Maciço da Chartreuse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maciço da Chartreuse
(Maciço)
Os maciços dos Alpes
País  França
Região Blason Rhône-Alpes Gendarmerie.svg Ródano-Alpes
Localidades mais próximas Blason73-Savoie.svg Saboia & Blason74.PNG Alta Saboia
Altitude 2 082 m
Maciço da Chartreuse está localizado em: Alpes
Maciço da Chartreuse
Localização nos Alpes
Coordenadas 45° 22' 45" N 05° 49' 01" E
Notas: Rocha sedimentar

O Maciço da Chartreuse (em francês: Massif de la Chartreuse) é um maciço dos Alpes Ocidentais, grupo dos Pré-Alpes da Saboia, que se situam principalmente no departamento francês de Isère e só um quarta parte na Saboia.

O maciço, que deu o nome ao mosteiro da Grande Chartreuse, tem como ponto culminante o Chamechaude, um cume que atinge os 2082 m de altitude.

Eleva-se entre Grenoble a sul, Chambéry a norte, Voiron e Saint-Laurent-du-Pont a oeste, e o Vale do Rio Isère a leste.

Curiosamente é considerado um dos pontos mais meridionais do Maciço do Jura que começa na Alemanha, o Jura suábio, e que descende faz de fronteira natural entre a França e a Suíça onde ambos têm um Jura, respetivamente o Departamento do Jura e o Cantão do Jura.

Mesmo se menos conhecidos do que os maquis do Vercors, os maquisars como era chamada a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial que se escondia em zonas montanhosas com vegetação tipo bosques ou maquis para atacar de surpresa os nazis, os maquis da Chartreuse mesmo se menos numerosos do que aqueles em termos de efetivos, também tiveram um papel importante nesse movimento de libertação e patriotismo.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Zona de localização 8

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA) criada em 2005, dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Segundo a SOIUSA, os Pré-Alpes da Saboia são formados pelo conjunto Aiguilles Rouges, Pré-Alpes do Giffre, Pré-Alpes do Chablais, Pré-Alpes de Bornes, Pré-Alpes de Bauges, e Pré-Alpes da Chartreuse.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Assim os Pré-Alpes da Chartreuse são uma Subsecção alpina com a seguinte classificação:

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]