Maças (ginástica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maças

As Maças, semelhantes a balizas ou pinos de boliche, são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre quarenta e cinquenta centímetros de comprimento e pesarem pelo menos 150g cada.[1]

A parte mais grossa é chamada de corpo, parte mais afilada, de pescoço e a formada por uma esfera de três centímetros de diâmetro é denominada cabeça[1] .

Delicadeza das mãos é fundamental para se trabalhar bem com esse aparelho. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações.[2]

Este é um aparelho que exige o bom uso de ambos os lados do corpo. O elemento corporal equilíbrio deve ser executado sobre a meia-ponta ou sobre um joelho, ser visivelmente mantido, ter forma ampla, fixa e bem definida, além de ser coordenado com uma ou as duas balizas em movimento sendo os equilíbrios os principais elementos de dificuldade corporal nesse aparelho[2] .

Referências

  1. a b Local, táticas e equipamentos (em português). Como Tudo Funciona. Página visitada em 2009-06-18.
  2. a b Regras (em português). ColegioSaoFrancisco. Página visitada em 2009-06-18.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Maças (ginástica)
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.