Magomed Tolboyev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Magomed Tolboyev.

Magomed Omarovich Tolboyev foi um cosmonauta da antiga União Soviética. Ele foi membro de uma das turmas de cosmonautas selecionadas para voar ao espaço a bordo do ônibus espacial Buran, mas retirou-se do programa espacial soviético sem ter ido ao espaço 1 .

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Magomed Tolboyev nasceu em 20 de janeiro de 1951 em Sogratel, na República Autônoma do Daguestão, na região soviética do Cáucaso. É casado com Lyubov Vasilyevna Kondratenko, com quem tem três filhos, Natalya, Ruslan e Marina, nascidos, respectivamente, em 1967, 1974 e 1986 2 . Tolboyev também escreveu um livro, realizou uma tentativa de estabelecer um recorde de altitude em balão tripulado, chegando a 40.000 metros, em 2003, e publicou um livro autobiográfico. Atualmente, mantém um site sobre suas atividades 3 .

Formação e Carreira[editar | editar código-fonte]

Tolboyev ingressou na academia da Força Aérea Soviética, em Yeysk, em 1969, na qual graduou-se em 1973. A partir de então, serviu em diferentes unidades da força aérea de seu país até 1980. Naquele ano ele deixou a força aérea e ingressou como piloto de testes da escola de pilotos do Ministério da Indústria Aérea em Zhukovskiy. Mas permaneceria pouco tempo no cargo, sendo selecionado como cosmonauta em 1983 4 .

Escolha e Carreira como Cosmonauta[editar | editar código-fonte]

Em 1976, Magomed Tolboyev fez sua primeira tentativa de ser escolhido como cosmonuta pelo programa espacial de seu país. Contudo, veio a ser reprovado nos exames médicos devido a um trauma em sua coluna vertebral, ferimento este decorrente de uma ejeção durante um acidente que sofrera ao pilotar um jato Sukhoy Su-7 anos antes. Ele fez nova tentativa em 1979, mas novamente foi rejeitado, desta vez devido a um ferimento em um joelho, ocasionado por uma ejeção em outro acidente aéreo. Em 1981, Tolboyev passou a trabalhar para o programa espacial soviético, participando das experiências aéreas que levariam ao desenvolvimento do Buran, a primeira espaçonave reutilizável da União Soviética. Em 1983, ele finalmente conseguiu ser selecionado como cosmonauta para o Buran, passando a realizar o treinamento básico no Instituto de Aviação de Moscou. Em 1985, ele foi oficialmente nomeado como cosmonauta. De abril a novembro de 1988, Tolboyev passou a realizar voos de teste com a nave Buran, dentro da atmosfera terrestre. A exemplo dos testes realizados pelos norte-americanos, os primeiros a utilizar este tipo de nave, o Buran era levado a grandes altitudes no dorso de um avião e lançado com tripulação que o controlava até o solo, planando. Tolboyev também efetuou voos de testes a bordo de aviões Tupolev Tu-154LL e Mig-25, para testar a resistência e adaptação de seu organismo às grandes velocidades. Em 15 de novembro de 1988, quando o Buran realizou aquele que seria seu primeiro e único voo ao espaço, Tolboyev foi escolhido para pilotar um jato Mig-25 para acompanhar a nave em sua decolagem e aterrissagem. O avião de Tolboyev é visível no famoso vídeo divulgado do ônibus espacial correndo pela pista de pouso após seu retorno seguro à Terra. Posteriormente, Tolboyev foi anunciado como o cosmonauta escolhido para participar da primeira missão espacial tripulada do Buran, juntamente com o cosmonauta Igor Volk, que seria o comandante. Contudo, esta planejada missão nunca seria realizada, pois o Buran jamais seria utilizado novamente, uma vez que foi tirado de atividade devido aos altos custos que proibiram a continuidade do projeto 4 5 . Certo de que perdera a chance de voar ao espaço, Tolboyev retirou-se do programa espacial de seu país logo após o fim da União Soviética e ingressou na carreira política em 1994, como representante da República do Daguestão na Duma. Entre 1996 e 1998, tornou-se chefe co conselho de segurança do Daguestão, em Makhachkala 1 . Em 1997, ele tornou-se também presidente do show aéreo MAKS, realizado bienalmente 4 6 .

Referências

  1. a b Spacefacts. [1]
  2. Spacefacts. [2]
  3. Tolboev. [3]
  4. a b c [ HENDRICKX, Bart; VIS, Bert. Energiya-Buran: The Soviet Space Shuttle. Chichester, UK: Springer/Praxis, 2007]
  5. [ HALL, Rex D.; SHAYLER, David J.; VIS, Bert. Russia’s Cosmonauts: Inside The Yuri Gagarin Training Center. Chichester, UK: Springer/Praxis, 2005]
  6. MAKS. [4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • http://www.spacefacts.de/english/bio_cosm.htm.
  • HALL, Rex D.; SHAYLER, David J.; VIS, Bert. Russia’s Cosmonauts: Inside The Yuri Gagarin Training Center. Chichester, UK: Springer/Praxis, 2005
  • HARVEY, Brian. The Rebirth Of The Russian Space Program: 50 Years After Sputnik, New Frontiers. Chichester, UK: Springer/Praxis, 2007
  • HENDRICKX, Bart; VIS, Bert. Energiya-Buran: The Soviet Space Shuttle. Chichester, UK: Springer/Praxis, 2007.
  • RODRIGUES, José Sinésio. Os Segredos Soviéticos. In: 12º ENAST (Encontro Nacional de Astronomia), Londrina: MCTL/GEDAL. Anais. Vol 12, 2009.