MTV Latinoamérica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MTV Latina)
MTV
Fundação 1 de outubro de 1993 (30 anos)
Pertence a ViacomCBS Networks Americas
Proprietário ViacomCBS
Sede Estados UnidosMiami
México Cidade do México
Argentina Buenos Aires
Colômbia Bogotá
Cobertura América Latina
Nome(s) anterior(es) MTV en Español (1993-1996)
Página oficial mtvla.com
Disponibilidade por satélite
Canal 701
Canal 260
Canal 264
Canal 1264 (HD)
Canal 387
Canal 866 (HD)
Peru:
Canal 907 (HD)
Chile:
Canal 158
Canal 658 (HD)
Colômbia:
Canal 151
Canal 170 (HD)
Equador:
Canal 302
Paraguai:
Canal 84
Canal 87 (HD)

MTV Latinoamérica (também conhecida como MTV Latino ou MTVLA) é um canal de televisão, versão latina da MTV norte-americana, que cobre toda a região da América Latina. A programação se dá por meio de três sinais distintos que se distribuem por quase toda a região. Começou suas transmissões em 1 de outubro de 1993 e é a maior canal de música por televisão da América Latina. Atualmente, a transmissão do sinal está dividido entre Miami (Flórida), Cidade do México, Bogotá e Buenos Aires.

Entre seus programas, encontram-se videoclipes, programas interativos, séries, notícias de entretenimento, programas de humor, animações, eventos especiais, reality shows, mas sempre a ver com a cultura jovem. Sua programação está dedicada a certos gêneros musicais e não engloba outros tipos de música popular dos países em que a mesma é destinada. Seu menu principal engloba música pop, rock, punk, pop latino, hip hop, entre outros, assim como categorias e uniões entre estes. Há músicas em língua inglesa e língua espanhola.

História[editar | editar código-fonte]

Alguns eventos importantes no final dos anos 80 levaram a criação da MTV Latina. Primeiramente, o programa “MTV International” foi criado em 1988 e apresentado por Daisy Fuentes. Esse programa era semanal. O segundo fato foi o surgimento da febre do rock em espanhol, que incluiam artistas como os roqueiros argentinos Miguel Mateos e Soda Stereo. Por fim, durante esses anos a primeira-vez do concerto de rock espanhol foi realizado por Miguel Mateos, que criou excitação entre as comunidades latinas nos Estados Unidos.

Com a crescente popularidade dos artistas latinos, os executivos do canal começaram a tomar conhecimento e percebeu a crescente qualidade e popularidade da música cantada em espanhol. Depois do sucesso dos outros canais internacionais da MTV, como MTV Europe e MTV Brasil, MTV Networks lançou a “MTV en Español” em outubro de 1993. O canal possuía um único sinal para toda a América Latina. Todos os programas eram gravados e produzidos em Miami, onde os estúdios eram localizados. Daisy Fuentes se tornou uma das primeiras VJs do canal.

Como o canal ganhou certa popularidade no início de 1995, novos programas foram adicionados a programação. Pela primeira-vez foram transmitidos programas não-relacionados a música como Beavis and Butt-head. MTV News foi adicionado, um segmento dedicado a notícias sobre celebridades, filmes política e questões sociais, geralmente combinando comentário subjetivo e objetivo. Por último, neste mesmo ano o programa Conexión foi lançado, o programa mais popular da história do canal, que permaneceu no ar por um recorde de tempo e possui a maior audiência de qualquer programa na história do canal.

Dado o crescimento social e econômico do canal, em abril de 1996 “MTV en Español” foi divido em dois sinais regionais, “Norte”, cobrindo México, América, Colômbia e Venezuela, e “Sul”, cobrindo o resto da região. Esta divisão foi criada para atender mais de perto a programação para públicos distintos. Como resultado, em 1996 a MTV se tornou o canal número um de música na América Latina.

No entanto, durante a década de 1990 o canal começou a ter problemas. O aspecto musical de "MTV en Español" era desorganizado e o canal estava tendo problemas para atender aos distintos gostos regionais. Executivos decidiram segmentar as audiências, dividindo o canal em três sinais: “MTV México”, “MTV Central” (Colômbia) and “MTV Argentina”, com estúdios e escritórios regionais localizados nas capitais de cada país.

Durante este tempo, o canal começou a apresentar programas americanos da MTV com legendas em espanhol. Bem como, no ano de 2000, a MTV criou um novo sinal dirigido para o Chile, conhecido como MTV Sudoeste, que repetiu a programação da MTV México, mas ajustada ao tempo chileno. Enquanto MTV pensou primeiro em repetir a programação da MTV Argentina para o sinal do Chile por causa da proximidade dos países, foi decidido que, considerando os traços culturais e a diferença de sotaques entre chilenos e argentinos, seria mais adequado para adaptar a programação do México para o sinal chileno. No entanto, em 2004, a MTV Sudoeste foi cancelado devido ao baixo número de telespectadores. Atualmente, três sinais de operam na América Latina: "MTV Norte", que cobre o México, "MTV Central", abrangendo Colômbia, Bolívia, Chile, Cuba, Equador, Peru, Venezuela e países centro-americanos e "MTV Sul", que abrange Argentina, Paraguai e Uruguai.

Em 20 de fevereiro de 2024, a MTV América Latina (também na MTV Brasil) mudou-se para MTV Global ou Feed Europeu, mudando parte de seus gráficos, bem como os banners no meio dos programas. A mudança ocorreu às 6h00 do México e às 9h00 da Argentina, no início do "Tu Mix de Hoy".[1] Isto foi depois 5 Meses da Nickelodeon LA em 17 de outubro de 2023[2] e 6 Meses na Nick Jr. LA em 19 de setembro de 2023[3].

Programas[editar | editar código-fonte]

Original[editar | editar código-fonte]

Realities, séries e animações[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Musicais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]