Magneto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde março de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Magneto
200px

Magneto
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição X-Men Vol. 1, #1 (Setembro, 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Erik Lensherr [1]
Espécie Humano Mutante
Afiliações Irmandade de Mutantes
X-Men
Clube do Inferno
Acólitos
Governo de Genosha
Excalibur de Genosha
Mutantes da Terra Selvagem.
Parentesco Magda (esposa, paradeiro desconhecido)
Anya (filha, falecida)
Wanda Maximoff (filha)
Pietro Maximoff (filho)
Cristalys (nora)
Luna (neta)
Lorna Dane (filha)
Visão (ex-genro)
Willian Kaplan (neto)
Thomas Shepherd (neto)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Magnus[2]
Erik Lehnsherr[3]
Rei Branco[4]
Rei Cinza[5]
Michael Xavier[6]
Erik o Vermelho[7]
O Mestre do Magnetismo
O Criador
Habilidades Magnetismo, Descargas Elétricas, Manipulação de Energia e Campos Magnéticos, Voo e Manipulação de Matéria Ferrosa a Nível Subatômico
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Magneto (Erik Magnus Lehnsherr, nascido Max Eisenhardt[1] ) é um personagem do Universo Marvel criado e publicado pela editora Marvel Comics. Magneto é terrorista mutante com enormes poderes de manipulação de campos magnéticos, além de controlar qualquer tipo de metal, incluindo o Adamantium. Possui também um capacete que o protege contra ataques psiônicos. Sua primeira aparição foi em X-Men Vol. 1, em 1963, sendo o primeiro vilão a ser enfrentado pelo grupo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Nascido Max Eisenhardt, foi perseguido junto com sua família, por serem de origem judaica. Após ver todos seus familiares serem mortos, foi mandado para o campo de concentração de Auschwitz onde trabalhou como Sonderkommando. Lá ele também conheceu uma Roma chamada Magda, e os dois fugiram do campo de concentração durante uma revolta em 4 de Outubro de 1944. Com muita dificuldade, ele reconstruiu sua vida, teve uma filha com Magda, Anya, e passou a atender pelo nome "Magnus". Apesar de Magnus ser chantageado por um capataz a dar metade de seu salário para manter seu emprego, eles viviam tranquilamente em uma vila russa. Ao recusar-se a continuar a aceitar a chantagem, Magnus teve sua casa incendiada por esse mesmo capataz e não recebeu ajuda de nenhum vizinho. Após ver sua filha ser queimada viva, ele utilizou seus dons de controle do magnetismo para matar todos que estavam no local, revelando pela primeira vez, seus poderes mutantes publicamente. Chocada com a cena, Magda o abandona, sem que ele soubesse que ela estava grávida novamente. Ela andou até chegar à Montanha Wundagore, onde foi acolhida pelo Alto Evolucionário e, ajudada pela criatura Bova, teve seus dois filhos gêmeos bivitelinos: um menino igual ao pai e uma filha igual a mãe. Magda fugiu tão que pôde andar, deixando as crianças aos cuidados do Alto Evolucionário, que os repassou a Django Maximoff, um cigano que morava com numa tribo nas proximidades da montanha. Magnus também assume a identidade de "Erik Lansherr, o Sinto".

Em um hospital em Israel, Magnus conheceu o Professor Charles Xavier. Os dois se tornaram aliados, com frequentes discussões sobre o rumo que os mutantes deviam ter. Após os dois resgatarem uma amiga mútua, Gabrielle Haller, do Barão Strucker, Magnus se apoderou da reserva de ouro do barão, e se separou de Charles por ter visões conflitantes das dele, passando a assumir o nome de Magneto. Desde então, ele abandonou a crença na humanidade, passando a acreditar que somente dominando-a, os mutantes poderiam ter alguma chance de sobreviver. Magnus passa a atuar como terrorista, lutando a favor dos mutantes contra a humanidade. Em sua primeira aparição pública como Magneto, ele entra em conflito com a primeira formação dos X-Men (também em sua primeira missão), ao tentar roubar mísseis nucleares americanos.

Na tentativa de criar um império mutante, Magneto já liderou duas equipes para fazer frente aos X-Men: a Irmandade de Mutantes e os Acólitos.

Curiosamente Magneto também já liderou os X-Men em duas ocasiões. A primeira foi durante a estada do Professor X fora da Terra, quando ele foi levado para o Império Shiar para receber tratamento médico. Nessa época, acreditava-se que Magneto pretendia se regenerar e o próprio professor Xavier deu-lhe a função de líder. Esse momento marca a saída dos membros originais dos X-Men, que não aceitaram ser guiados por seu ex-inimigo, para formar o X-Factor. A liderança de Magneto sobre os pupilos de Xavier foi encerrada à força quando ele deliberadamente não impediu a morte do mutante Cifra (membro dos Novos Mutantes). A outra situação em que liderou os X-Men foi na realidade alternativa apresentada na saga Era do Apocalise, na qual inspirado pela morte de Xavier numa tentativa de salvá-lo, Magneto adotou para si os ideais de convivência pacífica entre homens e mutantes.

Posteriormente, porém, retomou sua idéias de domínio mundial, sendo o principal vilão de várias sagas, tais como Guerra Magnética, onde (com a ajuda do andróide Ferris) ele obteve controle de toda energia eletromagnética do planeta, chantageando a ONU e exigindo que ele fosse declarado soberano de Genosha. Apesar da resistência dos X-Men e do sacrifício de Joseph (que morreu para que a energia eletromagnética da Terra não saísse de controle), Magneto obteve o que queria. Como soberano de Genosha, ele organizou um exército mutante, disposto a dominar a Terra (eventos mostrados na saga Amanhecer Violento), sendo detido por Wolverine, que aparentemente o matou. Magneto porém, ressurgiu meses depois, se aliando novamente a Xavier, depois de Cassandra Nova usar dois Sentinelas- Gigantes para devastar Genosha. Atualmente ele está sem os poderes, devido ao Dia M.

Magneto tem dois filhos, ambos mutantes: a Wanda e Pietro Maximoff. Os dois já fizeram parte da Irmandade de Mutantes, mas posteriormente se regeneraram. Wanda fez parte de várias formações dos Vingadores e Pietro atuou junto de vários outros grupos, tendo inclusive ajudado e sido ajudado mais de uma vez pelo Quarteto Fantástico.

Joseph[editar | editar código-fonte]

Houve também um clone de Magneto, chamado de Joseph, feito por Astra, que originalmente pretendia usá-lo para se vingar de Magneto. Esse clone apareceu sem memória na floresta amazônica no norte do Brasil e tinha uma moral menos maniqueísta que a do Magneto original. Mais tarde ele encontrou os X-Men que o enfrentaram, pensando que fosse Magneto. Durante um curto período ele atuou do lado da equipe mutante até que o verdadeiro Magneto retornou. Ele aproveitou a existência do clone que todos acreditavam ser ele para colocar em prática o seu plano de criar uma nação mutante na Terra no evento chamado Guerra Magnética. O seu clone ajudou a impedí-lo sacrificando a própria vida. Porém, mesmo assim a ONU se intimidou com as ameaças de Magneto e deu a ele s soberania sobre a nação de Genosha.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Erik tem o controle dos campos eletro-magnéticos (magnetismo) da Terra.

Com isso, ele pode disparar vários tipos de descargas elétricas e magnéticas. Com o seu capacete de aço ele pode levitar ele mesmo, dando-o a habilidade de voar. Magneto só consege levitar outros seres vivos quando, no sistema circulatório do alvo, tem os nutrientes do ferro. Pode também manipular o ferro em todos os seus estados fisicos (sólido, liquído, etc.), e também possui um alto nível de inteligência (Mágneto também usa fogo e telepatia no seu último estágio de evolução). Magneto era conhecido por enfrentar Wolverine facilmente graças ao adamantium em seus ossos; mas quando o mesmo ganha um novo adamantium à prova de magnetismo, dado por Apocalipse, ele se torna o inimigo letal de Magneto.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Magneto aparece em todas as adaptações dos X-Men.

Animação[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ian McKellen interpreta Magneto na trilogia de filmes dos X-Men. No primeiro filme, ele é o principal vilão, sequestrando Vampira para operar uma máquina que induz mutações (que transformaria os líderes da Terra em mutantes). Em X2, após se libertar da prisão, Magneto se une aos X-Men para combater o Coronel William Stryker - para em certo ponto tentar matar os humanos normais usando a cópia do Cérebro construída por Stryker. Em X-Men: The Last Stand, Magneto convoca um exército para atacar a ilha de Alcatraz, onde uma cura para mutações estava sendo criada. Durante a batalha de Alcatraz, Fera injeta a cura em Magneto, mas na cena final do filme mostra-se que ele aparentemente está recuperando os poderes.

Em 2011, foi lançado X-Men: First Class, uma prequela mostrando as origens dos X-Men. No filme, Erik Lensherr, interpretado por Michael Fassbender, começa a caçar oficiais nazistas que trabalharam no campo de concentração em que esteve preso, principalmente Sebastian Shaw, o assassino de sua mãe. Lensherr conhece Charles Xavier e usou seus poderes ao lado dos X-Men para deter Shaw, mas no final se desentende com o amigo e cria a Irmandade de Mutantes. No filme, é revelado que o capacete que bloqueia a telepatia de Xavier foi criado pelos soviéticos para Shaw, e que o nome Magneto foi cunhado por Mística.

No filme "Wolverine Imortal" (The Wolverine), ele aparece nas cenas finais com Charles Xavier dizendo algo sobre novas armas dos humanos para caçar mutantes, possivelmente o Esquadão Sentinela.


Video games[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b X-Men: Magneto Testament #1
  2. X-Men vol.2 #72
  3. New Avengers #20
  4. New Mutants vol. 1 #51
  5. New Mutants vol. 1 #75
  6. New Mutants vol. 1 #35-75
  7. Uncanny X-Men #350