Madeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Clarinete

Madeiras é o nome dado a instrumentos musicais de sopro cujo método de ativação não é a vibração dos lábios, mas sim, a vibração de uma palheta ou a passagem do ar por uma aresta.

Na Orquestra[editar | editar código-fonte]

Numa Orquestra, dentro do naipe de sopros, existem dois grupos de instrumentos distintos: as madeiras, e os metais. São distinguidos maioritariamente pelo timbre: genericamente, os metais apresentam um som mais "explosivo" e ribombante, ao passo que as madeiras possuem uma sonoridade mais doce e suave.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Apesar de se chamarem Madeiras, nem todos os instrumentos deste grupo são feito de madeira. Antigamente, os instrumentos deste grupo eram majoritariamente construídos de madeira, mas com os avanços tecnológicos, certos instrumentos passaram a ser construídos doutros materiais, como o metal (por exemplo, a flauta). Assim, distinguimos as madeiras dos metais não pelo material em que é construído o instrumento, mas sim pela forma de produção do som. Palhetas duplas ou simples vibram em contato com o sopro do instrumentista, produzindo o som no instrumento. Caracteristico dos instrumentos de madeira também é o sistema de chaves

Produção de som[editar | editar código-fonte]

O timbre das madeiras é característico pelo método de produção sonora de cada instrumento. Os instrumentos das madeiras produzem som de uma das seguintes formas:

Heterogeneidade tímbrica[editar | editar código-fonte]

Ao contrário das Cordas e dos Metais, o grupo das Madeiras não é timbricamente homogéneo. Ao passo que tanto nas Cordas como nos Metais os instrumentos têm características de produção e ressonância sonora semelhantes (o que lhes dá uma homogeneidade tímbrica em todo o seu âmbito), nas Madeiras, devido às diferenças físicas entre os instrumentos, existem vérias possibilidades tímbricas, não havendo um timbre homogéneo entre todos os instrumentos.

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita
Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.