Madison Square Garden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Madison Square Garden
Madisonsquaregarden.jpg
Nomes
Nome Madison Square Garden
Apelido MSG / The Garden
Características
Local Nova Iorque
 Nova Iorque
 Estados Unidos
Capacidade 19 763 (basquete)
18 200 (hóquei no gelo e lacrosse)
Construção
Inauguração
Data 1879 e 1968 (46 anos) (reconstruído)
Outras informações
Mandante New York Knicks (NBA)
New York Liberty (WNBA)
New York Rangers (NHL)

Madison Square Garden, chamado às vezes simplesmente de MSG ou The Garden, é um complexo de quatro arenas localizado na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

A primeira arena de hóquei foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1879, na Madison Square Garden. Desde então, a região da Praça Madison recebe eventos desportivos. A atual estrutura foi inaugurada em 11 de Fevereiro de 1968. Tem capacidade para quase 20 mil torcedores em jogos de basquetebol e 18 mil em jogos de hóquei no gelo.

Ali jogam quatro times profissionais da cidade, o New York Knicks (NBA), o New York Rangers (time de hóquei no gelo da NHL), o New York Liberty (WNBA) e o New York Titans (time de lacrosse da NLL). Madison Square Garden foi também o palco das primeira, décima e vigésima edições da WrestleMania da WWE.

Recebeu o All-star game da NBA de 1998, da WNBA de 2003 e 2006 da NHL de 1994, alguns jogos da Copa do Mundo de Hóquei no Gelo de 1996. Também recebeu confrontos de boxe históricos, com Joe Frazier contra Muhammad Ali.

Houve várias tentativas de mudar os Knicks e os Rangers - os principais usuários do ginásio - para o subúrbio da Nova Iorque e até para East Rutherford, New Jersey, todas sem sucesso.

Apresentações (1970 - 1980)[editar | editar código-fonte]

O ex-beatle George Harrison e seu introdutor na cultura hindu e amigo, o músico indiano Ravi Shankar, organizaram, em 1971, o Concert for Bangladesh, um evento beneficente em prol das vítimas do Ciclone Bhola (considerado o mais mortal já registrado, com quase 500 mil mortos), no Bangladesh, além daquelas das atrocidades da Guerra Civil deste país. Foram duas apresentações realizadas uma à tarde e outra à noite, no dia 1 de agosto daquele ano, e contou com a participação de artistas como  Bob DylanEric ClaptonRingo StarrBilly Preston. Os shows renderam US$243.418,51, e as vendas do álbum e do DVD continuam a beneficiar o fundo de George Harrison para o UNICEF.

Em 1972, Elvis Presley fez quatro shows na arena. Dois deles foram gravados e estão disponíveis em CD ("Elvis Recorded at Madison Square Garden" e "An Afternoon in The Garden"). As apresentações estão entre os melhores shows de sua carreira. Foi a única vez que o Rei deu shows na cidade. Os quatro espetáculos tiveram lotação máxima, com 55 mil pessoas em cada um!

A banda Led Zeppelin em 1973 também se apresentou na arena durante três noites consecutivas onde foi gravado o seu histórico concerto denominado The Song Remains the Same! A banda conseguiu reunir 40 mil pessoas no local.

Em 1977 o Pink Floyd tocou no Madison Square Garden, na turnê do álbum Wish You Were Here, este show pode ser encontrado hoje no bootleg "Welcome to The Machine, Live Madison Square Garden.

Em 1978, é a vez da banda Jethro Tull se apresentar no Madison Square Garden, apresentando músicas como Sweet Dream, Aqualung e Songs from the Wood. Porém, as três primeiras músicas do concerto não tiveram imagens gravadas, deixando o show no formato de VHS e DVD sem as imagens inicias da apresentação, porém o show lotou o Madison.

Apresentações (1980 - 2005)[editar | editar código-fonte]

Em 9 de novembro de 1990, a banda KISS fez o útlimo show da turnê do álbum Hot in the Shade. Este foi o último show do baterista Eric Carr, tido como um dos melhores bateristas da década de 1980, que veio a falecer, em 24 de novembro de 1991, vítima de um tipo raríssimo de câncer no coração.

Em 1994, Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day, tocou a música She pelado e foi preso logo em seguida.

Em 1995, Mariah Carey realizou um concerto exibido pelo canal Fox para promover seu quarto álbum de estúdio Daydream, tendo sido lançado em VHS/DVD tempos depois como Fantasy: Mariah Carey at Madison Square Garden.

Em 2001, o astro pop Michael Jackson se apresentou no estádio, em show comemorativo por seus 30 anos de carreira. Vários artistas participaram do evento, tais como Britney Spears, Luther Vandross, Chris Tucker e Whitney Houston. As WrestleManias I, X e XX foram todas realizadas no estádio.

Apresentações (2005 - 2014)[editar | editar código-fonte]

No ano de 2006, o MSG recebeu o grupo mexicano RBD com a RBD Tour USA composto por (Anahí, Alfonso Herrera, Maite Perroni, Christopher Uckermann, Dulce Maria e Christian Chávez) que se apresentaram diante de 48 mil pessoas, com sucessos como Rebelde, Trás de Mi e Aún Hay Algo.

Em 2007 o "The Garden" recebe o astro pop Justin Timberlake, com o seu Tour Mundial FutureSex/LoveShow, levando mais de 25 mil pessoas ao delírio. O evento foi gravado e transmitido ao vivo pela HBO, tornando-se um sucesso de vendas no mundo inteiro. Em 2007 também o rapper Eminem gravou seu dvd Live from New York City conseguindo lotar o Madison Square Garden Ainda em 2007 a cantora Christina Aguilera foi recebida no Madison Square Garden para a turnê Back to Basics Tour

Em 2008, é a vez de Michael Bublé actuar nos palcos do MSG, em "resumo" de todos os seus álbuns e sucessos editados e produzidos até ao momento, com cerca de 40 mil pessoas a assistir ao evento. Também em 2008 recebeu a Taking Chances Tour de Céline Dion.

Em 2009, os Jonas Brothers, durante sua turnê Burnin' Up, se apresentam para a gravação do filme Jonas Brothers: The 3D Concert Experience, cujo espetáculo recebeu mais de 20 mil pessoas, com participações especiais de Demi Lovato e Taylor Swift. O show ficou famoso em todo o mundo pela performance dos irmãos na gravação do filme. Fans ficaram mais de três dias na fila envolta do Madison Square Garden para ver os irmãos Nick, Joe e Kevin.

Em abril de 2009, o MSG teve a apresentação da banda Blink 182, logo após o retorno da banda. Esse show foi considerado pelos fãs um dos melhores após o fim do hiato. Com cerca de 40 mil pessoas presenciando o show.

No dia 22 de Junho de 2009 a cantora Beyoncé passou com sua turnê I Am... Tour no estádio e a abertura do espetáculo com a participação de Jay-Z cantando "Crazy in Love" e "I Just Wanna Love U (Give It 2 Me)" com Beyoncé, entrou para o DVD da turnê I Am... World Tour. Ela conseguiu reunir cerca de 20 mil fãs. Foi arrecadado 10 milhões com o espetáculo.

Também em 2009 no dia 24 de agosto, o MSG recebeu Britney Spears, com a sua turnê The Circus Starring: Britney Spears, com um público correto de 53 mil pessoas. Durante a turnê ela esgotou os três shows em 43 segundos.

Ainda em 2009 a cantora country Taylor Swift fez uma grande apresentação no MSG para sua turnê do álbum Fearless, ela conseguiu esgotar os ingressos em 1 minuto, segundo o documetario Journey to Fearless, que foi lançado em 2011 como DVD.

No dia 31 de agosto de 2010 , o estádio recebe outra apresentação ilústre, mas dessa vez do cantor Justin Bieber, para gravação de cenas de um doucumentário em 3D de sua turnê My World Tour. Apesar de muitos duvidarem de sua capacidade para se apresentar em uma arena tão conceituada, os ingressos para seu show na arena foram esgotados em apenas 22 minutos! O cantor, recebeu 55 mil pessoas no local e arrecadou 24 milhões de dólares.

No dia 4 de setembro de 2010, a cantora Ivete Sangalo se apresenta no estádio para gravaçao do seu quarto DVD, intitulado Ivete Sangalo live at Madison Square Garden. O evento recebeu cerca de 15 mil pessoas, com participações especiais de Seu Jorge, Nelly Furtado, Juanes e Diego Torres. Em 5 de setembro, o The New York Times publicou uma crítica escrita por Jon Pareles, chefe da crítica do jornal, elogiando a apresentação da cantora baiana, dizendo que havia ficado impressionado com ela.[72] Ele fez boas referências à energia "infatigável" e o "espírito de diva" de Ivete. Entretanto, para Pareles, a baiana enfrenta duas barreiras importantes, sendo essas o ritmo e língua:[2] "Não vai ser fácil para a sra. Sangalo expandir seu território e se juntar a artistas como Beyoncé,Madonna e Lady Gaga sendo uma pop star reconhecida mundialmente. Há, inevitavelmente, a barreira da língua para as músicas em português.

Em 11 de dezembro de 2010 a banda alemã Rammstein se apresentou no Madson Square Garden durante sua turnê do álbum "Liebe Ist Für Alle Da" ou simplesmente "LIFAD".O show também se caracterizou pela volta do Rammstein aos EUA depois de um período de um período de quase 7 anos.O show lotou o MSG e deixou os fãs americanos muito satisfeitos com a música e a pirotécnia apresentada em músicas como Feuer Frei! e Engel.

Em 2011, a Taylor Swift retornou ao local, mas dessa vez para a Speak Now World Tour, segnundo um especial na TV no programa 60 minutos, a cantora conseguiu lotar 4 shows em alguns minutos.

Em 2011, a cantora norteamericana Lady Gaga também realizou, segundo a própria, 5 shows no MSG. Dentre esses shows, Lady Gaga filmou o "Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden" em 21 e 22 de fevereiro, em formato especial com qualidade HD para ser apresentado como show de sua "The Monster Ball Tour". Filmado na cidade que deu vida à cantora, o especial de duas horas foi especialmente produzido pela HBO e esteve no ar dia 7 de maio de 2011, um dia após última apresentação de Gaga naquela turnê. Em 21 de novembro foi lançado o DVD e Blu-ray pela Media Blasters. Mais informações, #REDIRECIONAMENTO [1]

Também em 2011 o MSG foi palco do primeiro SMTOWN realizado em Nova York, o show contou com a participação de alguns dos maiores ídolos da música coreana como Girls'Generation, Super Junior, SHINee, BoA, TVXQ, f(x) e KangTa. O show serviu como pano de fundo para o documentário "I AM" lançado pela SM Entertainment meses depois.

Elton John, também fez história na casa, tenhdo mais de 43 mil pessoas presentes! Além disso, Elton John também tem a maior série de shows lotados na arena, realizados em 1988. Em 2007, o cantor comemorou seu aniversário de 60 anos na arena, lançando um DVD com o título de "Elton 60", o discurso de abertura foi feito por Bill Clinton. E recentemente em 2011, fez mais dois shows no local, totalizando 62 concertos na casa, sendo assim o artista recordista.

Amber Riley, também fez história, com apenas 21 anos levantou 40 mil pessoas, além disso lotou os ingressos em apenas 2 horas, hoje ela é conhecia por fazer seu papel em Glee. E hoje está com 26 aninhos.. e já faz todo esse sucesso. O Show dela foi em meados de 2006. Recentemente Amber não irá voltar tão cedo nos palcos solo, só depois que lançar seu 2 disco o 2 Girls.

Justin Bieber retornara ao local para dois shows de sua segunda turnê Believe Tour que vendeu os ingressos em 30 segundos, segundo o produtor Scot "Scooter" Braun, os shows aconteceram em novembro de 2012, com um público de mais de 27 mil pessoas. E vendeu todos os ingressos de sua turnê em 10 minutos.

One Direction, Uma banda que saiu do palco do The X Factor para o MSG, se apresentou no local recentemente (3 de dezembro de 2012), tocando músicas de sua turnê anterior Up All Night e músicas de seu mais novo álbum: Take Me Home; Com participação especial de Ed Sheeran na música Little Things.

Laura Pausini, Cantora italiana mais conhecida no mundo com 75 milhões de discos vendidos no mundo, comemora seus 20 anos de carreira com sua nova tournée 20 - The Greatest Hits que passa por New York no dia 06 de Março de 2014 no Madison Square Garden, Laura Pausini apresentou suas musicas com casa cheia, capacidade máximo do local. Apesar de ter recibido cantores ilustres para seu show como Gloria Estefan, Miguel Bosé, Il Volo , Biagio Antonacci e Ivete Sangalo não se sabe se o espetáculo será registrado em DVD.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]