Mafagafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O "Mafagafo" é um personagem do tradicional trava-línguas português.

A folclórica família Mafagafo já foi objeto de importantes obras, como Um ninho de mafagafos cheio de mafagafinhos, de José Cândido de Carvalho e Ninho de Mafagafos de Rosana Rios. Tambem foi citado na musica do Mamonas Assassinas Uma Arlinda Mulher e de joninhas " O medo "

O texto do trava-línguas é bastante variável, como costuma ocorrer com expressões populares. Uma das possíveis expressões pode ser:

"Num ninho de mafagafos, seis mafagafinhos há; quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador será". "Em cima daquele morro há um ninho de mafagafos com sete mafagafinhos dentro, quem desmagafinhar os sete mafagafinhos, um bom desmagafinhador será.". Há também: "Um ninho de mafagafos tem sete mafagafinhos, quem desmafaguifar, um bom desmafaguifador será. Assim como eu desmafaguifei, um bom desmafaguifador serei."

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.