Maioria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre o conceito matemático de maioria. Para as várias definições legais da idade adulta, ver maioridade.

Maioria é um subconjunto de um grupo cujo número é superior à metade do grupo inteiro. Não deve ser confundido com pluralidade, que é um subconjunto que possui o maior número de partes. Uma pluralidade não se constitui necessariamente em maioria, visto que o maior subconjunto pode ser inferior à metade do grupo inteiro.

Por exemplo, num grupo hipotético de 40 atletas, existem:

Neste grupo, a maioria consistiria de mais da metade do número de atletas, ou 21 atletas. O grupo de todos os esportes com bola (15 futebolistas + 6 mesa-tenistas = 21) representa a maioria. Todavia, os futebolistas, 15 no total, representam uma pluralidade, não uma maioria.

Regras parlamentares[editar | editar código-fonte]

Um erro comum é especificar a maioria como sendo "a metade mais um" ou "50% mais um". Isto resulta incorreto quando há um número ímpar de votos envolvidos. Quando existem 51 votos, a metade é 25,5. Então, são necessários somente 26 votos para constituir uma maioria, não 26,5 votos. Portanto, maioria seria o primeiro número inteiro após a metade.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Nas regras parlamentares a respeito da condução dos assuntos legislativos, o termo "maioria" significa "mais da metade". Como isso se refere aos votantes presentes, a maioria (simples) significa metade dos votantes presentes à sessão, arredondado para baixo, mais um.[carece de fontes?] Na maioria absoluta, é necessária a presença de metade de todos os membros do parlamento, arredondado para baixo, mais um.[carece de fontes?] A maioria qualificada é exigida em votações especiais (de emendas constitucionais, por exemplo), significando aí que para a aprovação, são necessários os votos de 3/5 da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em dois turnos de votação.[1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.