Reino de Mágada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Magadha)
Reino de Mágada

Reino de Mágada • मगधMagadha

1 200 — 345 a.C. 

Mapa da expansão do Reino de Mágada entre os séculos VI e IV a.C.
Coordenadas de Rajagriha   25° 1' 48" N 85° 25' 12" E
Coordenadas de Pataliputra 25° 36' 40" N 85° 8' 38" E
Continente Ásia
Região Subcontinente indiano
Capitais Rajagriha
Pataliputra
Países atuais  Índia
 Bangladesh
Nepal

Línguas línguas indo-arianas antigas, como magádi e outros prácritos; sânscrito
Religiões jainismo, budismo, hinduísmo
Moeda pana

Forma de governo monarquia absoluta, conforme o Artaxastra

Período histórico Antiguidade
• 1 200  Fundação
• 345 a.C.  Ascensão do Império Nanda
• 322 a.C.  Fundação do Império Máuria por Chandragupta
Mapa dos Mahājanapadas c.  600 a.C., antes da expansão de Mágada

Mágada (em sânscrito: मगध; romaniz.:Magadha) foi um reino indiano que fez parte dos 16 Mahājanapadas ("grandes países", em sânscrito). O coração deste reino era uma porção de Bihar que fica a sul do rio Ganges, com a sua capital em Rajagriha (atualmente Rajgir). Mágada expandiu-se até incluir a maior parte de Bihar e de Bengala com a conquista de Licchavi e Anga respectivamente.[1] O antigo reino de Mágada é mencionado no Ramayana, Mahabharata, nos Puranas, e muito mencionado nos textos budistas e jainistas. A primeira referência aos Mágada ocorre no Atharva-Veda onde eles são encontrados ao lado dos angas, gandaris e dos mujavats como um povo desprezado. Duas das maiores religiões da Índia tiveram origem em Mágada; Gautama Buda no século VI a.C. ou no V foi o fundador do Budismo, que mais tarde se espalhou para a Ásia Oriental e Sudeste Asiático, enquanto Mahavira fundou o Jainismo. Dois dos maiores impérios da Índia, Império Máuria e o Império Gupta, entre outros, tiveram origem em Mágada. O reino Mágada incluía comunidades republicanas tais como Rajakumara. Os aldeões tinham as suas próprias assembleias dirigidas pelos seus chefes locais, chamados Gramakas. A sua administração era dividida em funções executivas, judiciais, e militares.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O território do reino de Mágada correspondia ao território dos modernos distritos de Patna, Gaya e Bihar meridional, e a partes de Bengala no este. Era delimitado ao norte pelo rio Ganges; a Este pelo rio Champa; a Sul pelas montanhas Vindhya; e a Oeste pelo rio Son. Da época de Sidarta Gautama em diante, as suas fronteiras passaram a incluir a região dos Anga.

História[editar | editar código-fonte]

Existe pouca informação concreta acerca dos primeiros governantes de Mágada. As fontes mais importantes são as Crónicas Budistas do Sri Lanka, as Puranas, e vários outros textos jainistas e budistas. Mas, segundo a análise destas fontes, podemos ver que Mágada foi governada por várias dinastias. A primeira foi a dinastia de Briadrata, que governou entre cerca de 1 700 a.C. a 799 a.C.. Esta dinastia foi sucedida pela dinastia de Pradiota (799−684 a.C.). Depois, em 684 a.C., esta dinastia foi substituída pela dinastia Harianka (684−413 a.C.). O rei Bimbisara da dinastia Harianka desempenhou um papel ativo na política de expansão, conquistando os Anga, localizados naquilo que é hoje a Bengala Ocidental. Após a morte de Bimbisara às mãos do seu filho, Ajatasatru, a princesa viúva de Côssala morreu de desgosto, causando a que o rei Prasenajita revogasse a oferta de Kashi e por isso iniciando a guerra entre Côssala e Mágada. Ajatasatru ficou encurralado numa emboscada e foi capturado junto com o seu exército; mas, num tratado de paz, ele, o seu exército, e Kashi foram devolvidos a Mágada, e ele casou com a filha de Prasenajita.

Os registros diferem ligeiramente em relação a qual foi a causa da guerra entre Ajatasatru e a República de Licchavi. Parece que Ajatasatru enviou um ministro, que por três dias trabalhou para minar a união entre Licchavi e Vaishali. Para lançar o seu ataque atravessando o rio Ganga (Ganges), Ajatasatru teve que construir um forte numa nova capital chamada Pataliputra, a qual Buda profetizou que se tornaria um grande centro de comércio. Divididos por desentendimentos, os Licchavis foram facilmente derrotados assim que o forte foi construído. Os textos Jainistas dizem como Ajatasatru usou duas novas armas; uma catapulta e uma biga coberta com uma maça suspensa, que já tem sido comparada aos tanques modernos.

Mais tarde, surge a dinastia de Xixunaga, que governou durante uns 200 anos. Esta dinastia foi destruída por Ugrasena Maapadema Nanda, o primeiro governante do Império Nanda.

Dinastias de Mágada[editar | editar código-fonte]

Entre os dezesseis Mahajanapadas, o reino de Mágada ganhou a proeminência sob o reinado de várias dinastias, cujo pico de poder foi durante o reinado de Asoka Máuria, um dos mais legendários e famosos imperadores da Índia. O reino de Mágada emergiu como uma grande potência a seguir a subjugação dos seus vizinhos, e possuía um poder militar sem paralelo.

Dinastia de Briadrata[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Dinastia de Briadrata

De acordo com os Puranas, o Império Mágada foi estabelecido pela dinastia de Briadrata, que foi a sexta na linha do imperador Kuru da dinastia Bharata através dos seu filho mais velho Sudhanush. O primeiro imperador proeminente do ramo Mágada dos Bharathas foi o Imperador Briadrata. O seu filho Jarasanda figura nas lendas populares e teria sido morto por Bhima segundo o Mahabharatha.O Vayu Purana menciona que os Briadratas governaram por mil anos.

Dinastia de Pradiota[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Dinastia de Pradiota

Os Briadratas foram sucedidos pelos Pradiotas que de acordo com o Vayu Purana governaram por 138 anos. Uma das tradições dos Pradiota era de que o filho devia matar o seu pai para se tornar o seu sucessor. Durante esta época, é relatado que ocorreram grandes crimes em Mágada.

Dinastia de Xixunaga[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Dinastia de Xixunaga

De acordo com a tradição, a dinastia de Xixunaga fundou o Império Mágada em 684 a.C.. Sua capital era Rajagria, mais tarde transferida para Pataliputra, perto da atual Patna. Esta dinastia durou até 424 a.C., quando foi derrotada pelo Império Nanda.

Referências

  1. Ramesh Chandra Majumdar (1977). Ancient India. Motilal Banarsidass Publ. ISBN 8120804368.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mágada
Ícone de esboço Este artigo sobre um Estado extinto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Flag of IndiaHourglass icon   Este artigo sobre história da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.