Maloideae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMaloideae
Variedades de Maloideos

Variedades de Maloideos
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae

Maloideae ou Pomoideae (do latim Malus)é uma subfamília de plantas, cujas espécies mais conhecidas domesticadas pelos ser humano são a maçã, o marmelo e a pêra. Possui cerca de 28 gêneros e 1100 espécies, com plantas herbáceas compostas por arbustos e pequenas árvores. As flores nesta subfamília tem de dois a cinco carpelos que se unem uns aos outros e ao hipanto. Os frutos desta subfamilia das rosáceas são os pomos.A maioria das especies ocorre nas regiões de clima temperado do Hemisfério Norte. Maloideae antes foi considerada independente das Rosaceas,pela taxonomia de Lineu (Malaceae)

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Frutos[editar | editar código-fonte]

Frutos do gênero Pyrus

Esta subfamília possui pseudofrutos (consideradas frutas em alimentação) muito conhecidos,como a maçã(Malus.sp),a pêra (Pyrus) e o marmelo (Cydonia).A "poupa" na verdade é o desenvolvimento do Receptáculo floral e é macia no caso da pêra e mais dura no caso da maçã.Os carpelos são facilmente notados cortando-os no centro.Os frutos são os Pomoídeos.

Gênero Malus
Flores do género Pyrus

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.