M'diq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos M'diq
المضيق
Mediek, Rincón
 
—  Município  —
Vista de M'diq
Vista de M'diq
M'diq está localizado em: Marrocos
M'diq
Localização de M'diq em Marrocos
35° 41' N 5° 19' 30" O
Região Tânger-Tetuão
Prefeitura M'diq-Fnideq
Área
 - Urbana 1,53 km²
Altitude 30 m (98 pés)
Altitude máxima 100 m (328 pés)
Altitude mínima 0 m (0 pés)
População (2004)[1] [2]
 - Município 36 596
 - Estimativa (2012) 54 868
Gentílico: Mdikis

M'diq, Mediek ou Rincón (em árabe: المضيق, berberes: Thaghmath) é uma cidade e estância balnear da costa norte de Marrocos, capital da prefeitura M'diq-Fnideq, que faz parte da região de Tânger-Tetuão. Em 2004 tinha 36 596 habitantes[1] e estimava-se que em 2012 tivesse 54 868 habitantes.[2]

M'diq faz parte da região histórica de Jebala e situa-se 15 km a norte de Tetuão e 30 km a sul de Ceuta. A comuna confina a norte com a de Fnideq, a sul com a de Mellaliyine, a oeste com a de Alliyene e é limitada a leste pelo Mar Mediterrâneo. O perímetro urbano tem 4,8 km², e a área urbanizada é 1,53 km².

As principais atividades económicas da cidade são o turismo de praia (100 000 turistas anualmente) e a pesca. Na década de 1970 foi construído um porto de pesca. Além deste, há também um porto de recreio.

Desde 2003 que todos os anos se realiza no verão a SNIM (Semana Naútica Internacional de M'diq), o principal evento turístico da região. É organizado pelo Royal Yachting Club de M'diq em colaboração com a prefeitura local e a federação marroquina de vela e patrocinado por várias empresas. Além de regatas, a semana inclui várias atividades sócioculturais.[3]

SNIM(M'Diq's Sailing Week/Semaine nautique internationale de M'Diq) is one of the most important tourist attractions. It's organised once a year by the M'Diq Royal Yachting Club and sponsored by several commercial firms. It's also significant by all the surrounding socio-cultural activities.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

M'diq, mediek ou madiak é uma palavra árabe que significa "esquina" ou "estreito", o mesmo que rincón em espanhol. O nome deve-se ao facto da cidade estar limitada a sul por uma pequena cadeia de montanhas que se estende até ao mar junto ao parto (al marsa) Ain Chejra (tradução: "a fonte da árvore")

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em francês, cujo título é «M'diq», especificamente desta versão.
  1. a b Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês) www.hcp.ma. Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Página visitada em 12 de fevereiro de 2012.
  2. a b Maroc: Les villes les plus grandes avec des statistiques de la population (em francês) gazetteer.de. World Gazeteer. Página visitada em 12 de fevereiro de 2012.
  3. SNIM - Semana Náutica Internacional de Mdiq (em espanhol) www.Fondear.com. (2006). Página visitada em 12 de fevereiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre M'diq
  • Kjeilen, Tore. M'diq - Fisherman's beach (em inglês) LookLex.com (Lexic Orient).. Página visitada em 12 de fevereiro de 2012.
  • M’Diq (em inglês) www.simplymorocco.com.. Página visitada em 12 de fevereiro de 2012.
  • M'diq-Tamuda bay (em francês) rincon-tamudabay.e-monsite.com. (2 de janeiro de 2009). Página visitada em 12 de fevereiro de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.