Maggie Q

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maggie Q
Maggie Q
Maggie Q na San Diego Comic-Con em Julho de 2010.
Nome completo Margaret Denise Quigley
Nascimento 22 de maio de 1979 (44 anos)
Honolulu, Havai
Nacionalidade norte-americana
Atividade 1998 - presente
Cônjuge Dylan McDermott

Margaret Denise Quigley conhecida profissionalmente como Maggie Q (Honolulu, 22 de maio de 1979), do signo de gêmeos, é uma atriz americana, ativista dos direitos dos animais e ex-modelo. Ficou mais conhecida após fazer a personagem principal na série de televisão Nikita da CW, que foi ao ar de 2010-2013. Atualmente foi escalada para o papel de Hannah, uma agente do FBI na nova série Designated Survivors, Q também faz parte do elenco do filme The Brits Are Coming e fez participação em Divergente, Insurgente e Convergente com o papel de Tori Wu, e interpretou Beth Davis (Michelle Weber) na série Stalker.

Biografia

Q nasceu e foi criada em Honolulu, Havaí. Seu pai é de descendência irlandesa e polaca e sua mãe é uma imigrante vietnamita. Seus pais se conheceram enquanto seu pai estava no Vietnã durante a guerra. Q cresceu com quatro irmãos.

Carreira

Por sugestão de um amigo, Q começou a modelar em Tóquio, aos 17 anos, antes de fazer uma mudança mal sucedida à Taipei, e finalmente, tentando em Hong Kong. Foi garota propaganda da marca de cosméticos Shiseido. Chegou rapidamente ao status de top model em várias partes da Ásia e já apareceu em mais de 100 capas de revistas, incluindo várias edições asiáticas como Time, Harper's Bazaar, Cosmopolitan,Elle e etc. Mas, foi em Hong Kong que ela foi seleciona por Jackie Chan, porque ele viu nela uma potencial estrela de filmes de ação. O treinamento intensivo dele a ensinou sobre a importância do profissionalismo e de sempre fazer suas próprias acrobacias. Q disse mais tarde,: "Quando eu comecei, eu nunca havia feito nem um dia de arts marciais em toda a minha vida. Eu não conseguia nem tocar os meus dedões." Em 1998 que começou sua carreira atuando no drama de televisão House of the Dragon, que foi um enorme sucesso na Ásia. Em 2000, Q fez sua estréia no cinema como Anna no filme Gui ming mo (Também conhecido como Model from hell) e foi ao estrelato como uma agente do FBI, Janni Quigley no thriller de ação Gen-Y Cops - A Nova Geração.

Impressinou tanto Jackie Chan em Gen-Y Cops que foi escalada para atuar em Crime Por Engano e A hora do Hush 2. Em 2002, ela estrelou como uma artista marcial assassina no filme de ação Fatal.Em 2005, atou em na série alemã House of Harmony, antagonista de Fann Wong. No mesmo ano, ela co-produziu o documentário Terráqueos narrado por Joaquin Phoenix. Em 2006, ela estrelou ao lado de Tom Cruise em Missão Impossível III, como Zhen, o único membro feminino da equipe do IMF. Em 2007, apareceu como Mail Lihn no filme de Bruce Willis,Live Free or Die Hard, o quarto filme da série Duro de matar e, como Maggie em Bolas em pânico. Em 2008, Q atuou com Cao Ying, uma neta do senhor da guerra Cao Cao em Três Reinos: Ressurreição do Dragão,nesse mesmo ano, ela também apareceu no drama/thriller Deception, filme estrelado por Ewan McGregor e Hugh Jackman, como Tina, uma banqueira de investimentos que, introduziu o personagem de Jackson com uma lista anônima exclusiva dos clubes de sexo. Q também estrelou no jogo de vídeo game, Need for Speed, Need for Speed: Undercover, como a protagonista sedutora, Chase Linh, agente federal, que é o único contato para a polícia de Tri-City. Em 2010, ela se tornou personagem principal da nova série da The CW Television Network, Nikita, um remake de La Femme Nikita.

Vida pessoal

Q tem sido vegetariana durante muitos anos seu tipo de comida predileto é vietnamita, e foi destaque em dois anúncios quase nua para PETA. Ela também foi responsável pela eliminação de todas as roupas feitas de peles de animais do guarda-roupa no set de Três Reinos: Ressurreição do Dragão. Em 2008, Q foi nomeada pela PETA a "Pessoa do ano". Ela tem três tatuagens, uma de uma ave fênix em seu quadril, que ela teve que esconder para a maioria de seus papéis, exceto Nikita.Q perdeu cerca de 30% de audição em um dos ouvidos, ao gravar uma cena de explosão. Ela vive em Los Angeles, com seus 7 cães. Q atualmente está noiva de Dylan McDermott (Jack), seu companheiro em Stalker. Q esta gravida e se casara em breve.

Televisão

Ano Título Papel
1998 House of Dragon Devine
2005 Terráqueos Co-produtora
2010- 2013 Nikita Nikita Mears
2014-2015 Stalker Beth Davis / MIchelle Weber
2016 [[Designated Survivors (série) Hannah

Filmografia

Ano Título Título em português Papel Notas
2000 Gui Ming Mo Anna Título nos EUA: Model from Hell
2000 Gen-Y Cops br: Gen-Y Cops - A Nova Geração Jane Quigley
2001 Manhattan Midnight Crime Por Engano Susan & Hope (gêmeas)
2001 Rush Hour 2 br: A hora do Hush 2
pt: Hora de Ponta 2
Menina no carro
2002 Naked Weapon Fatal Charlene Ching
2003 The Trouble-Makers Clary
2004 Rice Rhapsody Gigi
2004 Around the World in 80 Days br: Volta ao Mundo em 80 Dias - Uma Aposta Muito Louca
pt:A Volta ao Mundo em 80 Dias
Uma agente
2004 Magic Kitchen May
2005 House of Harmony Harmony
2005 Dragon Squad Yuet
2005 Taped Maggie
2006 Mission Impossible III Missão Impossível III Zhen Lei Prêmio de atriz coadjuvante de cinema no Asian Excellence Awards
2006 The Counting House Jade
2007 Live Free or Die Hard br: Duro de Matar 4.0
pt: Die Hard 4.0 - Viver ou Morrer
Mai Linh
2007 Balls of Fury Bolas em pânico Maggie Wong
2007 The Counting House Jade
2008 Three Kingdoms: Resurrection of the Dragon Três Reinos: Ressurreição do Dragão Cao Ying
2008 Deception br: A Lista - Você Está Livre Hoje?
pt: No Limite da Ilusão
Tina
2008 Need for Speed: Undercover Need for Speed: Undercover Chase Linh Video game
2009 The Warrior and the Wolf O Guerreiro e o Lobo Harran Woman
2009 New York, I Love You br: Nova York,Eu Te Amo
pt: Nova Iorque, Eu Te Amo
Janice Taylor
2009 Operation: Endgame Operation: Endgame High Priestess
2010 The King of Fighters The King of Fighters Mai Shiranui
2011 Padre Padre Sacerdote
2014 Divergent Divergente (filme) Tori Wu
2015 The Divergent Series: Insurgent A Série Divergente: Insurgente Tori Wu
2016 The Divergent Series: Allegiant - Part 1 A Série Divergente: Convergente Tori Wu
The Brits Are Coming Irina
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maggie Q