MPlayer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
MPlayer
MPlayer logo.png
MPlayer.png
MPlayer no Gnome
Desenvolvedor Equipe de desenvolvimento do MPlayer
Versão estável 1.0rc2 (7 de Outubro de 2007)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Tocador de mídia
Licença GPL
Página oficial www.mplayerhq.hu

MPlayer é um player multimídia de código aberto para diversos sistemas operacionais, como GNU/Linux, FreeBSD e Microsoft Windows, e é um dos que possuem suporte à maior quantidade de formatos de arquivos de vídeo. Tem suporte a vídeos em MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, XviD, DVDs, VCDs, Real Audio, QuickTime e entre vários outros. Suporta também a reprodução de vídeos via streaming RTP e HTTP, além de legendas. Pelo fato de o MPlayer não ter como principal objetivo a reprodução de vídeos via streaming, esse suporte não é configurado na instalação padrão.

Características[editar | editar código-fonte]

O MPlayer é uma aplicação de linha de comando, que tem disponíveis várias Interfaces gráficas para os sistemas operacionais em que ele é utilizado. Algumas comuns são o gmplayer (a GUI padrão para o GNU/Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix e o Windows), MPlayer OS X (para o Mac OS X), MPUI (para Windows) e WinMPLauncher (também para windows).

O código do MPlayer possui rotinas para tirar proveito da aceleração de placas de vídeo, tornando-o ideal para a reprodução de vídeos que exijam uma maior qualidade. Há também um plugin para navegadores baseados no mozilla e que permite a reprodução de vídeos dentro do próprio navegador.

As características apresentadas nos parágrafos acima somadas com os prêmios conseguidos em conferências por esse leitor, fazem dele o software ideal para reprodução de vídeos para o sistema operacional GNU/Linux.

Algumas distribuições GNU/Linux possuem pacotes prontos para a instalação do MPlayer, no entanto, para tirar um maior proveito das características do hardware aonde ele está sendo instalado, o ideal é que ele seja compilado a partir de seus códigos-fontes.

Formatos Suportados[editar | editar código-fonte]

O MPlayer suporta diferentes drivers para exibir vídeo, como X11, OpenGL, DirectX, Quartz Compositor, VESA, Framebuffer, SDL e outros mais raros como ASCII art. Ele também pode ser usado para ver TV através de uma placa de TV via tv://canal, ou ouvir e gravar canais de rádio via radio://canal|frequência

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.