Malcolm Williamson (criptógrafo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Malcolm John Williamson é um matemático e criptógrafo britânico que, em 1974, descobriu os aspectos fundamentais da chamada criptografia de chave pública, três anos antes de Whitfield Diffie, Martin Hellman, Ralph Merkle, Ronald Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman, estes considerados os inventores da criptografia de chave pública.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Williamson estudou na Manchester Grammar School. Em 1968, representando esta instituição, ganhou o primeiro lugar na Olimpíada de Matemática Britânica. Um ano antes, já havia sido o segundo colocado na Olimpíada Internacional de Matemática de Cetinje. Também em 1968, ficou com o ouro na Olimpíada Internacional de Matemática em Moscou. Estudou matemática em Cambridge e graduou-se em 1971.

Entre 1974 e 1975, Williamson trabalhou no Government Communications Headquarters (GCHQ), o serviço de inteligência eletrônica do governo britânico. Nesse período, desenvolveu o sistema de criptografia assimétrica ou criptografia de chave pública. O trabalho teórico de preparação foi feito em 1969 por James Ellis, também funcionário da GCHQ. A descoberta veio em 1973 por Clifford Cocks.

As descobertas de Williamson, James Ellis e Clifford Cocks foram mantidas em segredo pois eram tratadas como assunto de segurança nacional. [1]

Em 18 de dezembro de 1997, durante uma palestra, Clifford Cocks finalmente revelou ao público as contribuições dos pesquisadores do GCHQ para o desenvolvimento da criptografia de chave pública .[2]

Referências

  1. Simon Singh. "O Livro dos Códigos". [S.l.]: Record, 2000. 313-14 pp. 8501055980.
  2. Public Key Cryptography (PKC), RSA, PKI www.livinginternet.com. Visitado em 8 de abril de 2010.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.