Maciço da Pedra Branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista do maciço a partir de Bangu
Vista do maciço a partir de Campo Grande
Vista do maciço a partir de Realengo

O Maciço da Pedra Branca fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, entre os bairros de Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Realengo, Taquara, Jardim Sulacap, Jacarepaguá e o restante da Zona Oeste. A transposição do maciço é feita pela estrada que liga o Largo de Piabas, no Recreio dos Bandeirantes, à Serra da Grota Funda, em Guaratibae também pelo Túnel da Grota Funda, inaugurado em julho de 2012. Outra transposição seria a Linha Verde, que ligaria Jacarepaguá a Bangu. É a maior área da cidade coberta por floresta natural, já que a Floresta da Tijuca é, em parte, oriunda de reflorestamento. A vegetação é rica e, nela, podem ser vistos exemplares seculares de braúnas, cedros, jequitibás e uma fauna exuberante.

A região é protegida desde 1974, quando foi criado o Parque Estadual da Pedra Branca, o qual possui cerca de 12 500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica. O maciço abriga o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, o Pico da Pedra Branca, com 1 024 metros de altitude. Apesar de ser um local protegido, o maciço sofre com invasões, poluição, erosão e outras conseqüências da falta de atenção com a região, detentora de importantes recursos hídricos. Este quadro começou a se modificar em 1988, quando autoridades municipais se mobilizaram para criar a Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca.

Atualmente, o parque possui três centros para visitação, passeios e apresentações guiadas ao local. Guias florestais acompanham grupos interessados em caminhadas pela região diariamente. O parque ainda oferece cursos sobre temas ligados à conservação ambiental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]