Malhação (12ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Malhação 2005)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Malhação 2005
New Wave - Season 12 (PT)
Malhação (BR)
Logotipo da temporada.
Informação geral
Formato Série
Gênero Juvenil
Duração 20-25-30 minutos por capítulo.
Criador(es) Flávia Lins e Silva
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Paola Poll Balloussier
Mário Márcio Bandarra
Roberto Vaz
Elenco Fernanda Vasconcellos
Thiago Rodrigues
Joana Balaguer
Marco Antônio Gimenez
Juliana Didone
Guilherme Berenguer
Ícaro Silva
Sérgio Hondjakoff
Tássia Camargo
ver mais
Tema de abertura "Te levar" - Charlie Brown Jr.
Tema de
encerramento
"Te levar" (instrumental) - Charlie Brown Jr.
dentre outras músicas
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 17 de janeiro de 2005 - 13 de janeiro de 2006
Nº de episódios 258
Cronologia
Último
Último
Malhação 2004
Malhação 2006
Próximo
Próximo
Programas relacionados Rebelde México

A décima-segunda temporada da série de televisão brasileira Malhação, que foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 17 de janeiro de 2005 e 13 de janeiro de 2006. Foi escrita por Paula Amaral, Izabel de Oliveira e Ricardo Hofstetter, com direção de Roberto Vaz.

Teve Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, Joana Balaguer, Marco Antônio Gimenez, Alexandre Slaviero, Guilherme Berenguer, Danielle Suzuki, Marjorie Estiano, Sérgio Hondjakoff, Íris Bustamante, Ícaro Silva, Thiara Palmieri e Juliana Didone nos papéis principais.

História[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Bernardo é um rapaz sonhador, que logo se encanta por Betina. Depois de muitos encontros e desencontros, consegue se aproximar da menina e descobre mil afinidades.

Os dois só se separam quando Betina precisa viajar. Ela sonha em filmar um documentário na Amazônia e, agora, tem sua chance. O que o casal não poderia imaginar é que uma simples falta de comunicação poderia ter conseqüências duradouras. É que Bernardo um recado de Léo, um antigo amigo de Betina, na secretária eletrônica de sua amada e fica arrasado. A menina ainda se esforça para explicar, mas Bernardo, impulsivo por natureza e irado de ciúmes, sai sem querer ouvir.

Desolado, ele dirige sua moto e atropela Jaqueline, perdendo seu celular, o que faz com que Betina viaje sem esclarecer o mal entendido. O primeiro encontro entre Jaqueline e Bernardo é meio desastroso, porém, depois deste, vem uma série de acontecimentos e eles acabam se conhecendo um pouco mais. O coração do rapaz ainda bate por Betina, mas, achando que foi traído, ele se deixa levar pela companhia agradável de Jaqueline, que ficou perdidamente apaixonada por ele. Os dois passam a namorar e logo vem a bomba: Jaque está grávida. Na casa de Rita e Julio a noticia é desesperadora, já que o pai dela acabara de perder o emprego de engenheiro e começou a levar a vida como taxista. Como se não bastasse o pai da filha não tem uma relação boa, o que deixa Rita ainda mais desolada.

Bernardo tem o apoio da família, já que seu pai, Miguel, é um médico conhecido na cidade. Ele ainda é neto de Horácio, que depois de várias brigar e confusões que criou com Naná, passam a se entender e chegam a namorar. E juntos, Horácio e Naná querem unir os netos, já que Naná é avó de Betina. Dessa história nasce o triângulo amoroso central: duas amigas Betina e Jaqueline que se apaixonam pelo mesmo jovem, Bernardo.

Natasha, ex-Vagabanda, acaba se envolvendo com o irmão de Jaque, o inconsequente João, e Gustavo e Letícia, depois de ficarem finalmente juntos, passam por dificuldades no relacionamento, como a descoberta de que Gustavo é diabético. Bernardo e Betina são sempre atrapalhados pelas armações de Jaque e Urubu, que mantem um caso juntos. No fim da temporada, Betina faz as pazes com Jaque, Bernardo fica com Betina e Jaque assume seu namoro com Urubu. Paralelamente a isso, Cabeção acaba se juntando com uma artista circense e vai embora com ela, enquanto Pasqualete é novamente substituído por outro diretor no Colégio Múltipla Escolha.

Núcleos[editar | editar código-fonte]

Família Barreto[editar | editar código-fonte]

  • Bernardo Barreto: Rapaz sonhador e moderno. Aluno do terceiro ano, quer cursar jornalismo e monta o site "O Plugadão" com Download e Betina. Apaixonado por ela, enfrenta um grande dilema quando descobre que Jaque espera um filho seu. Bernardo cresceu em uma família de homens, criado pelo pai e o avô e tem de amadurecer de um dia para o outro para assumir a responsabilidade de ter uma criança com apenas 18 anos. O único toque feminino em sua casa é o da babá-empregada Cida. Para investir na profissão, sua mãe se mudou para São Paulo quando ele ainda era menino.
  • Miguel Barreto: Com 40 anos, é filho de Horácio e se intitula "pai solteiro" por ter criado Bernardo sozinho. Diretor geral da clínica da cidade, atende a todos com gentileza e muitas vezes acaba assediado pelas pacientes. Mas as investidas são sempre em vão, pois Miguel morre de medo de deixar que outra mulher entre em sua vida. Sofre também ao ver o filho tendo de assumir a responsabilidade de ser pai tão jovem.
  • Horácio Barreto: Avô de Bernardo e pai de Miguel. Aos 62 anos, é um arquiteto aposentado e projetou a casa onde mora com o filho e o neto. Moderno, adora pintar modelos vivos escondido de todos. Alguns pensam que ele gosta de namorar jovens mulheres, mas Horácio se apaixona por Naná.
  • Cida: Foi babá de Bernardo e vive com Horácio e Miguel há décadas. Sente-se dona da casa e bota para correr as mulheres que ficam atrás de seus meninos, como chama os homens da família Barreto. Alimenta secretamente também o sonho de ficar com Horácio.

Família Sorrento[editar | editar código-fonte]

  • Betina Sorrento: Aluna do segundo ano, é neta de Naná e vive na república com a avó. Gosta de ler, andar de bicicleta e jogar futebol feminino. Criativa, detesta seguir moda e cria o site "O Plugadão" com Download e Bernardo, por quem se apaixona. Quer ser cineasta e vive de câmera na mão, filmando tudo. Depois de um tempo, descobre que seu amado engravidou Jaque e luta contra seus sentimentos. Acha que o correto é Bernardo se casar e tenta namorar Léo para esquecê-lo.
  • Nair Sorrento (Naná): Uma senhora bem informada. Orientadora educacional da escola, promove palestras sobre sexo, saúde e drogas e causa a maior polêmica. Ganha até adversários "puristas", como dona Vilma e Júlio César. Grande avó de todos, principalmente de Betina, sua neta verdadeira, Naná tem uma sala para conversas com os alunos e é a nova responsável pela república. Liberal, se apaixona por Horácio, mas morre de ciúmes dele, achando que sai com mulheres mais jovens.

Família Garcia[editar | editar código-fonte]

  • Jaqueline Garcia (Jaque): Filha de Rita e Júlio César. Aluna do terceiro ano, é uma jovem cheia de sonhos, mas não terá uma vida fácil. Aos 18 anos, engravida, por acaso, de Bernardo e sofre muito quando percebe que ele ama Betina, sua colega de turma. Como se não bastasse a responsabilidade de ser mãe tão cedo, teme ser expulsa de casa. A relação com o pai nunca foi das melhores.
  • João Garcia: Filho de Rita e Júlio César e irmão de Jaque e Juliana. Aluno do terceiro ano, é o líder dos "pitboys" e causa grandes confusões com os amigos Kiko e Marcão. Tentará partir para cima de Bernardo quando descobrir que ele engravidou a irmã e viverá um "amor bandido" com Natasha.
  • Julio Cesar Garcia: Homem rígido, autoritário, possessivo e ciumento. Considera-se o provedor da casa e vive com a mulher Rita e os filhos Jaque, João e Juliana. Engenheiro formado, foi demitido agora, com 44 anos, da empresa onde trabalhava. Depois de ter enviado currículo para diversas firmas sem sucesso, decidiu comprar um táxi, mas envergonha-se de seu novo ganha pão. Apesar da crise financeira, não quer que a esposa trabalhe.
  • Rita Garcia: Mãe de Jaque, João e Juliana e mulher de Júlio César. É uma mulher muito humana que sempre lutou para manter a família unida. Aos 38 anos, vê seu mundo ruir quando a filha engravida: sente-se perdida e sofre com a falta de diálogo.
  • Juliana Garcia: Com 11 anos, é a mais nova da família Guedes, mas faz de tudo para parecer adulta. Junto com Taty, sua melhor amiga, tenta penetrar em festas, invadir o site de Bernardo e participar da sessão de fotos do modelo Kiko. Apaixonada por Rodrigo, o professor de Educação Física da escola, vive passando batom para chegar perto dele na porta do Múltipla Escolha.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Fernanda Vasconcellos interpretou a protagonista Betina Sorrento.
Thiago Rodrigues protagonizou como o bondoso Bernardo Barreto.
Ator Personagem
Thiago Rodrigues Bernardo Barreto (Bê)
Fernanda Vasconcellos Betina Sorrento (Tina)
Joana Balaguer Jaqueline Garcia (Jaque)
Marco Antônio Gimenez Alexandre Camello (Urubu)
Thiara Palmieri Amanda
Juliana Didone Letícia Gomes da Silva
Marjorie Estiano Natasha Ferreira
Guilherme Berenguer Gustavo
Alexandre Slaviero Carlos Henrique (Kiko)
Cristiana Oliveira Rita Garcia
Oscar Magrini Júlio César Garcia
Paulo Betti Miguel Barreto
Rosamaria Murtinho Nair Sorrento (Naná)
John Herbert Horácio Barreto
Sérgio Hondjakoff Artur Malta (Cabeção)
Diego Melo Ricardo
José Loreto Marcão / Paulão
Java Mayan João Garcia
Laila Zaid Isabel Freitas (Bel)
Danielle Suzuki Myiuki
Wagner Santisteban Igor (Download)
Daniel Erthal Leonardo Miranda (Leo)
Graziella Schmitt Viviane Reis (Vivi)
Ícaro Silva Rafael (Rafa)
Tássia Camargo Lúcia Gomes da Silva
Nuno Leal Maia Paullo Pasqualete
Felipe Titto Frederico (Marley)
Eduardo Pires Beto
Lidi Lisboa Aline Coimbra
Fany Georguleas Christina (Kitty) / Ana Katarina (Kátia)
Renato Franco Julião
Íris Bustamante Sabrina
Charles Paraventi Afrânio
Chris Couto Beth
Bia Montez Dona Vilma (Vilma Ribeiro da Silva)
Rocco Pitanga Gabriel (Rico)
Eliete Cigarini Laura
Nicolas Trevijano Rodrigo
Bia Junqueira Cida
Evelyn Oliveira Joana
Joe Wolfart Waldisney
Thaiane Maciel Juliana Garcia (Ju)
Debby Lagranha Tatyane (Taty)
Gabriel Leal Pedro

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Geórgia Gomide Mamma Francesca
Daniel Boaventura Adriano Lopes
André D'Biase Vinicius Lemos
Bernardo Castro Alves Luisinho Gambá
Thiago Oliveira Daniel
Ana Paula Pedro Joana
Othon Bastos Professor Adolfo
Sophie Charlotte Azaléia
Adriano Petermann Julinho Babão
Lucy Ramos Valeria
Cássia Linhares Maria das Graças (Gracinha)
Daniel Del Sarto Renzo
Dudu Pelizzari Hugo
Sônia Lima Susana
Fábio Mássimo Sandoval
Marcelo Adnet Boca
Mariah Moraes Lulli
Luma Costa Flávia
Karina Dohme Carina
Daniel Zettel Speed
Ângela Correa Noêmi
André Arteche Nando
Thiago de Los Reyes Jonas
Juliana Lohmann Ciça
Francisco Carvalho Sebastião
Ida Gomes Helga
Jaime Leibovitch César
Bruno Padilha Mauro
Xuxa Lopes Vanessa Ávila
Nizo Neto Vicente Bruno
Bete Mendes Tia Filó
Ronaldo Oliva Ferreira
Beatriz Blancsak Liz
Mariana Vaz Inês
Créo Kellab DJ Las Vegas
Luis Strassburger Luís André
Paulo Leite Ignácio
Gisela Reimann Marta
Caroline Abras Anita
Wagner Trindade Biela
Tom Junior Tiago Chermont
Giselle Delaia Bianca
Augusto Garcia Gabriel
João Antonio Armando
Anna Cotrim Fabiane
Marco Audino Belchior Costa
Luciana Malavasi Kelly
Alexandre Lemos Rato
Paula Franco Hannah
Filipe Kammer Roberto
Daniela Guaraná Camélia
Mara Curvo Beta
Fernanda Slaviero Carol
Frank Borges Jimmy
Juliana Vasconcelos Amarílis
Júlia Lund Gisele
Anita Falcão Raíssa
Aline Aguiar Rossana
Alexsandro Palermo Hélio

André Luiz Rocha Entregador

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Malhação Nacional 2005[editar | editar código-fonte]

Capa: Joana Balaguer

  1. Já Que Você Não Me Quer Mais - Seu Cuca
  2. Tudo Vai Mudar - US.4
  3. História De Amor - Léo Jaime
  4. Só Porque Não É Bom - Banda Brava
  5. O Amanhã - Detonautas
  6. Foi Difícil - Dibob
  7. Tarde Demais - Liah
  8. Régia - Cidade Negra
  9. Só Mais Uma Vez - B5
  10. Mundo Escuro - K-Sis
  11. Te Procuro - Leela
  12. Deixa Rolar - Gabriel, O Pensador & Negra Li
  13. So Easy - Marjorie Estiano (Tema de Betina e Bernardo)
  14. Papo De Surdo-Mudo - O Rappa
Malhação Internacional 2005[editar | editar código-fonte]

Capa: Joana Balaguer, Thiago Rodrigues, Fernanda Vasconcellos, Juliana Didone, Marjorie Estiano, Thiara Palmieri, José Loretto, Daniel Erthal e Fany Georguleas

  1. The Killer's Song - Carolina Márquez
  2. Get Right - Jennifer Lopez
  3. Welcome To My Life - Simple Plan
  4. Let Me Go - 3 Doors Down
  5. Since U Been Gone - Kelly Clarkson
  6. She Will Be Loved - Maroon 5
  7. Hey Now - Tobymac (tema de Léo)
  8. Balla Baby - Chingy
  9. Lose Control - Missy Elliott, Fat Man Scoop e Ciara
  10. Y-Not - Y-Not
  11. Bad Day - Daniel Powter
  12. Change Of Seasons - Marisa Niparts
  13. We're Not Gonna Take It - Daytona
  14. Somebody Told Me - The Killers
  15. U Got The Luv - Soulfunkers
  16. Funkest Funker - Hitz
Malhação 10 Anos[editar | editar código-fonte]

Capa: Escrito "Malhação 10 Anos"

  1. Te Levar Daqui - Charlie Brown Jr.
  2. Teto De Vidro - Pitty
  3. Dias Atrás - CPM 22
  4. Quando O Sol Se For - Detonautas
  5. Só Hoje - Jota Quest
  6. Você Sempre Será - Marjorie Estiano
  7. Tô Nem Aí - Luka
  8. Musa Do Verão - Felipe Dylon
  9. Heloísa, Mexe a Cadeira - Vinny
  10. Vapor Barato - O Rappa
  11. Pegadas Na Lua - Skank
  12. Amanhã Não Se Sabe - LS Jack
  13. Mais - Capital Inicial
  14. Assim Caminha A Humanidade - Lulu Santos

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A décima-segunda temporada do seriado brasileiro Malhação foi exibida entre 17 de janeiro de 2005 e 13 de janeiro de 2006. Foi a primeira a adotar o trio protagonista, formado pela por Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues e Joana Balaguer. Foi escrita por Flávia Lins e Silva, com direção de Paola Pol Balloussier e Leonardo Nogueira.
  • Além das famosas moradias dos protagonistas, esta fase conta com a clínica montada para o médico Miguel (Paulo Betti), algumas reformas no Múltipla Escolha e uma nova locação externa: o clube Adolpho Bloch.
  • Os ambientes ajudam a formar o perfil de cada personagem. A suíte de Bernardo, por exemplo, retrata um menino criativo e "antenado". O quarto tem um quê de oficina e se converte muitas vezes no estúdio do site "O Plugadão". Uma geografia diferente, muito metal e móveis embutidos dão o tom deste cômodo estiloso.
  • O espaço montado para Jaque (Joana Balaguer) também traz peculiaridades da jovem. A família passa por uma crise financeira e é preciso retratar o momento através de seu quarto. Detalhes também não faltam no quarto de Betina (Fernanda Vasconcellos). A menina divide o espaço com Miyuki e, aos poucos, traz um pouco de si para o local. Aliás, a república de Vinícius passa por progressivas mudanças. Ele precisa viajar para visitar a filha e deixa Naná responsável pela casa, que agora ganha um toque feminino.
  • Esta foi a primeira trama em que os atores Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues protagonizaram uma novela, este casal se repetiu-se nas também novelas da Rede Globo, Páginas da Vida e Tempos Modernos sendo todos estes protagonistas centrais.
  • A Atriz Sophie Charlotte fez uma participação rápida na temporada e 3 anos depois em 2008 foi a protagonista da temporada 2008.

Referências