Música yorubá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Yoruba-bronze-head.jpg

Cultura
Música
Arte
Língua
Mitologia
Calendário
Pessoas

Música yoruba é o gênero de música tradicional dos povos yoruba. Estes povos têm uma avançada tradição de percussão, com a característica utilização dos tambores de tensão, em particular o dundun. Estes conjuntos são compostos por vários tambores de tensão de diferentes tamanhos, juntamente com um gudugudu. O líder de um conjunto dundun é iyalu, que utiliza o tambor "para falar" imitando a tonalidade yoruba.[1]

A música yoruba foi convertida no componente mais importante da música popular nigeriana moderna, como resultado de suas precoces formas de influência europeia, islâmicas e brasileiras. Estas influências promoveram a importação de instrumentos de metal, música escrita, percussão islâmica e de estilos trazidos pelos comerciantes brasileiros.[2] Na cidade mais povoada da Nigéria, Lagos, estas tradições multiculturais uniram-se e converteram-se na raiz da música popular nigeriana. Os estilos modernos tais como o fuji de Alhaji Sikiru Ayinde, o waka de Salawa Abeni e o sakara de Yusuf Olatunji derivam da música tradicional yoruba. Compositores de música clássica como Joshua Uzoigwe e Akin Euba puseram-se em evidência no cenário musical por sua preferência pela etnomusicologia e sua tendência de utilizar em suas obras elementos da música yoruba.

Instrumentos[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Graham - Grande parte da música yoruba é dedicada aos espíritos da natureza e são devotos dos Orixás e da mitologia yoruba.
  2. Graham, pg. 589 Graham afirma: a fonte da influência brasileira foi o Influente comerciante da comunidade brasileira do início do século XIX.
  3. Saworo

Ver também[editar | editar código-fonte]