Macolo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Macolo
  Comuna angolana Angola  
Localização
Município Milunga
Província Uíge
País  Angola
Características geográficas
Área total 2,071 Km² km²
População total (2014) 678,674 hab.
Densidade 478 hab./km²
Sítio www.macolo.gov.ao

Macolo é uma vila e comuna angolana que se localiza na província de Uíge, pertencente ao município de Milunga.[1][2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Desde 2019 a comuna do Macolo contabiliza uma divisão administrativa composta por 66 aldeias, com 5 regedorias tradicionais.

A comuna limita-se ao norte com a comuna de Alto Zaza (Quimbele), a leste com a [ República Democrática do Congo]], a sul com a comuna de Massau e a Oeste com o município de Milunga.

A comuna de Macola, uma das comunas mais importante do Uíge[3] e do país, por possuir uma Antiga Base Militar das Forças Armadas Angolana na guerra civil em 1992-2002. A comuna possuí uma gama de variedade de recursos naturais e vasta cultura, como a dança,a moda, a gastronomia, a música, o desporto e as festas tradicionais locais.

Sede Administrativa[editar | editar código-fonte]

A sede do governo estadual é, chamado de Magico-Sede onde decorre as actividades Administrativas e Prestações Serviços Públicos como, Escolas, Hospitais, Polícia e Mercados regionais para à Sociedade no geral.

Sectores ou Bairros[editar | editar código-fonte]

Os principais bairros do Macolo são: Magico, Kipindi, Mafuane, Quimunhumba, Quimucande e Quimbuanzy, etc.

Actividade e Vida[editar | editar código-fonte]

A Comuna de Macolo dispõe de um imenso espaço natural para turismo nacional e sazonal ou internacional, com produção variável do seu Produto Interno Bruto(PIB de $3,1 mil milhões) por ano, a população dessa região sul da província do Uíge/Angola, sobrevivem das actividades Agrícolas nos campos, as vias de acesso da EN220 do Município de Milunga à Macolo carecem de condições adicionais para a população residentes. A população desta região, rondam em 678.674 (dadosINE©2019), a maioria deles são pobres, o índice de analfabetismo e as fora do Ensino Curricular continua a crescer, há poucas escolas para ensino primário, primeiro ciclo e ensino secundário.

Programa do Governo[editar | editar código-fonte]

O governo central provincial, tem criado esforço para a mudança radical da região com os seus parceiros sociais e das agências e agentes de socialização para o desenvolvimento superficial da Economia, Política, Social e Histórico. Através do Programa Integrado nos Municípios (PIM),criado pelo Estado Angola, para ajudar o rápido crescimento e desenvolvimentosustentável,ultimamente se diz há uns sinais de mudança e desenvolvimento sustentável da região.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
  2. «Angola: Comunas». Cubataworldphotos.com. 18 de dezembro de 2010. Consultado em 21 de dezembro de 2010 [ligação inativa]
  3. Blaise., Cronin, (2005). The hand of science : academic writing and its rewards. [S.l.]: Scarecrow Press. OCLC 56805583 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.