Mamão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaMamão
Mamão (Carica papaya)

Mamão (Carica papaya)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Caricaceae
Género: Carica
Espécie: C. papaya
Nome binomial
Carica papaya
L.

Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira , árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya. Em Angola utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais arredondado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais alongado e mais adocicado. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. A sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente.

Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.

Originalmente do sul do México e países vizinhos, é atualmente cultivada na maioria dos países tropicais e nos Estados Unidos, onde foi introduzido primeiramente na Flórida, Havaí, Porto Rico, e nas Ilhas Virgens.

Flores de mamoeiro macho.
Mamoeiro com suas folhas e copa.

Cultivo[editar | editar código-fonte]

O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Existem diversos tipos de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

Valor nutricional[editar | editar código-fonte]

O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

Benefícios do mamão

O mamão, por ser rico em inúmeras vitaminas e potássio, possui um papel importante no combate a algumas enfermidades. Entre tantos benefícios para a saúde podemos destacar: regulação do trato digestivo/intestinal (auxílio na digestão das proteínas, formação do bolo fecal, motilidade (contra prisão de ventre), atenuador e/ou melhorador dos odores fecais, prevenção a diverticulose do intestino grosso, etc.), combate a náuseas e enjoos matinais, cicatrização de feridas e infecções na pele, prevenção do câncer, auxílio no controle e frequência cardíaca e pressão arterial, controle da caspa, etc.

O leite do mamão verde tem um excelente poder antifúngico. Também, por suas propriedades proteolíticas é, por vezes, utilizado para eliminar as verrugas, (embora estas sejam causadas por vírus).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.