Míssil balístico de médio alcance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mísseis IRBM e MRBM.

Um míssil balístico de médio alcance (MBMA; em inglês: Intermediate-range ballistic missile, IRBM) é um míssil balístico com um alcance médio de 1.000-3.500 km. A definição de alcance é subjetiva e arbitrária; dentro do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, um míssil de médio alcance é definido como tendo um alcance máximo entre de 1.000 e 3.500 km. A classificação de mísseis balísticos por alcance é feita mais por conveniência, mas em princípio há uma pequena diferença entre um ICBM de baixa performance e um IRBM de alta performance. A definição de alcance usada aqui é a definição usada dentro da Agência de Defesa contra Mísseis estadunidense.

Usos alternativos de lançadores[editar | editar código-fonte]

IRBMs ou MBMA são frequentemente voltados para lançadores de pequenos satélites a adição de (usualmente múltiplos) estágios superiores. Nos Estados Unidos, isto aconteceu para ambos Thor e Jupiter. Um derivado de Jupiter, o Jupiter-C lançado o primeiro satélite estadunidense, Explorer 1.

MRBM's específicos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mísseis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.