Corrente dominante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mainstream ("corrente principal") é um termo inglês que designa o pensamento ou gosto corrente da maioria da população. É muito utilizado atualmente referindo-se às artes em geral (música, literatura, etc.).

Geralmente usado para definir: [1][2]

  • algo que é comum e/ou muito usual;
  • algo que é familiar às massas;
  • algo que está disponível ao público geral;
  • algo a que tem laços comerciais;

O termo mainstream inclui tudo que diz respeito a cultura popular, e é disseminado principalmente pelos meios de comunicação em massa. Muitas vezes é também usado como termo pejorativo para algo que "está na moda". O contrário do Mainstream seria chamado de Underground ou Hipster, ou seja, o que não está ao alcance do grande público, sendo restrito a cenas locais ou públicos restritos.

Na midia

A grande midia, ou mídia de massa, é geralmente aplicado para publicações impressas, como jornais e revistas que contêm o maior público entre o público total, junto com a televisão e estações de rádio que contém a maior visualização e público ouvinte, respectivamente. Isto está em contraste com diversas publicações independentes, como jornais semanais alternativos, revistas especializadas em diversas organizações e empresas, e várias fontes electrónicas, tais como podcasts e blogs (Apesar de alguns blogs serem mais mainstream do que outros devido à sua associação com uma fonte, tendência, ou corrente).

Na literatura

Na literatura, particularmente na crítica literária , "mainstream" é utilizado para designar a tradicional ou mimética ficção realista, em oposição ao gênero ficção (como ficção científica), romances e mistérios, bem como a ficção experimental.

Na música

A música mainstream denota que é familiar e inofensiva para as massas, oferece muita familiaridade e pouca experimentação, tanto na musicalidade quanto nos temas abordados em suas letras. Exemplos de estilos musicais comuns ao mainstream são: música popular em geral, música pop, rap , urban contemporary e soft rock. Mas também pode ser visto como uma gama de influências dentro de fusões de estilos, ou seja, um estilo passa a ter outras abordagens relacionadas ao público e passa a ser adaptável tocar em grandes festivais e na mídia, ou seja, ele pode possuir novos elementos tirados de outros estilos tornando-o aceitável e comercial. O jazz mainstream é geralmente visto como uma evolução do bebop, que foi inicialmente considerado como radical. É qualquer estilo musical que tenha estas características.

Referências

  1. Caldwell, John. "Faith in school: as mainstream churches continue to wrestle with homosexuality, some religious colleges are taking an increasingly welcoming attitude toward gay students,", The Advocate 2 de setembro de 2003
  2. Baer, Hans A. "Black Mainstream Churches; Emancipatory or Accommodative Responses to Racism and Social Stratification in American Society?" Review of Religious Research Vol. 30, n.º 2 (Dez., 1988), pp. 162-176
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um(a) sociólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.