Magenta (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Magenta
Magentaaward.jpg
Magenta no CRS Awards, em 2004
Informação geral
Origem País de Gales
País  Reino Unido
Gênero(s) rock progressivo
Período em atividade 2001 - atualmente
Gravadora(s) F2 Music
Página oficial www.Magenta-Web.com
Integrantes Christina Murphy
Rob Reed
Chris Fry
Martin Rosser
Dan Fry
Allan Mason-Jones

Magenta é uma banda de rock progressivo do Reino Unido formada em 2001 pelo ex-membro do Cyan Rob Reed. O Cyan foi formado em 1984 enquanto ele ainda estava na escola, apesar da banda ter terminado após algumas apresentações e o lançamento de uma demo. Reed é influenciado por bandas como Genesis, Mike Oldfield, Yes, Eurythmics e Bjork. Apesar de fortemente influenciado pelo rock progressivo, Reed também é compositor, tendo realizado vários trabalhos para o cinema e televisão.

O mais bem sucedido desses projetos é Trippa. A banda contava com a presença de Christina Booth no vocal e Rob Reed na guitarra e teclado, auxiliados por Rhiannon Stundon como vocal de apoio e Ryan Aston na bateria. Lançaram Trippa EP em 1999. Nessa época Reed convidou Christina para ser vocalista de uma banda de rock progressivo que ele tinha em mente, o que se tornou posteriormente no Magenta.

Historia[editar | editar código-fonte]

1991–2005[editar | editar código-fonte]

Em 1991 Reed regravou cinco faixas do Cyan em seu próprio estúdio, tocando todos os instrumentos. As faixas atrairam a atenção da gravadora SI Music, e, em 1993, Reed gravou mais três faixas para então lançar o álbum For King & Country.

Reed encontrou-se com Nigel Voyle enquanto gravava o segundo álbum do Cyan, Pictures From The Other Side, e levou alguns vocalistas para as gravações. Christina foi uma das convidadas, contando em voz de fundo. Reed então produziu e tocou teclado no primeiro álbum da banda de rock progressivo Fyreworks, o que atraiu o interesse da gravadora britânica F2 Music. Impressionado com a dedicação da gravadora com a música de Cyan, Reed gravou um terceiro álbum, The Creeping Vine, que vendeu bem no Reino Unido e contava novamente com Christina no vocal de apoio.

Em 2000 Reed começou a compor para o que seria o primeiro álbum do Magenta, Revolutions. Ele queria realizar algo novo, maior e mais conceitual. Ele citou que as bandas atuais de rock progressivo são assustadas e tímidas em admitir suas influências nas grandes bandas dos anos 70 e que para se igualar a tais bandas ele teria que dar prioridade à melodia ao invés das qualidades técnicas individuais. Revolutions foi considerado Melhor novo álbum em 2001 pela Musical Discoveries.

O segundo álbum do Magenta Seven foi lançado em março de 2004, e vendeu sua primeira edição em quatro semanas. O primeiro single, Broken, foi lançado em junho. Apesar de mais curto que as outras faixas do álbum, o single contém o som de rock progressivo clássico da banda, com uma abordagem mais moderna. Em novembro de 2004 a banda lançou o álbum duplo ao vivo Another Time, Another Place, gravado durante a turnê pela Europa entre 2002 e 2004. O concerto em DVD The Gathering também foi posteriormente lançado no final de 2005.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

DVD[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outras bandas de rock com vocais femininos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]