Madonna di Campiglio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Madonna di Campiglio
Geografia
País
Autonomous region with special statute
Província
Comuna italiana
Tre Ville (en)
Comuna italiana
Altitude
1 522 m
Coordenadas
Demografia
Gentílico
campigliani
Funcionamento
Estatuto
Identificadores
Código postal
38086
Prefixo telefônico
0465
Website
Mapa

Madonna di Campiglio é uma fracção das comunas de Pinzolo e Ragoli, com aproximadamente 700 habitantes e situada a 1 522 msnm no alto Val Rendena, a pouca distância de Campo Carlo Magno, entre os Dolomitas de Brenta e o Adamello.

É um destacado lugar turístico, em verão, mas sobretudo em inverno, dispondo de numerosos remontes para a prática do esqui alpino e do snowboard. É um dos maiores referentes italianos do esqui. Pode-se aceder comodamente à localidade através da Strada Statale 239 di Campiglio.

Surgiu no final do século XIX no lugar de um antiquíssimo refúgio para caminhantes, sua extraordinária situação natural, no centro de uma risonha bacia entre o maciço de Brenta e a Pressanella, rodeada por espessos bosques de abetos, faz que Madonna di Campigligio seja actualmente um dos centros turísticos alpinos mais elegantes e melhor equipados de Itália.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A localidade fica no Val Rendena a uma altitude de 1.522 msnm. Há uma pequena praça no centro da cidade.

Vista panorámica dos dolomitas em agosto nos arredores de Madonna di Campiglio.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Todos os anos, em torno de fevereiro se celebra a Settimana WROOM, na que os pilotos de Fórmula Um de Ferrari se encontram na localidade e praticam esqui sobre as pistas ou participam em eventos, como o lançamento de novos veículos pela Fiat.[1]

A localidade alberga com regularidade corridas da Copa do Mundo de Esqui Alpino. Famosa é a sua pista 3-Tre (o nome significa «3 gare nel Trentino», três carreiras no Trentino), na qual se disputam provas de slalom especial da Copa do Mundo, e também a pista Spinale direttissima que tem na parte final uma grande pendente; dedicou-se a Michael Schumacher o último trecho da pista.

Referências

  1. APT Campiglio. «29° rievocazione storica Stella Alpina». campgliodolomiti. APT Campiglio. Consultado em 24 de novembro de 2014. Arquivado do original em 23 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]