Mahr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mahr (em árabe: مهر; também transliterado mehr, Meher, ou mahrieh) é na religião islamica o valor a ser pago pelo noivo à noiva, no momento do casamento (Nikah) e nada mais é que um presente em dinheiro, que ela pode gastar como ela deseja.

Frequentemente disse que o Mahr é um valor a ser pago pelo homem para sua esposa antes do casamento, para que ela esteja garantida no caso dele acabar. No entanto, este é um equívoco. De acordo com os ensinamentos islâmicos no Alcorão e do Hadith (ditos do profeta Maomé), Mahr é o valor a ser pago pelo noivo para a noiva na hora do casamento (Nikah). É obrigatório que o noivo a pague, no momento da Nikah, pois é uma condição necessária para o Casamento (Nikah), sem a qual Nikah está incompleto. Também deve ser um montante significativo, e não uma quantia pequena, mas proporcional à condição financeira do noivo, muitas vezes igual ao salário de um mês ou mais, ou de várias gramas de ouro ou prata.[1] Pode ser dinheiro ou outro dom, como uma casa ou outra propriedade.

É um direito da noiva muçulmana e o começo de sua emancipação financeira, que lhe dá uma sensação de segurança e respeito. Por outro lado, a noiva ou os seus pais não têm obrigação de dar um dote, Hunda, ou qualquer doação em dinheiro ou em espécie. O Islã faz o marido responsável pelas obrigações financeiras de uma família. Não existe o conceito do dote no Islã, embora o termo "dote" seja por vezes utilizado para traduzir Mahr, mas tal ideia pode ser enganosa, sendo que "presente da noiva" expresssa a ideia de forma mais precisa.[2] Também se leva em conta o status social da noiva.[3]

Estudiosos islâmicos consideram como uma forma de enfatizar a importância do contrato de casamento e uma forma de prepar o marido para cumprir suas responsabilidades conjugais.[4] Também pode ser uma forma de proteção contra o divórcio arbitrário.

Referências

  1. '…the wealthy according to his means, and the straitened in circumstances according to his means. The gift of a reasonable amount is necessary from those who wish to act in the right way' (Qur'an 2:236)
  2. Mahr" in Oxford Islamic Studies Online Oxfordislamicstudies.com.
  3. Joseph Schacht, An Introduction to Islamic Law, 2nd impression, (New York: Oxford University Press, 1982), p. 167
  4. Amin Ahsan Islahi, Tadabbur-i-Qur'an, 2nd ed., vol. 2, (Lahore: Faran Foundation, 1986), p. 278