Majo no Takkyūbin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Majo no takkyûbin)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Majo no Takkyūbin
Kiki - A Aprendiz de Feiticeira (PT)
O Serviço de Entregas da Kiki (BR)
 Japão
1989 • 102 min 
Direção Hayao Miyazaki
Produção Hayao Miyazaki
Toru Hara
Roteiro Hayao Miyazaki
Elenco Minami Takayama
Rei Sakuma
Kappei Yamaguchi
Gênero fantasia, comédia, anime
Idioma Japonês
Música Joe Hisaishi
Cinematografia Shigeo Sugimura
Edição Takeshi Seyama
Estúdio Studio Ghibli
Distribuição Toei Company
Orçamento ¥800,000,000
(estimado)
Receita ¥2,170,000,000
(estimado)
Página no IMDb (em inglês)

Kiki's Delivery Service (魔女の宅急便, Majo no Takkyūbin?, traduzido como "O Serviço de Entregas da Kiki", no Brasil e como "Kiki - A Aprendiz de Feiticeira" em Portugal) é uma longa-metragem de animação japonesa de 1989 produzido, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki. Foi o quarto filme lançado nos cinemas pelo estúdio Studio Ghibli.

O filme ganhou o prêmio "Animage Anime Grand Prix" em 1989.[1] O Serviço de Entregas da Kiki foi baseado na novela de mesmo nome de Eiko Kadono, e foi a primeira de uma série que foi publicada pela Fukuinkan Shoten em 1985.

De acordo com Miyazaki, o filme abraça a independência e a confiança entre as jovens adolescentes japonesas.[2] Indo além do tema sobre a idade, seu trabalho lida com a natureza da criatividade e talento, e a dificuldade central que cada pessoa encontra em si mesma ao crescer e se tornar um indivíduo único, seja através da sorte, trabalho árduo ou confiança: o filme explora as mesmas questões que o filme Whisper of the Heart.

Foi o primeiro filme que o estúdio Studio Ghibli lançou sob a parceria com a Disney;[3] A Disney fez a dublagem em inglês do filme em 1997 e ele foi lançado oficialmente nos Estados Unidos em 23 de maio de 1998, no Festival Internacional de Filmes de Seattle. O filme foi lançado em vídeo caseiro nos EUA no dia 1º de setembro do mesmo ano.

Trama[editar | editar código-fonte]

Kiki é uma bruxa de 13 anos em treinamento, vivendo em um vilarejo onde sua mãe é a perita em ervas local. É uma tradição entre bruxas fazer uma viagem de um ano sozinhas quando elas fazem 13 anos. Na abertura da história, Kiki voa em direção à cidade grande com seu gato preto e melhor amigo Jiji.

Kiki acaba chegando à cidade portuária de Koriko. Depois de um começo difícil, por causa de sua insegurança, Kiki faz amigos e encontra um lugar para morar. Mas ela possui somente uma habilidade de bruxa: sua habilidade de voar em uma vassoura, na qual ela não é ainda totalmente proficiente. Ela resolve, então, começar um serviço de entregas.

Kiki vivencia reviravoltas, e ela passa por preocupações de adolescentes. Ela é perseguida por Tombo, um garoto local louco por aviação e que desenvolveu um respeito genuíno sobre a capacidade de voo de Kiki. Ele também passa a ver Kiki como uma garota, e começa a gostar dela. Ela eventualmente se acostuma com ele, mas após um encontro não muito agradável com os amigos dele - alguns dos quais ela conheceu em situações desagradáveis - seus poderes começam a desaparecer, e ela não consegue mais voar ou falar com Jiji. No entanto, uma de suas amigas, uma jovem pintora chamada Ursula, convida ela para ficar em sua cabana na floresta com ela, onde ela analisa o estado atual de Kiki e fala que é como um "bloqueio artístico." Já que muitas coisas não aconteceram como esperado, Kiki está passando por um momento ruim, que resultou na perda de seus poderes; mas se ela encontrar um novo propósito, ela será capaz de recuperar o que perdeu.

Comovida, Kiki retorna à cidade. Enquanto visitava uma de suas clientes, ela vê um acidente na televisão. Um vento forte e repentino acerta um grande dirigível, desprendendo o mesmo do solo. Tombo estava presente, e foi levantado junto com o dirigível, ao se pendurar em uma corda. Desesperada, Kiki tenta recuperar sua habilidade de voar. Improvisando com uma vassoura de um zelador na rua, Kiki recupera seu poder e resgata Tombo.

Durante os créditos, Kiki se mostra confortável com a vida na cidade e se torna uma celebridade local. Também é mostrada voando em formação com Tombo em sua aeronave caseira. Kiki manda uma carta para seus pais sobre a confiança que ganhou ao passar pelas dificuldades e que ela decidiu tornar Koriko seu novo lar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Japonês Inglês (versão da Streamline) Inglês (versão da Disney version)
Kiki Minami Takayama Lisa Michelson Kirsten Dunst
Jiji Rei Sakuma Kerrigan Mahan Phil Hartman
Osono Keiko Toda Alexandra Kenworthy Tress MacNeille
Ursula Minami Takayama Edie Mirman Janeane Garofalo
Tombo Kappei Yamaguchi Eddie Frierson Matthew Lawrence
The Baker Kōichi Yamadera Greg Snegoff Brad Garrett
Kokiri (mãe de Kiki) Mieko Nobusawa Barbara Goodson Kath Soucie
Okino (pai de Kiki) Kōichi Miura John Dantona Jeff Bennett
Madame Haruko Katō Melanie McQueen Debbie Reynolds
Bertha Hiroko Seki Edie Mirman Edie McClurg
Senior Witch Yūko Kobayashi Wendee Lee Debi Derryberry
Lily  ?  ? Kirsten Dunst


Referências

  1. [1]
  2. Nausicaa.net The Hayao MIYAZAKI Web. As Esperanças e O Espírito de Garotas Japonesas Contemporâneas, por Hayao Miyaaki, em 1989. Pesquisado em 2007-01-05.
  3. "Majo No Takkyûbin". www.bcdb.com, 13 de maio de 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]