Maia (mitologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conselho dos Deuses: Hermes e Maia, detalhe de uma ânfora ática. 500 a.C., Coleções Estatais de Antiguidades (Inv. 2304).

Na mitologia grega, Maia (do grego dórico Μαία) é uma deusa plêiadiana; uma das sete irmãs, filhas de Atlas e Plêione. Para que escapassem do gigante Órion, Zeus transformou-as no aglomerado estelar das Plêiades, integrante da constelação de Touro. Passando a viver na Via Láctea, exílio e lar das deidades menores; com Zeus, Maia teve Hermes, o belo mensageiro dos deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera, por ciúmes de Zeus. Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera.

Na mitologia romana, Maia Maiestas é a deusa da fecundidade e da projeção da energia vital, e da primavera, talvez seja uma outra concepção da grega. Maiestas personifica o despertar da natureza na primavera e o renascimento; veio tornar-se a mentora de seu filho Mercúrio. Identificada como Fauna e Bona Dea, a boa deusa. Maia pode ser equivalente à uma velha deusa da Primavera dos primeiros povos itálicos. Maia Maiestas é também deusa a fértil estação das chuvas, e possivelmente fosse a mais bela das Plêiades. Seu nome significa literalemente "pequena mãe", hipocorístico tradicionalmente dado a uma mulher idosa, uma avó, ama de leite ou parteira.[1] . O termo "maiêutica" seria também derivado do nome dessa ninfa da Arcádia.Alguns afirmam que o quinto mês do calendário juliano, o mês de maio (em latim, Maius), deriva do seu nome. O primeiro e o décimo-quinto dias de maio eram consagrados a ela. No primeiro de maio, o flâmine de Vulcano sacrificava uma porca grávida, um sacrifício adequado também para uma deusa da terra como a Bona Dea.


Referências

  1. Chantraine, Pierre Dictionnaire étymologique de la langue grecque, Klicksieck, 1990, s.v. μαῖα, p. 657b-658a.
  • Harry Thurston Peck, Harper's Dictionary of Classical Antiquities, 1898
  • Encyclopaedia Britannica, 1911.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]