Maeatae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Os Maeatae foram uma confederação de tribos que provavelmente viveu na região da Britânia compreendida entre a Muralha de Adriano e a Muralha de Antonino ou, possivelmente, em qualquer segmento da Muralha de Adriano. As fontes antigas que falam acerca deste período não especificam sua localização exata dentro da Britânia romana.

Existem nas imediações do povoado de Stirling, restos de uma grande fortaleza conhecida com o nome de "Dun Maeatae", (Da colina dos Maetae).

Pensa-se que esta tribo chegou à região a partir dos tratados que o governador da província britânica, Ulpio Marcelo, assinou com as diferentes tribos fronteiriças na década dos anos 180.

No ano 210 esta tribo iniciou uma importante revolta com o Império, que obrigou o imperador, Septímio Severo a ajudar a ilha com um vasto exército.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.