Maid Café

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Maid Café (メイド喫茶 / メイドカフェ, Meido kissa / Meido kafe)[1] é uma subcategoria dos cafés cosplay[2] , e surgiu no Japão em 2001, quando estava em alta os animes/mangás de famílias milionárias com vários empregados vestidos com roupas vitorianas. O primeiro Maid Café do mundo, Cure Maid Café, se estabeleceu em Akihabara[3] . Após isso, o conceito de Maid Café ganhou o mundo! Em um Maid Café a pessoa entra e é tratada como se fosse um "mestre", um patrão que acaba de chegar em seu palácio ou mansão e é recepcionado por seus "servos". Nesses locais as pessoas são tratadas como reis, tiram fotos com as maids e participam de diversas brincadeiras enquanto esperam sua refeição chegar.

Maid atendendo na Desucon

Por mais que pareça algo meio pervertido ou dominador, é um estabelecimento bem infantil. Basta procurar no youtube videos de Maid Café e verá como é uma diversão inocente e pueril.

No mundo afora existem vários Maid Cafés físicos e Maid Café não-físicos. No Japão[4] já existem muitos físicos[5] , nos Estados Unidos[6] também. No Brasil não existe nenhum estabelecimento do tipo físico, apenas não-físicos, que vão em eventos e convenções Otaku/Geeks. A maioria desses Maid Cafés montam sua estrutura e vendem pratos típicos dos cafés japoneses, mas alguns não seguem o script de atendimento padrão, o que irrita boa parte dos fãs dessa cultura.

Maids em um evento de cultura pop japonesa

Atualmente os Maid Cafés brasileiros mundialmente conhecidos pela qualidade do atendimento e autenticidade dos pratos são:


  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Maid_caf%C3%A9
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Cosplay_restaurant
  3. http://intersections.anu.edu.au/issue25/galbraith.htm Intersections.anu.edu.au. Retrieved 2014-01-22.
  4. http://www.cafe-athome.com/
  5. http://uniorb.com/ATREND/Japanwatch/maidcafe.htm
  6. http://www.maidcafeny.com/