MTV Macapá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MTV Macapá
Rede Santanense de Comunicação Ltda.
MTV Macapá
Cidade de concessão Macapá, AP
Canais
19 analógico
Rede MTV Brasil
Proprietário(s) Gilvam Borges
Fundação 17 de maio de 2009 (14 anos)
Extinção janeiro de 2011 (13 anos)
Sucessora TV Esporte Interativo Macapá
Nome(s) anterior(es) TV Mani
Cobertura Macapá, Mazagão e Santana

A MTV Macapá foi uma emissora de televisão brasileira com sede em Macapá, Capital do Estado do Amapá. A emissora era sintonizada no Canal 19 UHF e afiliada da MTV Brasil. A emissora entrou no ar em 2009 e foi extinta em 2011.

Pertencia ao político e atual senador pelo Amapá, Gilvam Borges. Era antecessora das TVs TV Alvorada, Marabaixo e Mani, todos no Canal 19.

História[editar | editar código-fonte]

A MTV Macapá surgiu em 17 de maio de 2009, ao se afiliar à MTV Brasil, quando a TV Mani é extinta.

Com afiliação da MTV Macapá à MTV Brasil, a rede volta na Capital depois de 15 anos, quando a TV Rio Amazonas, afiliada da rede desde 1992, deixou a rede em 1994 (atualmente é TV Tucuju, afiliada à RedeTV!).

Para comemorar a volta da MTV Brasil na cidade, foi realizado coquetel (10),[1] e a realização do show da cantora Pitty (11),[2][3] todos realizados em julho.

Em agosto do mesmo ano, a direção nacional da MTV Brasil soube dos usuários amapaenses do micro-blogging twitter de que a afiliada de Macapá deixou transmitir todo MTV Debate, apresentado por Lobão. Esse programa falava da crise no Senado, a história de #forasarney e sobre José Sarney. Segundo twitteiros, a emissora saiu do ar pra não mostrar debate na qual houve críticas do presidente do Senado na condução na crise e que tal falta de energia alegada pela afiliada era falsa. A notícia foi em destaque e publicada pelo portal do site da própria MTV Brasil.[4]

Em janeiro de 2011, a emissora sai do ar pela primeira vez. No dia seguinte, voltou ao ar, apenas para alertar: "MTV Macapá em Manutenção", mas sai do ar no dia seguinte.

Já no dia seguinte, ao contrário da expectativa da volta da emissora, passou a transmitir três redes de canais de compra e vendas de 24 horas no decorrer do ano: Shop Tour, Shop Time e Polishop TV, sem nenhum prévio aviso aos telespectadores.

A saída constante da emissora do ar e a troca das redes de canais de vendas provocaram protestos dos telespectadores em Macapá, que fizeram varias campanhas na internet pela volta da MTV Macapá, mas nada acontece. Não há retorno da MTV Macapá.

Em junho do mesmo ano, o Canal 19 que transmitia a Polishop TV saiu do ar. No mês seguinte, voltou ao ar, agora com novo nome da emissora e da rede Esporte Interativo.

Com isso, a MTV Macapá foi extinta e a sucessora passou ser TV Esporte Interativo Macapá, afiliada do Esporte Interativo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Coquetel de Inauguração da MTV Macapá Canal 19». Portal Caipirosca. 10 de julho de 2009. Consultado em 25 de novembro de 2012. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  2. «Lançamento MTV Macapá». Pittystop. 11 de julho de 2009. Consultado em 25 de novembro de 2012 
  3. «Lançamento MTV Macapá». Pittystop. 12 de julho de 2009. Consultado em 25 de novembro de 2012 
  4. «MTV Debate fica fora do ar no Macapá, em programa sobre o caso Sarney». MTV Brasil. 14 de agosto de 2009. Consultado em 25 de novembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • MTV Macapá (Twitter da emissora, desatualizado e abandonado)

Precedido por
TV Mani
Canal 19 UHF de Macapá
2009 a 2011
Sucedido por
TV Esporte Interativo Macapá