Música do mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A música do mundo (em inglês world music) refere-se à música tradicional ou música folclórica de uma cultura criada e tocada por músicos relacionados a essa cultura.[1]

O termo foi concebido por Robert E. Brown no início da década de 1960, significando uma amálgama de artes cênicas elaboradas de modo a promover a harmonia e o entendimento entre culturas. O expoente máximo da música do mundo, segundo a visão de Brown, era aprender as danças e estilos musicais executando-os.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

O termo World Music ganhou projeção internacional a partir da década de 1980, graças a utilização de elementos musicais pouco conhecidos do público de cultura anglo-saxónica em geral.

Sua utilização na música pop se deu pelas mãos de artistas como Peter Gabriel (que fez parceria com o artista paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan e com o senegalês Youssou N'Dour) e David Byrne (responsável pela projeção internacional de Tom Zé, lançando no mercado americano o seu álbum Estudando o Samba). Um outro colaborador importante foi George Harrison, que nas décadas de 1960 e 1970 trouxe ao mundo do rock a sitar indiana (tornando-se amigo de Ravi Shankar). Nos Estados Unidos se deu por artistas de blues como Taj Mahal. Um representante muito importante da "pop world music" no Brasil é André Abujamra, que tem uma extensa obra dedicada à pesquisa e divulgação da diversidade cultural.

Dado o seu reconhecimento, hoje o Grammy conta com uma categoria específica para a World Music, na qual artistas brasileiros como Gilberto Gil e Sérgio Mendes já foram premiados.

Referências

  1. Nidel 2004, p.2
  2. Robert E. Brown; brought world musicto San Diego schools www.signonsandiego.com. Página visitada em 2009-07-03.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Nidel, Richard (2004). World Music: The Basics. ISBN 0-415-96801-1.
  • Philip V. Bohlman, World Music. A Very Short Introduction, Oxford University Press, 2002.
  • Marcello Sorce Keller, "Philip V. Bohlman, World Music – Una breve introduzione", Il Saggiatore musicale, Rivista semestrale di Musicologia, XIV (2007), n. 2, pp. 471-474.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.