Makruk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Makruk

Disposição inicial do Makruk
N.º de jogadores 2
Faixa etária acima de 5 anos
Tempo de montagem 2 minutos
Complexidade Alta
Nível estratégico Muito Alto
Influência da sorte Nenhuma
Habilidades Lógica, estratégia e tática

Makruk, também conhecido por Xadrez Tailandês, é uma variante do xadrez. Acredita-se que seja um derivado direto do Chaturanga. Makruk é uma palavra tailandesa para general. [1]. Assim como na versão ocidental, o objetivo do jogo é efetuar o xeque-mate no rei (general) adversário.

Cerca de dois milhões de tailandeses jogam Makruk, enquanto que apenas cinco mil preferem o xadrez ocidental. [2]

De acordo com o ex-campeão mundial de xadrez, Vladimir Kramnik: " O Makruk requer mais estratégia do que o xadrez internacional. O jogador precisa escolher com cuidado os movimentos o qual irá realizar, pois seu poder de ataque e de defesa são consideravelmente limitados, assim como na etapa final do xadrez ocidental ". [3]

Vários países do oriente tem suas próprias variantes do xadrez. O Makruk é a versão tailandesa, mas também temos a versão japonesa (Shogi), chinesa (Xiangqi), coreana (Janggi), entre outras.


Regras[editar | editar código-fonte]

Peças[editar | editar código-fonte]

  • O peão (em tailandês, เบี้ย) se move e captura as peças como no xadrez internacional, mas no primeiro movimento não pode mover duas casas e, consequentemente, não pode capturar en passant. O peão é promovido a rainha (ver) quando chega na linha seis.
Jogadores tailandeses de Makruk
         
   
    P    
         
         
  • A rainha (em tailandês,เโย) é significativamente mais fraca que sua versão ocidental, se movendo uma casa na diagonal em qualquer direção, movimento idêntico ao fers do Xatranje.
Markruk feito em 1782, na era do Reino de Rattanakosin
         
     
    Q    
     
         
  • O bispo (em tailandês, โคน) se move uma casa para qualquer direção na diagonal, se locomovendo também uma posição para a frente, igual ao general de prata do shogi.
Makruk de 100 anos de idade
Makruk com aproximadamente 200 anos de existência
         
   
    B    
     
         
  • A torre (em tailandês,เรือ) move como a torre do xadrez ocidental, qualquer número de casa para a vertical ou horizontal.
       
       
R
       
       
  • O cavalo (em tailandês, ม้) tem um movimento idêntico ao cavalo do xadrez ocidental: movimenta-se sempre em "L", ou seja, duas casas para a frente ou para trás e uma para a esquerda ou direita ou uma casa para a frente ou para trás e duas para a direita ou para a esquerda. É a única peça que detêm a capacidade de pular outras.
     
     
    KT    
     
     
  • O rei (originalmente chamado de ขุน, "General") se move da mesma maneira que o rei do xadrez internacional, uma casa para qualquer direção. O jogo acaba quando o rei é capturado com o xeque-mate.
         
   
  K  
   
         

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. H.J.R. Murray (1913). A História do Xadrez. ISBN 0-936317-01-9.
  2. Pritchard, D. B. (2007). The Classified Encyclopedia of Chess Variants. John Beasley. p. 268. ISBN 978-0-9555168-0-1.
  3. http://www.chessvariants.org/oriental.dir/thaikramnik.html