Malcolm McDowell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Malcolm McDowell
Nome completo Malcolm John Taylor
Outros nomes Mick
Nascimento 13 de junho de 1943 (71 anos)
Leeds, Inglaterra
Ocupação Ator Dublador
Cônjuge Margot Bennett (1975-1980)
Mary Steenburgen (1980-1990)
Kelley McDowell (1991-presente)
IMDb: (inglês)

Malcolm John Taylor, mais conhecido como Malcolm McDowell (Leeds, 13 de junho de 1943) é um ator britânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Provavelmente, seu papel mais famoso foi o de Alex DeLarge em Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971). Ele começou sua vida profissional servindo bebidas no pub de seus pais e depois como vendedor de café (esse último trabalho servindo de inspiração para o filme O Lucky Man!); aulas de interpretação constituíam um refúgio de sua existência proletária, sendo que finalmente conseguiu um trabalho fixo como extra na Royal Shakespeare Company. Indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator - Drama, por sua atuação em "Laranja Mecânica".

Como dublador, interpretou o personagem John Corbin, da série de desenho animado "Superman", ao personagem Whistler, da série de desenho animado "Spider-man" (Homem aranha) e ainda ao personagem Zarm, do desenho do Capitão Planeta. Malcolm também emprestou sua voz para a narrativa do vídeo biográfico "The Complete Beatles", de 1982.Participou da dublagem de Fallout 3 no papel do vilão da trama do jogo, o presidente do Enclave John Henry Eden, bem como, dublou o personagem Daedalus no jogo God of War 3.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]