Maciço Borg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maciço Borg
Maciço Borg está localizado em: Antártida
Maciço Borg
Localização dentro da Terra da Rainha Maud, Antártida Oriental
Coordenadas 72° 45' S 3° 30' E
Altitude 2 717 m (23 456 pés)
Localização Terra da Rainha Maud, Antártida Oriental
Cordilheira Cordilheiras da Antártida Oriental
Rota mais fácil Pelo Norte/escalada/caminhada
Escalada pela neve/gelo


O Maciço Borg é um espetacular maciço de montanhas, com cerca de 48 km de extensão e com cumes acima de 2700 m de altitude, situado junto ao lado noroeste da Depressão Penck na Terra da Rainha Maud, na Antártida Oriental.[1] O pico mais alto é a Montanha Hogsaetet (2717 m). O Vale Raudberg coberto de gelo e paralelo e o Vale Frostlendet tendem na direção nordeste de uma ponta a outra do maciço, dividindo seus cumes em três grupos acidentados:

1. Localizado na extremidade do norte do Maciço Borg encontra-se o cume da Montanha Borg, uma montanha grande, aplanada e coberta de gelo com muitos penhascos rochosos expostos.

2. Localizado na extremidade nordeste do Maciço Borg fica o cume do Pico Ytstenut. O nome "Ytstenut" significa "pico externo" na língua norueguesa.

3. Localizado na extremidade sul do Maciço Borg ´situa-se o cume da Montanha Hogfonna. O nome "Hogfonna" significa "o campo de gelo alto" na língua norueguesa.

Descoberta e nomeação[editar | editar código-fonte]

O maciço foi fotografado do ar pela Terceira Expedição Antártica Alemã (1938–1939), conduzida pelo Capitão Alfred Ritscher, mas não mostrado corretamente nos mapas pela expedição. Foi mapeado em detalhe por cartógrafos noruegueses a partir dos levantamentos e fotos aéreas da Expedição Antártica Norueguesa-Britânica-Sueca (NBSAE) (1949–1952), conduzida por John Schjelderup Giæver. Foi de novo cartografado através de fotos aéreas tiradas pela Expedição Antártica Norueguesa (1958–1959). Estes o chamaram de Borgmassivet (o maciço do castelo) em associação com a Montanha Borg, a sua mais proeminente característica.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b USGS Geographic Names Information System: USGS GNIS: Maciço Borg

 Este artigo incorpora material em domínio público do United States Geological Survey , documento "Maciço Borg" (conteúdo do Geographic Names Information System).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]