Música country

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Música country
Origens estilísticas Música Folk das montanhas Apalaches, Música Erudita, Música Anglo - Celta
Contexto cultural começo do século XX, Sul dos Estados Unidos, especialmente Appalachia, (Tennessee, Virgínia, Virgínia Ocidental e Kentucky)
Instrumentos típicos Guitarra - Violino - Piano - Dobro, Harmônica, Bandolim, Banjo, Baixo, Bateria, Vocal
Popularidade 1920s– data presente
Alta nos EUA, Austrália, Brasil e Canadá
Média no Reino Unido, Irlanda, e Nova Zelândia<br // América Latina, e Europa (exceto Reino Unido e Irlanda).
Formas derivadas Dansband, Rock and Roll, Bluegrass,Country rock, Southern rock, heavy metal, punk rock.
Subgêneros
Bakersfield Sound - Bluegrass - Close harmony - Honky tonk - Jug band - Lubbock Sound - Nashville Sound - Neotraditional Country - Outlaw country - Red Dirt - Texas Country - Rock and Roll - Rockabilly
Gêneros de fusão
Alternative country - Country rock - Psychobilly - Rockabilly - Cowpunk - Country pop - Country soul - Skiffle - Southern soul - Western Swing

A musica vem fazendo muitas mudanças.a música country é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no centro sul dos Estados Unidos e nas montanhas dos Apalaches. Suas raízes são encontradas na música folclórica tradicional, na música celta, no música clássica, e na música popular do século XX que se desenvolveu rapidamente na década de 1920.[1] O termo, Country music começou a ser usado nos anos da década de 1940, nos Estados Unidos, quando o termo original e precedente, música hillbilly (em Português, "música caipira"), foi considerado degradante, e o novo termo foi abraçado amplamente na década de 1970, enquanto o termo Country and Western caiu de uso deste então, com exceção do Reino Unido, onde o termo ainda é frequentemente usado, a musica country exerceu muita influencia na musica moderna, influencias no rock and roll, rockabilly e punk rock.

Também os imigrantes franceses e italianos contribuíram na sua formação, mas suas principais raízes são compostas pelas velhas canções inglesas. Por se tratar de um gênero representado pelos homens do campo é muito associado a vestes e instrumentos rústicos como o banjo, bandolim, rabeca, violão, washboard, e nos anos 40s para 50s e 60s começou o uso de guitarras elétricas e etc. As primeiras gravações datam de meados de 1922, quando a gravadora Victor lançou no mercado norte americano o som de Uncle Eck Robertson e Henry Gilliard. Nos Estados Unidos, Jimmie Rodgers é conhecido como o "pai" da música country, que durante sua pequena carreira influenciou grandes nomes como Hank Williams e a lenda da música country Willie Nelson. Porém, o grande nome da música country foi Hank Williams, autor do clássico Jambalaya que é executado em todos os países do mundo como a música que mais representa esse estilo. Hank Williams teve uma carreira meteórica, morrendo aos 30 anos de idade em decorrência de coma alcoólico. As suas músicas até hoje são regravadas e executadas em todo mundo. No sexo feminino, o grande nome é o da famosa cantora Dolly Parton, que vendeu milhões de discos e é considerada pela crítica especializada como "a Rainha" da country music, seguida da multi-premiada cantora Reba McEntire que é considerada uma das maiores influencias da música country. Outros grandes nomes da música country são: Waylon Jennings, Johnny Cash, Bill Monroe, Patsy Cline, George Jones, Loretta Lynn, Emmylou Harris, Roy Clark, Don Williams, Merle Haggard, Doc Watson, Bob Dylan, Elvis Presley e mais recentemente, Shania Twain (que apenas com um disco vendeu aproximadamente 40 milhões de cópias, sendo a cantora country com mais discos vendidos no mundo, com mais de 80 milhões). É considerada por muitos como a nova Rainha do Country, por ter revolucionado o estilo. Outros grandes nomes da música country são Alan Jackson, Clint Black, George Strait, Faith Hill, Kathy Mattea, Suzy Bogguss, Brooks & Dunn, Billy Ray Cyrus, Garth Brooks, Travis Tritt, LeAnn Rimes, Tracy Lawrence, Jennette McCurdy, Taylor Swift, Hunter Hayes, Lauren Alaina, Carrie Underwood, Brad Paisley, Luke Bryan, Blake Shelton, Miranda Lambert, Jason Aldean, Lady Antebellum, Tim McGraw, entre muitos outros.

A "capital" da música country é Nashville, Tennessee, pois é lá onde se encontrava a sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.

Coreografias típicas do country[editar | editar código-fonte]

Existem, basicamente, três tipos de dança:

  • Singles Dance, Line Dance ou Honky Tonk - dança sem par, em fila, formando coreografias, onde cada um pode colocar seu estilo, giros diferentes, desde que não mexendo na estrutura básica da coreografia.
  • Two-Step - passo a dois, coreografado, dançado livre ou em círculos, como em uma quadrilha.
  • Partner Dance - dança de par, a mais parecida com a nossa dança de salão, onde não existe coreografia e a sequência de passos é definida pelo comando do cavalheiro.

Referências

  1. Peterson, Richard A. (1999). Creating Country Music: Fabricating Authenticity, p.9. ISBN 0-226-66285-3. (publicado em inglês)