M-Learning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

M-Learning, de mobile learning, ou aprendizagem móvel é uma das modalidades da Educação a distância, ou e-learning.

Acontece quando a interação entre os participantes se dá através de dispositivos móveis, tais como celulares, i-pods, laptops, rádio, tv, telefone, fax, entre outros. Está gerando uma grande expectativa no sistema educacional, já estão se realizando iniciativas em ambientes empresariais e de pesquisa em centros acadêmicos.[1]


Cenários[editar | editar código-fonte]

Alguns casos de utilização do m-learning:

  • Cenário 01:

Uma caminhada no parque com m-learning poderia ser feita com a instalação de pequenos terminais de acesso ao longo da pista onde, enquanto caminha, o indivíduo poderia parar e acessar informações relacionadas a saúde ou meio ambiente, por exemplo, seguindo sua caminhada até encontrar outro(s) terminal(is).

  • Cenário 02:

Um motorista, enquanto dirige, lê letreiros que ensinem algum conteúdo. Isto poderia ser enquanto está parado no sinal, por exemplo, ter um letreiro que ensina leis do trânsito. O motorista aprende enquanto se movimenta de um local a outro.

  • Cenário 03:

Dentro de ônibus em movimento, no trajeto casa-trabalho, o indivíduo recebe mensagens SMS e as responde, configurando uma sessão de aprendizagem. Esse tipo de aplicação é especialmente indicada quando se trabalha com Instrução Programada.

Diferentes métodos de comunicação para o M-Learning[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.