sido a causa do constante descontrole sobre eles, bem como a debilitação de sua sanidade mental.

Nível de força[editar | editar código-fonte]

O Mímico possuía a força normal de um jovem da sua idade, mas podia adquirir força sobre-humana simplesmente mimetizando um indivíduo superpoderoso. Era capaz de reter esses poderes desde que permanecesse próximo a fonte. Como ele mimetizou permanentemente a força de Fera ele possui força sobre-humana capaz de levantar até dez toneladas.

Poderes super-humanos[editar | editar código-fonte]

O Mímico original tem como poder o mimetismo empático, que é o poder de reorganizar a sua própria estrutura física e genética de forma a copiar as habilidades intelectuais, psiônicas ou físicas de qualquer pessoa. Ele constantemente emite ondas psiônicas invisíveis, que realizam uma completa varredura genética em alguém próximo a ele numa escala próxima (aproximadamente dez pés). As vezes também duplica em si as características físicas externas do ser que mimetizou e até mesmo hábitos da personalidade. No entanto, não tinha controle sobre esse processo, e só podia reter essas habilidades se permanecesse perto de sua fonte a milhas de distância. No entanto posteriormente, quando esteve com os X-men originais, Calvin mimetizou todas as habilidades super-humanas deles permanentemente.

Esta foi, porém, até a sua habilidade foi "atualizado" e, em seguida, ele foi capaz de reter qualquer e todas as habilidades que ele mimetizou dentro de uma questão de segundos.

Em sua primeira aparição permanentemente ele ganhou as habilidades e os poderes dos cinco X-Men originais e de Charles Xavier permanentemente. Assim possuindo habilidade de vôo(concedido pelas asas) do Anjo, força, resistência e agilidade sobre-humana de Fera(bem como mãos e pés aumentados), rajadas óticas de Ciclope (no entanto possuindo controle deste poder, ao contrario de Ciclope), manipulação de temperatura do Homem-de-Gelo e a telecinésia de Jean Grey, retém parte dos poderes telepáticos do Professor Xavier(motivo pelo qual seu elo telepático foi confundido durante as buscas pelo Professor em Excalibur nº 123), também reteve permanentemente os poderes de Wolverine depois de sua recuperação do coma (bem como adquiriu o hábito de fumar charutos). Outros poderes posteriormente copiados foram os de Banshee, Hulk, Mancha Solar, Noturno, Colossus, Lince Negra, Douglock, Blob, Mística, Vampira e outros.

Depois que seus poderes se descontrolaram, ficou desconhecido o grau de mimetismo, de quantos poderes ou o tempo de duração deles, pois ainda não foram indicadas explicitamente tais limitações.

Fica claro que Mímico original possui menos limitações que o Mímico dos Exilados. Por exemplo, o dos Exilados só pode mimetizar no máximo cinco seres de uma só vez com a metade da capacidade máxima, enquanto que o original pode copiar pelo menos dez de uma só vez e, talvez, com toda a capacidade.

Ao interagir com os seres humanos normais, Mímico imita as suas aptidões, traços de personalidade e inteligência. Assim, quando nas proximidades dos atletas, ele ganhou capacidade atlética superior. Além disso, quando na presença de um estudioso, não só ampliar seus conhecimentos, mas o mesmo acontece com o seu potencial para aprender (Q.I., Q.E. etc..)

No entanto, Calvin Rankin é incapaz de mimetizar seres não humanoides, habilidades derivadas de tecnologia ou indivíduos mortos.


Mímico (X-Men)
Placeholder male superhero c.png

Características do personagem
Alter ego Calvin Montgomery Rankin
Espécie Mutante
Afiliações Ex- membro dos X-Men e da Irmandade de Mutantes de sua realidade e atualmente membro e líder dos Exilados
Habilidades mimetizar as habilidades e poderes de qualquer um que fique por um tempo próximo de uma hora, conseguindo utilizar 50% da capacidade máxima de cada ser e utilizar até cinco variações deles ao mesmo tempo.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Exilados[editar | editar código-fonte]

Nos Exilados, Mímico veio de um mundo conhecido como Terra-12 onde era um mutante membro da Irmandade de Mutantes que combatia os X-Men de seu mundo, até que um dia a primeira equipe o abandonou nas mãos das autoridades que o deixaram preso numa prisão,até que o Professor Xavier deste mundo o libertou e convenceu-o a entrar nos X-Men.

Logo transformou-se em líder dos X-Men onde apreciava fama e o Status de celebridade. Este Mímico teve um papel chave no relacionamento positivo entre humano e mutantes de sua realidade.

No entanto ele foi tirado desta realidade e convocado pelo Corretor do Tempo para corrigir os erros do continuo tempo espaço de outras realidades juntamente com mais 5 mutantes de outras realidades que ficaram conhecidos como Exilados. Também foi dito que sua realidade foi alterada por um destes erros, na qual ele enlouqueceu e matou o Senador Kelly (de sua realidade) e mais 47 cidadãos inocentes ficando no Corredor da morte.

Ele teve um relacionamento romântico com Blink, a líder da equipe. Depois que esta foi deixada para trás em uma de suas missões, Mímico assume a liderança do grupo, bem como a posse do Tallus, que é um dispositivo que orienta e direciona o grupo para as missões.

No entanto em uma de suas missões, onde todos os membros se separaram e ficaram presos em realidades distintas, ele acabou ficando 4 anos sozinho numa realidade onde o planeta Terra foi dominado pela Ninhada e na qual todos os seres estavam infectados por esta. No entanto graças a mimetização do fator de cura de Wolverine ele conseguiu suprimir a infecção mantendo os ovos da Ninhada sem germinar e após reunir-se novamente com seus companheiros de equipe, resolveu manter isto em segredo.

No entanto em uma missão ele foi ferido gravemente por uma versão superpoderosa do Coisa do Quarteto Fantástico, isto sobrecarregou seu fator de cura. Devido a esta sobrecarga ele não pode manter a infecção nos ovos que acabaram por germinar.´

Mímico começou a transformar-se num membro da Ninhada, devido a isso teve seus poderes miméticos ampliados e acabou entrando em confronto com os outros membros dos Exilados e contra o Quarteto Fantástico dessa realidade, durante a batalha, Solaris (Mariko Yashida) foi soterrada por toneladas de escombros, sacrificando sua vida para salvar civis.

Ao controlar a infecção, Mímico culpou-se pela morte de Mariko. Morpho o martirizou, dizendo que graças sua negligência com seus colegas acabou acarretando a morte de Solaris.

Em sua última missão ele e seus companheiros enfrentaram o mutante Proteus, por quem foi possuído e por isso foi morto(pelo menos aparentemente)

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Mímico da terra 12 tem a vantagem de copiar até cinco poderes de uma vez com metade da capacidade. Ele pode manter os poderes a ele depois de serem copiados da pessoa que ele copia mantendo proximidade por algumas horas. Seus poderes aparecidos em Exilados nº 1 foram o fator de cura de Wolverine, acrescido sentidos garras e ossos, pele de aço e a super-força de Colossus, asas do Anjo, força e agilidade de Fera(bem como pés e mãos aumentados) e rajadas óticas de Ciclope. Ele também possuía algum resíduo de poder telepático desde quando ele copiou os poderes de Jean Grey.

Ele mais tarde troca as asas do Anjos pela capacidade de vôo e supervelocidade de Estrela Polar e, mais tarde, a força e agilidade de Fera pelo fator de cura de Deadpool.

Ele também demonstrou em Exilados nº1 que tinha obtido o poder da Fênix e que havia perdido este, porém não totalmente, mostrando que possui um acesso mesmo que limitado dos poderes trocados.

Além dos poderes e habilidades ele também adquire traços de personalidade dos seres que imita. Por exemplo ele possui hábitos de Wolverine como beber cerveja, fumar charuto, gosto por música e outros.

Diferenças entre o Mímico Original (Terra-616) e o Mímico da Terra-12[editar | editar código-fonte]

Ambos os Mímicos são capazes de mimetizar qualquer poder ou habilidades. Porém possuem diferenças consideráveis.

Mímico Original(Terra-616)

1) Não é um mutante, visto que ganhou seus poderes através de um acidente e não naturalmente, porém há controvérsias, da qual ele teria nascido com os poderes, porém o acidente ativou seus poderes adormecidos.

2) Este Calvin possui a habilidade de copiar os superpoderes e habilidades apenas de quem estiver por perto na distância de 10 pés, porém imediatamente. Depois que seus poderes se descontrolaram, ficou desconhecido o grau de mimetismo, de quantos poderes ou o tempo de duração deles, pois ainda não foram indicadas explicitamente tais limitações.

3) É certo que ele possui permanentemente os poderes dos cinco X-Men originais: Anjo, Fera, Ciclope, Homem-de-Gelo e Garota Marvel, mas se ele substitui um desses poderes com algo novo,um deles serão perdidos. Assim, ele tem os poderes de vôo (através das asas angelicais do Anjo), super força e agilidade aumentados do Fera (adquirindo mãos e pés aumentados), Rajadas Opticas do Ciclope (controla do jeito que Ciclope não consegue), manipulação de temperatura (resfriamento) do Homem-de-Gelo, e os poderes da mente de Jean Grey, bem como parte da telepatia do Professor Xavier,tambem reteve permanentemente o fator de cura de volverine ganhando tambem sentidos aguçados e garras (talvez todo o seu esqueleto) revestidas de uma liga metalica que simula o adamantiun, Além destes ele pode imitar pelo menos dez seres de uma só vez com a capacidade máxima.

Mímico da Terra-12

1) É um mutante, pois nasceu com seus poderes que foram ativados naturalmente na puberdade.

2) Pode sentir presenças de mutantes (ou qualquer ser que tem poderes) e mimetizar seus poderes de longe, porém necessita permanecer uma certa distância de aproximadamente um quilômetro quadrado por pelo menos uma hora e fica com estes poderes e habilidades permanentemente.

3) Este Mímico tem pontos fortes e fracos em seu poder de mimetismo:

PONTOS FORTES: Mímico pode possuir até 5 poderes ou habilidades (combate corporal, conhecimentos de sobrevivência e história) mimetizados em combinações, mas se ele mimetizar algum outro poder ou habilidade, um deles sera substituído (quando foi possuido pela ninhada seus poderes mimeticos foram ampliados permitindo que ele pudesse copiar todos os poderes ao redor ,quando o ovo da ninhada foi destruido,seus poderes se normalizaram)

PONTOS FRACOS: A força dos poderes mimetizados são mais fracos que os originais cerca de 50%.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Feito de tecidos especiais que absorvem qualquer tipo de impacto e vibrações cinéticas diminuindo danos e equipado com pequenas partes feitas de Vibranium (metal que faz parecer à queda de um alfinete, um concerto de rock). além de transformar uma pequena parte da eletricidade e o calor que estão em volta em energia para o corpo do usuário.

Referências