Maison Ikkoku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Maison Ikkoku
めぞん一刻
(Mezon Ikkoku)
Gênero Comédia romântica
Mangá
Autor Rumiko Takahashi
Editora(s) Japão Shogakukan

Estados Unidos Viz
França Éditions Tonkam

Revista Big Comic Spirits
Público-alvo Seinen
Data de publicação 1980 – 1987
Volumes 15
Anime
Direção Kazuo Yamazaki, Takashi Annō, Naoyuki Yoshinaga
Estúdio Studio Deen
Exibição original 1986 – 1988
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Nº de episódios 96
Filme
Lançamento 10 de outubro de 1986
Cor Colorido
Duração 97 min.
Diretor Shinichirō Sawai
Estúdio Toei Company
Filme
Kankestsuhen
Lançamento 6 de fevereiro de 1988
Cor Colorido
Duração 66 min.
Diretor Tomomi Mochizuki
Estúdio Ajia-do Animation Works
OVA
Utsuri Yuku Kisetsunonakade
Estúdio Kitty Film
Lançamento 25 de setembro de 1988
Duração 90 min.
OVA
Utsuri Yuku Kisetsunonakade
Estúdio Kitty Film
Lançamento 25 de setembro de 1988
Duração 90 min.
OVA
Ikkoku Shima Nanpa Shimatsuki
Direção Kenichi Maejima
Estúdio Magic Bus, Kitty Film
Lançamento 31 de janeiro de 1991
Duração 23 min.
OVA
Ikkoku Shima Nanpa Shimatsuki
Estúdio Kitty Film
Lançamento 25 de junho de 1992
Duração 27 min.
Filme
Lançamento 12 de maio de 2007
Cor Colorido
Diretor Katsuhide Motoki
Filme
Lançamento 26 de julho de 2008
Cor Colorido
Diretor Akabane Hiroshi
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Maison Ikkoku (めぞん一刻, Mezon Ikkoku?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi e publicado no Japão na revista Big Comic Spirits entre 1980 e 1987. Trata-se de uma comédia romântica com pitadas de drama envolvendo um excêntrico e divertido grupo de pessoas que vivem numa pensão em Tóquio, nos anos 1980.

Apesar de acompanharmos a rotina de todos os moradores – cujas principais atividades resumem-se a promover festinhas intermináveis na pensão, se embebedar e rir da desgraça alheia –, conhecendo aos poucos detalhes da vida de cada um deles, a história focaliza especialmente a relação entre Yusaku Godai, um pobre e azarado vestibulando que é constantemente azucrinado pelos outros moradores, e Kyoko Otonasahi, a jovem e bela viúva recém contratada como gerente da pensão.

O mangá foi adaptado para a TV numa série de anime de 96 episódios que foi transmitida pela TV Fuji de 26 de março de 1986 a 2 de março de 1988. O anime incluiu alguns arcos de história não explorados na revista, além de ter sido a única animação baseada numa obra da Rumiko Takahashi em que a conclusão da trama corresponde rigorosamente ao final do mangá. A animação foi um grande sucesso e até hoje a audiência do episódio final da série não foi batida no Japão. Na ocasião, o país simplesmente "parou". Muitas empresas liberaram seus funcionários antes do fim do expediente para que pudessem assistir o desfecho do anime. Resultado: 94% dos aparelhos de TV de todo o Japão acompanharam o último capítulo da série.

O estrondoso sucesso talvez possa ser explicado pela riqueza de detalhes na construção dos personagens, cujo carisma transcende os limites da TV, dando-lhes vida a ponto de acreditarmos que não estamos acompanhando a história de seres de acetato, mas de amigos queridos – e reais – que moram na casa ao lado.

Posteriormente, foram produzidos um Final Chapter movie, três OVAs (uma história original e dois resumos) e uma música especial. Um filme live action (com atores de carne e osso) também foi produzido pela Toei em 1986, embora desvie-se significativamente da história do mangá e do anime. Um especial de TV (também em live action) estreou em maio de 2007 na TV Asahi, protagonizada por Misaki Ito como Kyoko e Taiki Nakabayashi como Godai. O final do especial foi ao ar em julho de 2008.

Trama[editar | editar código-fonte]

Exausto, o gerente do Maison Ikkoku, uma típica pensão em Tóquio, decide se aposentar e convida Kyoko Otonasahi para assumir a gerência do estabelecimento. No dia da posse da gerente recém contratada, Godai, um inquilino da pensão que é constantemente infernizado pelos outros moradores, decide pela milésima vez mudar-se da pensão. Porém, ao deparar-se com a beleza da nova gerente, o jovem vestibulando desiste – mais uma vez – de abandonar o Ikkoku. Perdidamente apaixonado, Godai decide conquistar o coração de Kyoko. Mas, além da sua natural inabilidade com as mulheres e as constantes – e sacanas – sabotagens dos inquilinos da pensão, Godai ainda enfrenta a sombra de um adversário quase imbatível: as doces e recentes memórias do falecido marido de Kyoko. Como se isso não fosse o bastante, logo entra em cena Shun Mitaka, um bonito, rico e educado instrutor de tênis disposto a tudo para conquistar o coração da bela gerente. A partir daí, surge um divertido triângulo amoroso, deixando Kyoko indecisa por um bom tempo. Gradualmente, porém, a relação entre Godai e Kyoko amadurece e se fortalece a ponto da jovem sinceramente esperar um pedido de casamento do rapaz. No entanto, toda essa trama central é sustentada por um delicioso pano de fundo, onde acompanhamos paralelamente a boêmia e divertida vida dos outros personagens da pensão e o inevitável passar dos anos.

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

]