Música da série Final Fantasy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nobuo Uematsu, o compositor

Nobuo Uematsu foi o principal compositor da música da série de jogos Final Fantasy até sua demissão de Square Enix em novembro de 2004. Sua música jogou uma grande parte no renome da franquia Final Fantasy. Nas Olimpíadas de Verão 2004, o duo norte-americano de nadando sincronizado que consistia em Alison Bartosik e Ana Kozlova ganharam a medalha de bronze pela sua execução acompanhada com música de Final Fantasy VIII. Uematsu também está implicado com o grupo de rock Black Mages, que lançou dois álbuns com melodias de combate de Final Fantasy. Outros compositores que contribuíram à série incluem a Masashi Hamauzu e Junya Nakano.

À data de 2004 houve já duas bem-sucedidas funções de concertos Final Fantasy no Japão. As bandas sonoras a música finais de Final Fantasy também são cada vez mais populares entre os fanáticos ocidentais e inclusive foi interpretada pela Orquestra Sinfónica de Londres. No dia 17 de novembro de 2003, Square Enix U.S.A. lançou uma emissora de rádio da América Online dedicada à música da série Final Fantasy, inicialmente reproduzindo pistas você completa de Final Fantasy XI além de algumas amostras de Final Fantasy VII a Final Fantasy X. Muitos sítios web de vídeo games e arquivos MIDI oferecem peças musicais de Final Fantasy.

A música de Final Fantasy foi interpretada pela primeira vez fora de Japão como parte de uma série sinfônica de concertos de música de vídeo games na Alemanha. No entanto, devido a uma demanda afligida, e ao grande sucesso do primeiro concerto de Final Fantasy realizado pela orquestra filarmônica dos Anjos no salão de concertos Walt Disney no dia 10 de maio de 2004, se estabeleceu uma viagem chamada Dear Friends: Music From Final Fantasy(Queridos Amigos: Música de Final Fantasy), começando em fevereiro de 2005. As bandas sonoras de Final Fantasy também se incorporaram ao catálogo de música de iTunes.

Enquanto que a música nos jogos oferece uma ampla variedade, há alguns temas reutilizados com freqüência. Os jogos a miúdo se abrem com uma peça chamada Prelúdio, que realmente está baseada em um dos prelúdios de Bach. Consiste um simples tema de arpejo nos primeiros jogos, com a incorporação de novas melodias nos jogos mais recentes.

As seqüências de batalha que terminam na vitória para o jogador nos primeiros dez títulos da série foram acompanhadas por uma fanfarra da vitória que utilizou a mesma seqüência de nove notas, e esta se transformou em um dos temas musicais mais reconhecidos referentes à série Final Fantasy. Cerca destacar que Final Fantasy X-2 rompeu essa tradição da fanfarra da vitória sendo outra e coincidindo com a demissão de Nobuo Uematsu. Mais adiante em Final Fantasy XII se voltou a utilizar essa canção. Outros sons memoráveis incluem o tema dos Chocobos, o tema Moogle, e um pedaço chamado originalmente "Ahead On Our Way" (Adiante em nosso caminho) em Final Fantasy I, que de fato era o tema de abertura e na atualidade é usado durante os créditos finais do jogo e denominado como "Prólogo". Há pouco seu nome voltou a ser modificado, chamando-se "Final Fantasy".

Músicas comuns[editar | editar código-fonte]

Prelúdio[editar | editar código-fonte]

O Prelúdio em Final Fantasy é uma peça musical que esteve presente em todos os vídeo games da saga, composto pelo ex-compositor de Squaresoft Nobuo Uematsu e inspirado por Johann Sebastian Bach. Consiste em uma escala musical ascendente e descendente que serve de introdução para a maioria dos jogos nos quais aparece. A peça se viu melhorada ao longo do tempo e depois de mais de 20 anos de aparições segue conservando sua identidade.

Música do Chocobo[editar | editar código-fonte]

É a música que toca quando se relaciona com um chocobo, principalmente quando ele é montado. Possui múltiplas versões diferentes ao longo da série.

Final Fantasy I e Final Fantasy II[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy III[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy VI[editar | editar código-fonte]

Aria di Mezzo Carattere[editar | editar código-fonte]

É a música cantada por Celes na ópera. Como o SNES não tinha capacidade de reproduzir voz humana, a música foi apresentada no jogo como midi.

Final Fantasy VII[editar | editar código-fonte]

One-Winged Angel[editar | editar código-fonte]

One-Winged Angel (Anjo de uma única asa) é o nome da música tema de Sephiroth. Ela é tocada no jogo durante a batalha final contra Sephiroth. Ela é tocada por uma orquestra com um coral no fundo que canta em latim.

Esta música recebeu uma versão nova no filme Final Fantasy: Advent Children, onde ela é tocada no momento em que Sephiroth aparece.

Final Fantasy VIII[editar | editar código-fonte]

Eyes on Me[editar | editar código-fonte]

Música criada por Nobuo Uematsu e interpretada por uma cantora chinesa chamada Faye Wong.

No jogo é cantada por Julia Heartily. Ela aparece em várias versões no jogo como música de fundo, aparece como a valsa, do baile SeeD, no piano de Julia, nas lembranças e a versão cantada aparece na Ragnarok.

Final Fantasy IX[editar | editar código-fonte]

Melodies of Life[editar | editar código-fonte]

Melodies of Life é uma canção composta por Nobuo Uematsu que faz parte e é tema principal da OST do videogame Final Fantasy IX (álbum OST- Final Fantasy IX).

Existem duas versões vogais do tema, interpretadas por Emiko Shiratori, uma em japonês e outra em inglês.

Dura 5:41 minutos.

No jogo, é interpretada por Garnet, quem não lembra onde a aprendeu.

Posteriormente, se descobre que a canção procede de Madain Sari, a população natal de Garnet, da qual teve que fugir junto de sua mãe quando era menina.

Final Fantasy X[editar | editar código-fonte]

Suteki Da Ne[editar | editar código-fonte]

A música tema de Final Fantasy X é a do beijo entre Tidus e Yuna, interpretada por Rikki.

Final Fantasy XI[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy XII[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy XIII[editar | editar código-fonte]