Majungassauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaMajungassauro
Ocorrência: Cretáceo Superior
Majungasaurus head BW.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Ceratosauria
Família: Abelisauridae
Género: Majungasaurus
Lavocat, 1955
Espécies

O Majungassauro (Majungasaurus atopus) foi um terópode de porte grande que habitou a ilha de Madagáscar e o Egito. Era muito semelhante ao argentino Carnotauro, possuía os mesmos cornos no topo do crânio, o tamanho era muito próximo, sendo menos comprido que o Carnotauro e mais alto que este, o peso é quase o mesmo. Uma das diferenças são os braços que no Majungassauro são um pouco maiores. A espécie também possui o crânio grande e arredondado, muito parecido com um bulldog e com uma mordida mais forte, o comprimento é de cerca de 1 metro. Há indícios de que caçava em pequenos grupos famíliares, provavelmente animais de pequeno e médio porte. Devido a seu peso podia se locomover com agilidade. O dorso devia ser assim como no Carnotauro recoberto com uma espécie de couraça escamosa que servia para o proteger de golpes de presas e predadores maiores.

A comparação do tamanho do Majungasaurus crenatissimus com o do humano

Viveu entre 83 e 71 milhões de anos atrás na África. Há uma dúvida sobre se ele e o Carnotauro foram apenas evoluções convergentes ou se são parentes, já que se acha que durante este período os continentes haviam se separado completamente.

Sua principal arma era a sua mordida. E sua segunda principal arma era sua garra, com a qual segurava o alimento ao se alimentar. Viveu até o fim do período Cretáceo.



Características[editar | editar código-fonte]

Na Mídia[editar | editar código-fonte]

O Majungassauro aparece em alguns documentários de TV, tais como os do canal History Channel, na série Jurassic Fight Club[1] .

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.