Mad Max

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mad Max
Mad Max (BR)
 Austrália
1979 • cor • 88 min 
Direção George Miller
Produção Byron Kennedy
Roteiro George Miller
James McCausland
Elenco Mel Gibson
Hugh Keays-Byrne
Gênero Ação / ficção científica
Idioma Inglês
Música Brian May
Direção de arte Jon Dowding
Direção de fotografia David Eggby
Figurino Clare Griffin
Edição Cliff Hayes
Tony Paterson
Distribuição Austrália Village Roadshow Pictures
Brasil Warner Bros Pictures
Cronologia
Último
Último
Mad Max 2 (1981)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Mad Max é um filme australiano estrelado por Mel Gibson e dirigido por George Miller. Revisado por Miller e Byron Kennedy sobre o roteiro original por James McCausland. Sua narrativa baseada no gênero faroeste tradicional, Mad Max conta a história de colapso da sociedade, amor e vingança. tornou-se um filme de maior bilheteria da Austrália e foi creditado para uma maior abertura de produções New Wave australianas. O filme também foi notável por ser o primeiro filme australiano a ser rodado por uma lente widescreen anamórfica.

O primeiro filme da franquia gerou sequencias como Mad Max 2: The Road Warrior em 1981 e Mad Max Beyond Thunderdome em 1985.

Sobre o filme[editar | editar código-fonte]

Lançado na Austrália em 1979, foi dirigido por George Miller e escrito por Miller, James McCausland e Byron Kennedy, que produziu o filme. Só foi lançado na América do Norte em 1980, e ainda mais tarde na Europa. O filme que transformou Mel Gibson em astro conhecido no mundo todo é o maior sucesso de bilheteria do cinema australiano.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em um futuro não muito distante (o filme começa com a frase: a few years from now) e pós apocalíptico, as bases da sociedade Lei e Ordem começando a ruir, um membro de uma gangue de motoqueiros Crawford "Nightrider" Montizano escapa de sua custódia policial roubando um Especial de Perseguição (Holden Monaro). Embora inicialmente ele consiga escapar de seus perseguidores novatos, o melhor em perseguição, Max Rockatansky envolve Nightrider em uma perseguição em altíssima velocidade, que resulta na morte de Nightrider e sua acompanhante em um violento acidente.

A gangue de motoqueiros de Nightrider, liderados por Toecutter e Bubba Zanetti chega em uma cidade vandalizando propriedades, roubando combustível e aterrorizando a população. Max e o oficial Jim "Goose" prendem um jovem protegido de Nightrider Johnny "The Boy" Boyle, quando Johnny, muito drogado e incapaz de pilotar sua moto, fica para trás após a gangue violentar um jovem casal. Quando não aparece testemunhas para seu julgamento, os tribunais arquivam seu caso e Johnny é liberado. Um furioso Goose ataca Johnny e ambos são contidos por outros policiais e trocam juras de vingança entre si. Depois que seu advogado arrasta Johnny para longe, o capitão Fred "Fifi" McPhee diz a seus oficiais que façam o que for preciso para pegar as gangues, mas tudo dentro da legalidade.

Pouco tempo depois Johnny sabota a motocicleta de Goose, que trava em alta velocidade e joga Goose pra fora da estrada. Goose escapa ileso mas sua moto fica bastante danificada. Ele pega uma camionete emprestada para levar sua motocicleta de volta. No entanto Johnny e Toecutter estão esperando Goose em uma emboscada. Johnny lança um tambor de freio no pára-brisas do carro em que Goose está o fazendo sair da estrada e capotar. Toecutter instrui Johnny a jogar um fósforo aceso na gasolina que vaza do carro onde Goose está preso. Johnny inicialmente recusa e Toecutter verbalmente e fisicamente insiste e Johnny joga o fósforo aceso nos destroços do carro, que irrompe em chamas.

Goose é gravemente queimado. Depois de ver seu corpo queimado no hospital, Max se desilude com a Força Policial. Preocupado com que pode acontecer a ele se continuar trabalhando para a MFP - e que ele está desfrutando da insanidade - Max diz a seu Capitão Fifi que está renunciando à MFP. Fifi, no entanto, o convence a tirar férias antes de tomar sua decisão final.

Enquanto no litoral, a esposa de Max, Jessie e seu filho pequeno fogem da gangue de Toecutter, que tentou estuprá-la. Ela foge, mas a gangue encontra- os em uma fazenda remota onde ela e Max estão hospedados. Eles atropelam Jessie e seu filho quando eles tentam escapar deixando seus corpos esmagados no meio da estrada. Max chega tarde demais para salvá-los.

Enfurecido, Max veste seu uniforme policial de couro e pega um carro especial preto (Ford Falcon XB) para perseguir a gangue. Depois de torturar um mecânico para obter informações, Max persegue metodicamente os membros da gangue. Ele força alguns a saltarem de uma ponte em alta velocidade, atira em Bubba Zanetti a curta distância com sua espingarda e induz Toecutter a bater violentamente sua moto em um caminhão. Max finalmente encontra Johnny, que está saqueando uma vítima de acidente de carro que supostamente havia sido morto por um par de botas. Em uma fria e reprimida raiva, Max algema Johnny em um de seus tornozelos no veículo acidentado, enquanto este implora por sua vida. Max ignora sua mendicância e faz uma armadilha de retardo de tempo com um isqueiro logo abaixo de um farol quebrado do veículo que lentamente enche de gasolina que vaza deste. Jogando uma serra para Johnny, Max o deixa a livre escolha do corte para se salvar: quer através das algemas (que terá dez minutos), quer por seu tornozelo (terá cinco minutos). Max vai embora casualmente, através de uma ponte, o veículo onde está Johnny explode. Max vai embora e se torna um nomade nas estradas.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Austrália Australian Film Institute

França Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz

  • Prêmio Especial do Júri: 1980[2]

Indicações[editar | editar código-fonte]

Austrália Australian Film Institute

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Ainda antes do início das filmagens era intenção dos produtores que o intérprete de Max Rockatansky fosse um ator com aspecto bruto e desconcertado. Um dia antes do teste para o filme Mel Gibson cortou o rosto em uma briga de bar, o que acabou ajudando-o a conseguir a personagem.
  • Aproximadamente 20% das cenas inicialmente previstas no roteiro não chegaram a ser rodadas, devido a dificuldades com o orçamento do filme. A van que é destruída logo no início de Mad Max pertencia ao diretor George Miller, que a utilizou em cena devido ao apertado orçamento que o filme possuía. Até 1998 Mad Max estava no Guinness Book como o filme de maior retorno/custo na história do cinema. Isto porque o filme custara US$ 400 mil aos seus produtores e arrecadou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias de todo o planeta.
  • A voz do ator Mel Gibson em Mad Max foi dublada na versão exibida nos cinemas americanos. Tal decisão foi tomada pelos produtores após assistirem o filme e considerarem que o público norte-americano teria dificuldades em compreender o sotaque australiano que Gibson tinha na época.
  • É considerado um dos melhores filmes de 1979. Detém atualmente 95% no site Rotten Tomatoes.
  • Uma das cenas do primeiro filme de Jogos Mortais é baseada na cena final em que Max Rockatansky algema o personagem "Johnny the boy" e da um serrote para cortar a perna e se livrar das algemas (Que eram muito resistentes) antes que a gasolina exploda.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.