MTA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The computer running an MSA is also known as the outgoing mail server.

Um agente de transporte de e-mail ou MTA, acrónimo para Mail Transfer Agent (também conhecido como servidor de e-mail) é o programa de computador responsável por transferências de mensagens de correio electrônico entre um computador e outro, utilizando a arquitetura de aplicações cliente-servidor. Um MTA implementa as porções cliente (envio) e servidor (receptor) do Simple Mail Transfer Protocol.[1]

Ele recebe mensagens de outro MTA (relaying), um agente submetedor de e-mail (MSA - Mail Submission Agent) que por sua vez o recebeu de um agente utilizador de e-mail (MUA - mail user agent) ou directamente de um MUA que por si actuou como um MSA.

O MTA faz seu trabalho sem interferência directa do utilizador, enquanto o utilizador interage com o MUA (Este MUA pode ser um programa como Mutt ou Outlook ou um página de webmail ).

A entrega do e-mail para a caixa postal do utilizador normalmente é feita pelo agente entregador de e-mail (MDAMail Delivery Agent), mas muitos MTA´s tem funcionalidade básica de MDA embutida, mas um MDA dedicado como procmail pode oferecer mais sofisticação.

Referências

  1. RFC 5598, Internet Mail Architecture, D. Crocker (July 2009)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons

Ver também[editar | editar código-fonte]