Major Tom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Major Tom é um astronauta fictício criado por David Bowie, que pode ser ouvido nas músicas "Space Oddity", "Ashes to Ashes" e "Hallo Spaceboy". A interpretação de Bowie do personagem envolve completamente sua carreira. A música "Space Oddity" de 1969 retrata um astronauta que deixa a vida na Terra para viajar além das estrelas. Em "Ashes to Ashes" música de 1980, Bowie reinterpreta Major Tom como uma oblíqua autobiografia simbolizando ele próprio. Major Tom é descrito como um viciado, "We know Major Tom is a junkie, Strung out in heavens high, hitting an all-time low"[1] . Esta letra foi interpretada como uma brincadeira no álbum Low que traça sua retirada após o abuso de drogas nos Estados Unidos. Um período depois, houve uma outra referência a Major Tom e sua retirada "para fora" ou para o espaço[2] .

Outros diversos artistas que utilizaram do personagem de Bowie, incluindo Peter Schilling e sua música "Major Tom (Coming Home)" (refeita por Shiny Toy Guns em 2009 e William Shatner em 2011); "Major Tom" por Earth Below Us em 2010; "I'm a Soldier por Stefán; "Mrs. Major Tom" por K.I.A; "Somewhere" por Tnaya Ball; "Rocket" por Def Leppard; e "Rain or Shine" por Five Star; entre outras. A música de Elton John, "Rocket Man" presume que seja uma alusão à Major Tom. De fato, Bowie fez a conexão durante os shows, dizendo durante a música, "Oh, Rocket Man!"[3] .

Músicas[editar | editar código-fonte]

Em 'Space Oddity, no álbum de 1969 também nomeado de Space Oddity, A saída de Major Tom da Terra é bem sucedida e tudo anda de acordo com os planos, mas há um corte na comunicação com "Ground control", sendo sua última transmissão a frase, "Tell my wife I love her very much" [4] e a resposta é "she knows" [5] .

Na música de 1983 de Peter Schilling, "Major Tom (Coming Home)", Major Tom manda uma última menssagem, "Give my wife my love..." [6] sem que haja resposta da Terra até o ponto. Ele então declara que ele está voltando para casa, sendo comandado pela Luz, que pode ser interpretada como Pós morte. O vídeo associado a música também mostra um objeto caindo de volta através da atmosfera, que presumidamente poderia ser o próprio Major Tom, ou então sua nave. Nesta música a palavra "Light" na frase "now the Light commands" é ouvida ou transcrita como "life", mas nas notas do álbum Error in the System (e o original em alemão) confirma a palavra "light".

Também em 1983, a música de Schilling foi gravada por Plastic Bertrand, mas com a letra levemente modificada, onde Major Tom prefere ficar longe do egoísmo da Terra e do perigo da Guerra nuclear.

Ainda em 1983, a música "Why Me?" pela banda Planet P Project, também sobre um astronauta, pode ser indiretamente referenciada a Major Tom na estrofe, "The last man to leave here was never heard from again. He won't be back this way til 2010",[7] embora pareça ser mais uma referência ao personagem David Bowman (note a similaridade dos nomes) em 2001: A Space Odyssey, que reaparece em 2010 (2010: Odyssey Two).

Em 2010 "Major Tom" na verdade, foi ouvido mais de uma vez em Earth Below Us criando uma versão moderna da música original.

A música "Boucin' Off the Walls" de 1984 por Matthew Wilder, não nomeia o seu personagem principal, mas pode ser uma continuação da história de Schilling, contando a ardente em chamas de Major Tom durante a entrada na atmosfera terrestre.

O single, hit de 1986 "Rain or Shine" pelo grupo britânico de pop rock, Five Star menciona Major Tom em sua letra.

Em 1995, a música "Hallo Spaceboy" de David Bowie, foi remixada pelo dupla do Pet Shop Boys, com letras adicionais (cantadas por Neil Tennant) tiradas de "Space Oddity".

Na música "Mrs. Major Tom", relançada pelo artista K.I.A. (no álbum Neuphoria Recordings de 2002), a história ganha continuação, mas agora contada da perspectiva da esposa deixada na Terra.

A introdução de "Cosmonaut" música do álbum Relationship of Command (2000) por At the Drive-In contém a "menssagem final" de Major Tom depois de ele morrer no espaço. A menssagem é comumente usada para introduzir Cosmonaut nos shows ao vivo.

Major Tom também obteve rápidas referências em outras música, como "Rocket" da banda Def Leppard, "Empty Glass" da banda The Tea Party e "Apple of Sodom" de Marilyn Manson.

A letra "My mother said to get things done, you'd better not mss with Major Tom" contida originalmente em "Ashes to Ashes", aparece na música "Cicatriz: Part III" no álbum ao vivo, "Scabdates" dos The Mars Volta.

Major Tom é referenciado na música "Fantastic 6" [8] pela banda Alphabet na estrofe "They have crash helmets on, just like Major Tom".

Major Tom é rapidamente mencionado pela banda punk The Cab na música "Angel With a Shotgun".

Major Tom é mencionado no final da música de Lorraine Bowen, "Space", "We might bump into Major Tom. I hope he doesn't chat for too long".

A Banda Australiana de "spy-chedelic" indie, "Major Tom & The Atoms" tiraram o nome da banda do personagem Major Tom. O primeiro cantor e compositor, 'Major' Tom Hartney proclama estar trabalhando na continuação da saga de Space Oddity. Entretanto até a presente data, nenhuma gravação de seu anunciado trabalho foi disponibilizada.

Covers[editar | editar código-fonte]

Existem diversas versões cover das músicas de David Bowie que mencionam Major Tom assim como da música de de Peter Schilling, "Major Tom (Coming Home): Em 1999 a banda Helloween lançou o cover de "Space Oddity" no álum Metal Junkebox. Um cover de "Space Oddity" também aparece na edição especial dee Space Metal, uma coleção de ficção científica e músicas relacionadas, no segundo disco. A banda americana de rock I Hate Kate incluiu um cover de "Major Tom (Coming Home)" por Peter Schilling no seu CD Embrace The Curse. este cover não está incluido os versos depois do segundo refrão, que descreve a mensagem de Major Tom. Colin Forsythe cantou a cross over mix de "Space Oddity" com "Christmas Time (Don't Let the Bells End)" em seu álbum de estréia de 2007, He's Just Not That Into You. Em 2007 The contact criou o bem recebido cover de 'Major Tom (Coming Home)" no álbum Canvas Tears. [1]

A cantora Cat Power gravou um cover de Space Oddity de David Bowie para uso de um comercial da Lincoln MKS em 2009. Logo depois, a banda americana Shiny Toy Guns gravou um cover de Major Tom (Coming Home) em 2009 para uso de um comercial para a 2010 Lincoln MKZ.[9] Alcançando a posição 36 no Top 200 Songs no iTunes, resultando em sua estréia a posição 97 na Billboard Hot 100.

Cold gravou um cover em 1998 para o lançamento do Oddity EP.

Tears for Fears gravou um cover de "Ashes to Ashes" para o "{Ruby Trax]]", uma coletânea de covers para a revista NME de 1992.

Collide gravou uma versão moderna (mas muito próxima da original) de "Space Oddity" no álbum These Eyes Before de 2009.

A banda de Death Metal Behemoth regravou "Hallo Spaceboy" no lançamento de Thelma.6 na Limiter edition Digipak em 2000.

No começo dos anos 90 a banda de rock Saigon Kick também gravou um cover de "Space Oddity" em seu álbum de 1993, Water.

Natalie Merchant gravou um cover de "Space Oddity" durante seu tour Tiger Lily.

A dupla neozelandesa de comedic folk Flight of rhe Conchords faz uma alusão a Major Tom e sua musica tributo "Bowie" de 2008 onde lançam o próprio David Bowie para o espaço, e lhe dá a patente de tenente.

Os Flying Pickets também fizeram uma versão vocal da música.

O grupo de fantoches "Fluff & Such" criaram uma versão de fantoches.[10]

A cantora francesa Émilie Simon gravou "Space Oddity" para a Compilação Bowiemania: Mania, une collection obssessionalle de Beatrice Ardisson em 2007.

Willian Shatner gravou um álbum em 2011 titulado Seeking Major Tom, onde está incluido os covers de "Space Oddity", "Major Tom (Coming Home) de Peter Schilling, "Mrs. Major Tom" de K.I.A. e "Rocket Man" do Elton John. [11]

Antes de partir da estação espacial o astronauta Chris Hadfield fez um cover da musica Space Oddity com Chris Hadfield interpretando o Major Tom,com o astronauta percorrendo e cantando sozinho pela estação.[12] Essa versão foi classificada por David Bowie como "a mais comovente já feita"[13]

Referências em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Há diversas referências ao personagem e as músicas no video game Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Um personagem por hora conheciso como Major Zero brevemente usa o codinome Major Tom (embora o personagem, dentro do jogo, seu nome é descrito como uma referência ao filme The Great Escape). Em certo ponto do jogo, enquanto Major Zero está usando o codenome Tom, ao chamar ele pelo codec, resulta no Snake recitando, "Can you hear me Major Tom", parte da letra da música "Space Oddity". Um chefe inimigo conhecido como The Fury era um ex-cosmonauta, e veste um uniforme de proteção que se assemelha a um traje espacial. Suas palavras finais, após sua derrota são, "I'm coming home", uma referência a música de Peter Schilling. O diretor do jogo Hideo Kojima, mencionou que estas foram referências propositais, e originalmente planejado para reproduzir "Space Oddity" e "Ashes to Ashes" nos créditos no final do jogo. A exploração do espaço pretendia ser uma das principais temas, no começo do desenvolvimento do jogo, a maioria dos quais foram perdidos no produto final, salvo pela prévia menção a Major Tom e diversos pequenos elementos da história. [carece de fontes?]


Major Tom e seu parceiro 'The Action Man', são usados como nomes de dois pequenos personagnes no programa de TV The Venture Boys, Major Tom (e logo depois seu fantasma) desempenha um papale importante no episódio "Ghost of the Sargasso" onde um flashback revela que ele foi morto na aterrissagem de um foguete experimental). Grande parte do dialogo no flashback é tirada da letra de "Space Oddity" e de "Ashes to Ashes". Logo depois é revelado que The Action Man casou-se com a viúva de Major Tom.

Na série de TV Chaotic, um personagem tem o nome Tom Majors, e seu nome de usuário na série é MajorTom. No remake americano da série de TV Life on Mars, em uma volta, Gene Hunt em 1973 se torna um astronauta 'Major Tom' Tyler (pai de Sam Tyler) no final da série.

Na versão britânica da série de TV Red Dwarf antes de decolar em uma nave espacial, Cat é questionado para se identificar e ele dá o nome "Major Tom".

Em um episódio de Animaniacs, Wakko Warner usa parte da letra da música.

No jogo iOS chamado Astronut desenvolvido por The Iconfactory, existe uma conquista (façanha) chamada 'Major Tom'. O jogador deve fechar mid-game 20 vezes para adquirir esta conquista.

Na série de TV Friends, "Space Oddity é referenciado no episódio "The One Where Ross Can't Flirt", onde Chandler é visto fazendo uma performance as estrofes iniciais de "Space Oddity" em um vídeo caseiro, e no episódio "The One After Vegas", no qual Joey canta a música para Phoebe depois de um ter discutido com o outro.

No filme Mr. Deeds, "Space Oddity" é cantada pelo personagem de Adam Sandler enquanto anda de helicóptero sobre a cidade de Nova Iorque.

O Ilustrador Andrew Kolb criou um livro infantil ilustrado em PDF; uma versão publicada e impressa por HarperCollins pode ser lançada posteriormente nos Estados Unidos.[14]

Na série dramática de TV Breaking Bad durante a quarta temporada, é achada uma gravação do personagem Gale (David Costabile) cantando karaoke a música de Peter Schilling, "Major Tom (Coming Home" no acampamento.

No filme A Vida Secreta de Walter Mitty é citado, quando o Diretor de gerência tenta chamar atenção de Walter Mitty, Cantando pra ele. Mais à frente Walter imagina uma cena onde Cheryl Melhoff toca uma parte da música no violão.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Nós sabemos que o Major Tom é um viciado, estendido no alto do paraíso atingindo a maior decadência da história"
  2. Roy Carr & Charles Shaar Murray (1981). Bowie: An Illustrated Record: pp.109–116
  3. Was "Major Tom" the astronaut a real person? from The Straight Dope
  4. "Diga a minha esposa que a amo"
  5. "Ela sabe"
  6. "Dê a minha esposa, meu amor..."
  7. Tony Carey's Planet P Project – Planet P Project – Why me? Planet P Project. Página visitada em 26 April 2011.
  8. Released on Monday, 12 November 2007 (12 November 2007). Music – Singles Review – Alphabeat: 'Fantastic Six' Digital Spy. Página visitada em 26 April 2011.
  9. http://www.lincoln.com/extras/tvads.asp?id=7
  10. http://fluffandsuch.com/what.shtml
  11. Announcing the Song Line Up for Bill Shatner's Upcoming Album "Searching for Major Tom" William Shatner's official site.. Página visitada em 16 April 2011.
  12. Chris Hadfield grava Space Oddity a bordo da Estação Espacial Internacional
  13. Chris Hadfield – “Space Oddity”, de David Bowie
  14. 'Space Oddity' reimagined as children's book (retrieved 1 September 2011)


Ligações externas[editar | editar código-fonte]