Madraçal de Ben Youssef

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem: Medina de Marraquexe O Madraçal de Ben Youssef está incluído no sítio Medina de Marraquexe, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Pátio central
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Madraçal de Ben Youssef

O Madraçal de Ben Youssef é um madraçal (escola islâmica) anexo à Mesquita de Ben Youssef, em Marraquexe, Marrocos. Abriga alguns dos mais belos exemplos de arte e arquitectura de Marraquexe.

O madraçal, onde os estudantes memorizavam o Alcorão foi fundado pelo sultão Abu el Hassan no século XIV. Foi, no entanto, quase totalmente reconstruída pelos saadianos e foram estes que deixaram maior marca na arquitectura e arte do madraçal.

O madraçal está centrado num grande pátio com uma piscina para abluções. Os edifícios são feitos de madeira de cedro, com fino estuque trabalhado, mármore e zellige (azulejos coloridos) .

A sala de rezar possui alguma da mais exuberante decoração em todo o madraçal, com motivos de pinhas e palmeiras, que eram usados nos mihrab, dando um aspecto tridimensional.

Em todo o madraçal há numerosas inscrições em reboco e zellige, das quais a mais comum é a invocação bismillah: "Em nome de Alá, o piedoso, o misericordioso".

No pátio central podem-se ver as pequenas janelas dos dormitórios dos estudantes. Mais de 800 estudantes viveram neste madraçal. Todos os quartos se situam em volta de pátios.

Referências[editar | editar código-fonte]