MOBO Awards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Music Of Black Origin Awards (MOBO), estabelecidos em 1995 por Kanya King e Andy Ruffell, são realizados anualmente no Reino Unido para reconhecer artistas de qualquer raça ou nacionalidade que apresentam música negra.

Pela primeira vez em sua história, a premiação de 2009 foi realizada na cidade de Glasgow, na Escócia. A cerimônia acontecia em Londres desde o seu lançamento em 1995.

Geral[editar | editar código-fonte]

Os apoiadores da cerimônia acreditam que ela reconhece uma larga área da música e dá oportunidade a todos os artistas que trabalham com a música de origem negra. No entanto, algumas pessoas argumentam que o estilo da música não pode estar ligado a cor da pele, e relembram que isso promove diferenças raciais desnecessárias, que não existem em outros gêneros musicais.

Premiações[editar | editar código-fonte]

2009[editar | editar código-fonte]

O evento deste ano aconteceu na Scottish Exhibition and Conference Centre, em Glasgow, na Escócia. Esta é a primeira vez que a premiação não é realizada em Londres. A premiação foi em uma quarta-feira, 30 de setembro de 2009.[1]

2007[editar | editar código-fonte]

A premiação de 2007 foi exibida ao vivo pela BBC Three da O2 Arena em Greenwich, Londres, e as hosts foram Shaggy e Jamelia. Shaggy abriu a noite com um medley de hits, incluindo It Wasn't Me, Mr Bombastic e Angel. A cerimônia contou com várias outras apresentações. T-Pain apresentou-se no palco ao lado de Yung Joc, enquanto Craig David e Kano também participaram no palco. outros artistas, como Ne-Yo, Mutya Buena e Robin Thicke também cantaram na O2 Arena. Amy Winehouse realizou duas canções e ganhou o prêmio de Best UK Female.

2006[editar | editar código-fonte]

Em 2006 os hosts foram Coolio e Gina Yashere. Nesse ano, pela primeira vez as categorias World Music e Jazz foram suspendidas, com esta última voltando no ano seguinte. Beyoncé Knowles foi vaiada por não aparecer no evento, apesar de ter ganhado três prêmios. Corinne Bailey Rae ganhou o prêmio de Best UK Newcomer. O rapper britânico Akala venceu na categoria Best Hip Hop Act, vencendo artistas como Kanye West, 50 Cent e The Game.

2004[editar | editar código-fonte]

A nona cerimônia anual do MOBO Awards aconteceu em 30 de setembro de 2004, no Royal Albert Hall, em Londres, e foi transmitido pela BBC. Lisa Maffia ganhou o prêmio na categoria UK Garage Act, vencendo Dizzee Rascal e The Streets. A controvérsia envolveu a remoção dos artistas Vybz Kartel e Elephant Man da categoria 'Best Reggae Act' por homofobia e incitamento ao assassinato.[2]

Referências

  1. Glasgow to host next Mobo awards (em inglês). BBC News. BBC (14-04-2009). Página visitada em 14-06-2009.
  2. Growing up gay in Jamaica (em inglês). BBC News. BBC (15-09-2004). Página visitada em 14-06-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.