MI5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O MI5, oficialmente designado Security Service (Serviço de Segurança), é o serviço britânico de informações (ou inteligência) de segurança interna e contra-espionagem. MI5 é a abreviatura de Military Intelligence, section 5, que é a designação tradicional, ainda vulgarmente usada, do Serviço de Segurança.

Os outros três serviços de informações (ou inteligência) britânicos são o MI6 (espionagem), o GCHQ - Government Communications Headquarters (com funções de interceptação de sinais de telecomunicações e de garantia da segurança da informação) e o DIS - Defence Intelligence Staff (informações de defesa), actuando os quatro sob a coordenação do JIC - Joint Intelligence Committee.

O MI5 conta entre as suas principais missões a protecção da democracia parlamentar e dos interesses económicos britânicos e o combate à alta criminalidade, ao separatismo militante, ao terrorismo e à espionagem no interior do Reino Unido. Ainda que se ocupe principalmente de segurança interna, o MI5 prossegue também uma acção externa em apoio da sua missão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.