Maid Café

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde janeiro de 2015).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Maid Café (メイド喫茶 / メイドカフェ, Meido kissa / Meido kafe)[1] é uma subcategoria dos cafés cosplay[2] , e surgiu no Japão em 2001, quando estavam em alta os animes/mangás de famílias milionárias com vários empregados vestidos com roupas vitorianas. Nestes estabelecimentos, as funcionárias vestem-se com uniformes de empregada e tratam seus clientes como "mestres" de uma mansão.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro Maid Café do mundo, Cure Maid Café[3] , se estabeleceu em Akihabara[4] , um distrito do bairro de Chiyoda, Tóquio, Japão. Após isso, o conceito de Maid Café ganhou o Japão, e o mundo! Desde então, diversos estabelecimentos como este foram inaugurados no Japão, muitos se mantendo firmes até hoje, principalmente na região de Akihabara. Aos poucos, surgiram Maid Cafés no exterior, em países como a China, a Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Austrália, Hungria, República Checa, França, Países Baixos, México, Canadá e Estados Unidos.

No mundo afora existem vários Maid Cafés físicos e Maid Café não-físicos. No Japão[5] já existem muitos físicos[6] , nos Estados Unidos[7] também. No Brasil não existe nenhum estabelecimento do tipo físico, apenas não-físicos, que vão em eventos e convenções Otaku/Geeks.

Tratamento aos Clientes[editar | editar código-fonte]

Em um Maid Café a pessoa entra e é tratada como se fosse um "mestre", um patrão que acaba de chegar em seu palácio ou mansão e é recepcionado por seus "servos". Nesses locais as pessoas são tratadas como reis, tiram fotos com as maids e participam de diversas brincadeiras enquanto esperam sua refeição chegar.

Maid atendendo na Desucon

Por mais que pareça algo meio pervertido ou dominador, é um estabelecimento bem infantil. Basta procurar no youtube videos de Maid Café e verá como é uma diversão inocente e pueril.

Trajes e Aparência[editar | editar código-fonte]

Nestes estabelecimentos, as funcionárias se vestem como empregadas domésticas. Geralmente as cores adotadas são o preto e o branco, mas, como cada Maid Café tem a sua característica, muitos optam por utilizar uniformes em cores mais claras, ou com acessórios coloridos, para se diferenciar/destacar.

O interior de um Maid Café deve ser aconchegante, de modo que o cliente sinta-se em casa. Mesas dispostas pela sala, com um bom espaçamento entre elas, cadeiras confortáveis, tapetes e bancadas são uma boa forma de organizar o ambiente. Estantes com mangás, aparelhos de karaokê ou mesas de jogos também são bem-vindas, dependendo da estrutura do Maid Café.

Interior de um Maid Café em Osaka, Japão

Tão importante quanto o serviço bem feito, é o cardápio desses estabelecimentos. A maioria dos Maid Cafés oferecem menus semelhantes aos demais cafés típicos. Os clientes podem encomendar café, outras bebidas, e uma grande variedade de entradas e sobremesas. No entanto, em Maid Cafés, as Maids, muitas vezes, decoram o pedido do cliente, indo até sua mesa, e desenhando algo bonito, ou escrevendo palavras de incentivo. Cobertura de sorvete pode ser usada para decorar sobremesas, e Ketchup pode ser utilizado para decorar omelete de arroz (オ ム ラ イ ス Omu-raisu), sendo este um prato popular no Japão. Este serviço contribui para a imagem da garçonete como uma empregada fofa, que mima seu "mestre".

A maioria desses Maid Cafés montam sua estrutura e vendem pratos típicos dos cafés japoneses, mas alguns não seguem o script de atendimento padrão, o que irrita boa parte dos fãs dessa cultura.

Maids em um evento de cultura pop japonesa

Maid Cafés no Brasil[editar | editar código-fonte]

Atualmente os Maid Cafés brasileiros mundialmente conhecidos pela qualidade do atendimento e autenticidade dos pratos são:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Maid_caf%C3%A9
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Cosplay_restaurant
  3. http://www.curemaid.jp/
  4. http://intersections.anu.edu.au/issue25/galbraith.htm Intersections.anu.edu.au. Retrieved 2014-01-22.
  5. http://www.cafe-athome.com/
  6. http://uniorb.com/ATREND/Japanwatch/maidcafe.htm
  7. http://www.maidcafeny.com/